Área gourmet com piscina: 9 ideias para fazer na sua casa

Compartilhar a notícia

Quer saber como fazer e decorar uma área gourmet com piscina? Confira 9 dicas para colocar o seu projeto em prática e aproveitar esse espaço!

08 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 08 de dezembro de 2023 11 min de leitura
Área gourmet com piscina_ X ideias para fazer na sua casa

Você já pensou em ter em sua casa um espaço confortável, que seja adequado para aproveitar os momentos com os amigos e para preparar refeições deliciosas? Para colocar em prática essa ideia, é importante saber como fazer e decorar uma área gourmet com piscina.

Esse ambiente é responsável por oferecer uma experiência aconchegante, reunindo elementos de uma cozinha tradicional com toques de sofisticação e descontração. Com a piscina integrada, é possível relaxar e, ao mesmo tempo, realizar diferentes tipos de celebrações em sua casa.

Quer descobrir como fazer e decorar uma área gourmet com piscina? Então acompanhe a leitura e confira 9 ideias!

O que é uma área gourmet com piscina?

A área gourmet é em um espaço de lazer que combina um ambiente de cozinha ou churrasqueira com outros elementos, como uma piscina. Esse tipo de espaço é projetado para proporcionar um ambiente agradável e relaxante.

No local, as pessoas podem desfrutar de refeições ao ar livre, fazer churrascos e se refrescar na piscina. Por suas características, a área gourmet é um local cada vez mais comum em novos empreendimentos imobiliários, sabia?

Uma das razões para o aumento da popularidade desse espaço é a mudança de hábito social das pessoas. Isso ocorre porque elas têm priorizado lugares de convivência que proporcionem mais relaxamento e bem-estar. Logo, esse local se torna um diferencial de venda do imóvel.

De modo geral, os principais elementos de uma área gourmet com piscina são:

  • churrasqueira;
  • cozinha ao ar livre;
  • espaço de entretenimento;
  • cobertura;
  • área de jantar;
  • piscina.

Qual é a importância de planejar esse espaço?

Após conhecer o conceito de área gourmet com piscina, vale a pena saber qual é a importância de planejar esse espaço. Primeiro, ao fazer um projeto bem detalhado é possível garantir que o local seja funcional, seguro e atenda às suas necessidades.

Ainda, um planejamento adequado ajuda a aproveitar ao máximo o espaço disponível. Essa é uma forma de garantir que cada componente seja instalado de forma funcional.

Outra vantagem está relacionada com a estética. Nesse caso, é possível criar um local bonito, com um design agradável e coerente. Isso inclui a seleção de materiais, cores, paisagismo e decoração que harmonizem com o estilo desejado para a área gourmet. 

Contudo, é essencial pensar nos custos desse local, principalmente por conta da manutenção. Os principais gastos que você deve considerar são:

  • custo inicial: a elaboração da área gourmet e a instalação da piscina podem gerar um alto custo. Portanto, planeje o orçamento com cuidado;
  • manutenção da piscina: para que a piscina permaneça em boas condições de uso, é preciso fazer uma limpeza regular, reparos e utilizar produtos químicos;
  • sistema de segurança e filtragem: para proteger a área gourmet com piscina, é necessário investir em um bom sistema de filtragem e medidas de segurança, como alarmes e cercas.
Anúncios

Como fazer e decorar uma área gourmet com piscina? Confira 9 dicas!

Agora que você já sabe qual é a importância de planejar uma área gourmet com piscina, chegou a hora de conferir 9 ideias de decoração desse espaço. 

Veja as dicas!

1. Analise o espaço disponível

O primeiro passo para fazer uma área gourmet com piscina é escolher um espaço adequado. Para isso, é necessário medir e mapear a área onde você pretende montar o local.

Além disso, analise o terreno em busca de irregularidades, como inclinações, declives, drenagem e obstáculos subterrâneos. Lembre-se de que todos esses elementos podem afetar a localização da piscina, certo?

Outro ponto que merece destaque envolve as regulamentações locais. Para construir esse espaço de maneira adequada, verifique os códigos de construção e zoneamento, garantindo que você esteja em conformidade com a lei. Isso pode afetar o tamanho da piscina, a distância das estruturas existentes e outros aspectos do projeto.

