Na arquitetura, decoração e paisagismo, é comum observar tendências que entram e saem de moda repetidas vezes. Uma que está voltando a aparecer nos projetos arquitetônicos e design de interiores é a chamada parede vazada.
O retorno da sua popularidade não se deve apenas à sua capacidade de adicionar elegância aos espaços, mas à forma como ela promove uma integração fluida entre ambientes. Além disso, esse conceito pode ser aplicado tanto em residências quanto em comércios.
Neste texto, preparado pela equipe da Loft, você verá mais a fundo o que é parede vazada e como usar na sua decoração.
Aproveite!
O que é parede vazada?
A parede vazada é uma técnica de arquitetura que se destaca por sua versatilidade e apelo estético diferenciado. Ela consiste em criar aberturas ou espaços vazios em uma parede, geralmente por meio de elementos vazados — como blocos, tijolos, treliças ou mesmo estruturas metálicas.
No passado, esse tipo de estrutura era bastante utilizado na arquitetura árabe, especialmente para trazer maior ventilação e iluminação para um ambiente interno. Isso porque a luz e o vento passam pelos vãos da parede vazada, proporcionando claridade e conforto térmico.
Com o passar do tempo, esse conceito também passou a ser utilizado em áreas externas — como muros e fachadas. Assim, é possível encontrar paredes vazadas em salas, quartos, cozinhas, corredores, banheiros, escadas, terraços, entre outros.
Os espaços de uma parede vazada podem variar, seja em relação a tamanho ou formato. Essa diferença permite que sejam feitos jogos de luz e sombra que adicionam profundidade e textura ao ambiente, sem poluir o local visualmente.
Quanto custa esse tipo de parede?
Depois de aprender o conceito e a utilização da parede vazada, talvez você esteja curioso para saber quanto ela custa, certo? Na realidade, o preço de instalação é bastante relativo, principalmente quando se considera a existência de diferentes materiais para criar esse espaço.
Alguns deles são bastante acessíveis, a exemplo do uso do gesso para fazer desenhos e produzir diferentes efeitos visuais. Já outros materiais mais sofisticados, como o cobogó, tendem a elevar o preço do projeto, embora possam trazer um design diferenciado.
É preciso ter em mente que além de escolher e comprar o elemento vazado para a construção da parede, será necessário contratar um profissional para o serviço. Nesse contexto, o valor da mão de obra tem o potencial de encarecer os seus planos.
O custo de um pedreiro ou empreiteiro pode variar em função da disponibilidade e região. Esse tipo de trabalho costuma ser contratado por projeto ou por dia. O prazo de entrega é influenciado pela complexidade da obra, materiais utilizados e fatores climáticos, por exemplo.
Quais os materiais mais utilizados em paredes vazadas?
Sabendo que o custo de uma parede vazada pode variar conforme o material escolhido, é pertinente conferir quais são os principais insumos utilizados nesse tipo de empreitada.
Veja quais são as opções mais recorrentes!
Gesso
O gesso é uma substância obtida a partir de um mineral abundante na natureza — a gipsita. Ele é reduzido a pó e, depois, pode ser rapidamente preparado com água, podendo ser modelado de diversas formas até endurecer.
O seu uso é bastante comum na construção de paredes, estuques, revestimentos, molduras, entre outros. Ele também pode ser utilizado para fazer elementos em uma parede vazada, possuindo um custo relativamente baixo.
Madeira
A madeira foi um dos primeiros elementos da natureza a ser utilizado para a construção de abrigos e casas para a humanidade. Por esse motivo, há infinitas possibilidades quando se trata de trabalhar com esse material — como na construção de portas, janelas, mobília, utensílios, muros e pontes.
Portanto, com a assistência de um marceneiro ou artesão, é possível fazer elementos vazados de diferentes tipos. Contudo, além de ser um material mais caro, a sua manutenção exige cuidados especiais, a exemplo do polimento e aplicação periódica de verniz.
Cobogó
O cobogó é uma invenção brasileira que tem mais de 200 anos. O nome é composto pelas iniciais dos sobrenomes de seus criadores, em 1920: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.
Trata-se de uma peça vazada de tijolo (barro) ou cimento que, unida a outras, pode formar uma verdadeira obra de arte. Pela resistência do material, é possível utilizá-la em ambientes internos e externos. Embora nem sempre seja necessário, o uso de rejunte tende a ser recomendado.
Como usar a parede vazada na decoração?
Ao chegar até aqui, você viu os materiais mais comuns na construção de paredes vazadas e os ambientes em que elas são instaladas. Agora, é o momento de aprender a usar esse conceito na decoração.
Acompanhe essas ideias!
Divisão de espaços integrados
Integrar os ambientes de uma casa ou comércio é uma forma inteligente de ampliar um espaço e torná-lo mais funcional. Caso você queira adicionar um toque especial a essa integração, vale considerar o uso de uma parede vazada.
Ela permite manter a visibilidade dos dois ambientes e favorece a luminosidade e a ventilação entre eles. O seu uso tende a fazer mais sentido quando você quer destacar um dos cômodos, mas o outro não possui janelas ou uma claraboia.
Jogos de luz e sombra
Com seus espaços vazios estrategicamente posicionados, a parede vazada oferece uma experiência visual cativante por meio de jogos de luz e sombra. Sejam formas geométricas padronizadas, desenhos ou elementos criativos, os resultados podem ser surpreendentes.
Ao permitir que a luz ambiente flua e se infiltre de maneira variada, ela dá origem a múltiplos padrões de sombra. Com o passar do dia, eles evoluem e se transformam, criando uma atmosfera dinâmica e envolvente.
Privacidade com estilo
A parede vazada oferece uma solução elegante e funcional para ambientes nos quais a privacidade é uma prioridade, como banheiros, quartos e piscinas. A combinação de elementos vazados com vidro permite que se mantenha a intimidade desejada, sem comprometer o estilo do espaço.
Essa abordagem equilibrada proporciona uma sensação de isolamento, ao mesmo tempo que permite a entrada de luz natural, criando um ambiente mais refinado e recluso. À noite, o uso de lâmpadas quentes, pendentes ou velas pode tornar o local mais aconchegante e convidativo.
Como você aprendeu, a parede vazada é uma opção decorativa que pode ser construída a partir de diferentes materiais e aplicada em cômodos distintos. Se você quiser adicionar uma na sua casa ou apartamento, não deixe de buscar materiais que atendam aos seus gostos e ao seu orçamento.
Procurando imóveis para comprar e fazer parede vazada? A Loft tem muitas opções para você!
Deixe seu comentário