Ter uma piscina em casa possibilita lazer, diversão, conforto e relaxamento, além de permitir fazer atividades físicas. Ela ainda contribui para valorizar a propriedade, deixando-a mais atraente para possíveis compradores. Porém, nem sempre há espaço suficiente no terreno.
É nesse contexto que surge a piscina elevada — você já ouviu falar sobre ela? Essa é uma alternativa que pode ser instalada tanto em residências mais espaçosas quanto em imóveis com uma área de construção limitada.
Quer entender com mais detalhes o que é uma piscina elevada e se vale a pena fazer esse investimento para sua casa? Não deixe de conferir as informações deste post!
Vamos lá?
O que é piscina elevada?
Uma piscina elevada é um tipo de projeto cuja construção é feita acima do nível do solo, em vez de ser escavada, como os modelos tradicionais. Geralmente, essa piscina é estabelecida em uma estrutura de suporte, como pilares ou vigas, que a deixam em uma altura específica.
Além disso, assim como os modelos convencionais, essa opção pode ter diversos formatos e tamanhos. Então é possível montar desde uma piscina elevada simples e pequena até projetos que envolvem grandes áreas de lazer, aliada a uma área gourmet, por exemplo.
Quanto custa construir essa piscina?
Após entender o que é uma piscina elevada, é válido saber quanto custa para construí-la. Em média, é necessário desembolsar de R$ 10.000 a R$ 40.000.
Entretanto, é importante ressaltar que o preço de construção de uma piscina desse tipo pode variar dependendo de diversos fatores, como:
- tamanho da piscina;
- material utilizado (a piscina elevada pode ser de alvenaria, fibra ou vinil);
- tipo de estrutura de suporte;
- acabamento e acessórios adicionais.
Portanto, para obter um orçamento mais exato para o seu projeto, você deve entrar em contato com diferentes empresas para solicitar cotações.
As piscinas elevadas de fibra de vidro costumam ser mais acessíveis, pois são pré-fabricadas e requerem menos trabalho de construção. Já os modelos de alvenaria oferecem maior flexibilidade em termos de personalização, mas podem ser mais caros.
Além desses aspectos, tenha em mente que o custo total da obra não se limita apenas à piscina e sua estrutura em si, combinado? Na verdade, você também deve considerar outros fatores, como:
- preparação do terreno;
- instalação do sistema de filtragem e tratamento de água;
- eventuais construções de decks ou áreas de lazer ao redor da piscina;
- custos de manutenção contínua.
Quais são as vantagens desse tipo de projeto?
Agora que você já sabe quanto pode custar, em média, uma piscina elevada, confira as principais vantagens desse tipo de projeto!
Facilidade de instalação
Uma das principais vantagens da piscina elevada é a facilidade de instalação. Esse é um benefício em relação aos modelos tradicionais porque eles exigem escavação e preparação do solo.
Já o projeto de piscina elevada oferece a opção de ser montada de forma mais prática e rápida. Como consequência, além de ter que esperar menos tempo para desfrutar da área de lazer, você não precisará lidar com o transtorno de uma grande obra em sua propriedade.
Flexibilidade de localização
Outro ponto interessante referente às piscinas elevadas é que elas são bastante versáteis em termos de localização. Como elas são construídas acima do solo, você pode escolher diferentes lugares da sua casa para instalá-la.
Isso significa que você não precisa ficar restrito às limitações de terreno ou topografia — e pode aproveitar melhor o espaço disponível em sua propriedade. É possível construir esse tipo de piscina em quintais, varandas, lajes e terraços.
Menor impacto no terreno
Além da facilidade de instalação e da flexibilidade de localização, vale ressaltar que a construção de uma piscina elevada gera um menor impacto no terreno. No caso de uma piscina tradicional, é necessário fazer escavações e movimentações de terra.
Por outro lado, para montar uma piscina elevada, a intervenção é bem menor e permite que você preserve o paisagismo existente, fazendo menos alterações permanentes no espaço.
Personalização
Como você viu, as piscinas elevadas oferecem diversas opções de personalização. Assim, elas podem atender tanto a suas preferências estéticas quanto funcionais.
Você pode escolher diferentes formatos, tamanhos, acabamentos, revestimentos e acessórios para criar a piscina dos seus sonhos. Inclusive, é possível integrar a piscina elevada a um deck de alvenaria, criando uma área gourmet e proporcionando um espaço perfeito para relaxar e socializar.
Manutenção mais fácil
Por fim, outro aspecto positivo das piscinas elevadas é que a sua manutenção costuma ser mais fácil, em comparação com modelos tradicionais. Isso ocorre porque a superfície elevada facilita o acesso aos equipamentos de filtragem e tratamento da água.
Além disso, esse modelo reduz as chances de sujeiras, folhas e outros detritos caírem na piscina, afinal, há uma barreira entre o chão e a água.
Afinal, vale a pena ter uma piscina elevada em casa?
Depois de conhecer todas essas características da piscina elevada, é hora de entender se vale a pena ter uma piscina desse tipo em casa. A resposta para essa pergunta depende de alguns fatores, como as suas necessidades, desejos, estilo de vida e recursos disponíveis.
Se você tem interesse em contar com esse item em sua casa, possui um espaço disponível para construção e dispõe de certa quantia de dinheiro, o investimento tende a ser vantajoso. Afinal, como você viu, uma piscina elevada costuma oferecer diversos benefícios em relação ao tipo tradicional.
Caso decida investir nesse modelo de piscina para sua residência, é importante contar com profissionais capacitados para projetá-la e instalá-la. Assim, você garante que todos os aspectos de proteção e segurança sejam considerados e respeitados.
É válido destacar que a estrutura de suporte da piscina deve ser sólida. Caso contrário, ela poderá representar riscos para as pessoas que estarão nela. Portanto, busque uma empresa de confiança para elaborar e executar o projeto.
A piscina elevada pode ser instalada em diversos modelos de casas, inclusive nas que não dispõem de uma área tão grande para construção. Ela ainda oferece diversos benefícios e pode ser mais acessível que as opções tradicionais, então vale considerá-la em seu projeto.
O que achou do post? A Loft tem muitas opções em imóveis para comprar com piscina.
Deixe seu comentário