2. Projete o ambiente

A próxima etapa do planejamento de uma área gourmet com piscina consiste em projetar o espaço com bastante atenção. Para tanto, vale a pena contar com o auxílio de um profissional qualificado, como um arquiteto ou engenheiro.

Isso porque eles apresentam conhecimentos técnicos e experiência em projetar e construir espaços ao ar livre. Assim, é possível compreender a complexidade envolvida no processo, evitando erros que possam surgir durante a construção.

Ainda, o profissional poderá criar um projeto personalizado e que atenda às necessidades dos moradores. No processo, ele considera fatores como estilo, orçamento, espaço disponível e funcionalidade para fazer uma área que seja única e adequada às suas preferências.

Além de utilizar melhor o espaço, um engenheiro ou arquiteto pode considerar outras necessidades, como rede de água, energia, entre outros. Como os profissionais têm conhecimento técnico e experiência em lidar com esses fatores, garante-se o bom funcionamento da área gourmet com piscina. 

3. Escolha o tipo de piscina

Após projetar o ambiente, um dos passos mais relevantes é escolher o tipo de piscina que fará parte da área gourmet. No mercado, é possível encontrar diversos modelos disponíveis, cada um com vantagens e desvantagens. 

Veja algumas das opções interessantes e que podem ser utilizadas em seu projeto!

Piscina de alvenaria

A piscina de alvenaria é construída com uma estrutura de concreto armado e, posteriormente, revestida com materiais como azulejos, pastilhas de porcelana ou outros revestimentos cerâmicos.

Ela pode ser projetada de diversas maneiras e tamanhos variados. Isso proporciona maior flexibilidade para criar uma piscina que atenda às necessidades estéticas e funcionais.

Apesar de ser durável e resistente, a piscina de alvenaria apresenta algumas desvantagens. Uma delas é o investimento maior por conta do processo de construção e a manutenção, que pode ser mais intensa em termos de limpeza e tratamento químico.

Piscina de vinil

Já a piscina de vinil conta com uma estrutura de suporte, geralmente feita de aço ou concreto, sendo revestida por vinil. Esse material é fabricado em folhas flexíveis, que são cortadas e costuradas para se ajustar à forma da piscina.

Ela está disponível em diferentes formas e tamanhos, e os revestimentos de vinil podem ser encontrados em diversas cores e padrões. Uma das desvantagens é que esse material pode se desgastar com o tempo, exigindo substituição.

Piscina de fibra de vidro

A piscina de fibra de vidro é uma opção bastante popular por conta da rapidez de instalação e baixa manutenção. Além disso, a fibra de vidro é um material durável e resistente à corrosão. No entanto, a vida útil dela dependerá do cuidado e da manutenção adequada. 

Ao escolher o tipo de piscina, lembre-se de considerar o orçamento, as preferências pessoais, as necessidades de manutenção e o espaço disponível. Consultar um profissional especializado é essencial para orientá-lo no projeto que melhor se adapte à área gourmet.

4. Escolha o deck com atenção

Um elemento que traz um ar rústico para o projeto da área gourmet com piscina é o deck. Ele consiste em um ambiente ao redor da piscina em que as pessoas podem relaxar, tomar sol e socializar. 

Conheça os principais!

Madeira

A madeira é o material mais comum, principalmente por conta da aparência natural. Contudo, ele requer uma manutenção regular, como selagem e limpeza, para preservar a sua durabilidade.

Material compósito

Os decks de material compósito são feitos de uma mistura de plástico e fibras de madeira. Eles são resistentes a cupins, fungos e não necessitam de muita manutenção.

Pedra natural

Opções como mármore, granito ou laje de pedra podem criar um visual elegante para o deck. A pedra natural normalmente é resistente e requer pouca manutenção, mas pode ser mais cara do que outras opções.

Nesse caso, opte por cores que harmonizem com o design geral da área gourmet e com o entorno para ter uma vista mais charmosa. Uma vantagem é que o deck pode ser instalado com um sistema de fixação oculta e com acabamento em óleo para ficar mais bonito. 

5. Defina o estilo de decoração

Outro elemento para criar um local atraente e torná-lo aconchegante aos convidados é a decoração. Além dos elementos decorativos, o conceito abrange todo o ambiente, incluindo as formas, texturas e cores.

Existem diversos estilos que podem ser escolhidos, como ambientes mais modernos, sofisticados, românticos, rústicos, tropicais, entre outros. Aqui, é fundamental optar pela alternativa que melhor combina com o seu gosto.

Também vale a pena considerar a integração da área gourmet com piscina com o estilo de outros cômodos da casa. Uma dica para proporcionar uma boa experiência nesse local é favorecer a simplicidade e a funcionalidade.

Então evite exageros que possam comprometer o espaço e as atividades de lazer que serão feitas, como o excesso de móveis ou itens decorativos. Dessa maneira, fica mais simples manter a organização e o lugar tende a ficar mais confortável.

6. Analise os móveis

Após escolher o estilo de decoração para a sua área gourmet com piscina, você deve selecionar os móveis mais adequados. Nesse momento, é preciso optar pela melhor mobília para colocar a ideia em prática.

A dica para selecionar os móveis é escolher alternativas funcionais e versáteis. A ideia é que elas ofereçam conforto para cozinhar, além de simplicidade e beleza. No processo, considere as características do ambiente para definir o material adequado.

Como a área gourmet estará localizada na parte externa da casa, os móveis ficarão expostos ao sol e à chuva. Por essa razão, é fundamental escolher móveis com durabilidade e resistência. Algumas opções de materiais são alumínio, aço inoxidável e madeira tratada.

Ainda, é possível encontrar diferentes tipos de móveis funcionais e resistentes disponíveis no mercado. Entre eles, estão:

  • bancadas e ilhas;
  • bancos e pufes;
  • espreguiçadeiras;
  • sofás.

7. Pense na iluminação

Outro elemento relevante da área gourmet com piscina é a iluminação. A ideia é que o ambiente seja agradável para socializar com amigos e familiares, mas também favoreça a estética e a utilidade do local durante a noite, não é mesmo?

Uma alternativa para a área da piscina é instalar uma iluminação subaquática, como luzes de LED. Isso não apenas cria uma atmosfera deslumbrante à noite, como melhora a segurança ao permitir que as pessoas enxerguem o fundo da piscina.

Vale a pena colocar luzes de caminho ao redor da piscina para orientar os convidados com segurança, principalmente em torno de escadas ou degraus. Em relação à área gourmet e ao local onde os alimentos serão preparados, é recomendado escolher uma luz mais intensa.

Já no lugar reservado para as refeições, opte por uma iluminação mais amena e acolhedora. Você pode escolher uma luz indireta com controle de intensidade ou luminárias pendentes.

8. Invista em segurança

Investir em segurança é um dos fatores indispensáveis no momento de criar uma área gourmet com piscina, sabia? Isso evita acidentes, escorregões e quedas, especialmente no ambiente ao redor da piscina, que costuma ficar úmido.

Por exemplo, considere a instalação de uma cobertura de piscina automática ou uma capa de segurança que possa ser fechada. Ademais, vale a pena colocar uma cerca para impedir o acesso não autorizado.

Ela deve ser alta o suficiente para impedir que crianças a alcancem, além de apresentar portões de segurança que fechem automaticamente e tenham fechaduras. Todas essas medidas são essenciais para que os moradores e os convidados permaneçam seguros.

9. Coloque plantas

Se a intenção é deixar o espaço mais bonito e aconchegante, você pode apostar em elementos verdes. Para tanto, posicione vasos de plantas de maneira estratégica, criando uma sensação de serenidade na área gourmet.

Depois, adicione diferentes tipos de vegetação ao redor da piscina, desde folhagens exuberantes até suculentas, para acrescentar textura à decoração. Para isso, pesquise quais são os tipos de plantas que melhor se adaptam à sua região.

Também é preciso ter atenção com questões como a incidência de sol e de chuva no local das plantas. Para que elas estejam sempre bonitas, escolha espécies que se adaptem melhor às condições em que elas estarão submetidas.

Com essas 9 dicas, fica mais fácil fazer e decorar a área gourmet com piscina. Lembre-se de que ter esse espaço em casa é uma boa alternativa para quem gosta de aproveitar os momentos com os amigos, descansar e de preparar refeições ao lado de pessoas queridas.

Procurando imóveis com área gourmet? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.