11 Plantas de casas pequenas para você se inspirar

Compartilhar a notícia

Você pretende construir um imóvel de tamanho reduzido? Confira 11 plantas de casas pequenas que servem de inspiração para o seu projeto!

10 de julho de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 30 de agosto de 2023 11 min de leitura
11 Plantas de casas pequenas para você se inspirar

As casas menores são projetadas para otimizar o espaço disponível e são ideais para pessoas que desejam uma habitação mais acessível ou de baixa manutenção. Apesar do seu tamanho reduzido, elas podem apresentar soluções inteligentes de design e layout para maximizar a área interna.

Para alcançar esse objetivo, é necessário ter um projeto bem elaborado, o que pode ser feito ao se basear em plantas de casas pequenas que oferecem funcionalidade, bem-estar e qualidade de vida. Por isso, se você pretende construir um imóvel menor, vale a pena conhecer as possibilidades existentes.

Neste post, você conhecerá 11 plantas de casas pequenas para inspirar o seu projeto. Continue a leitura e confira!

Como tornar uma casa pequena mais funcional?

Aproveitar ao máximo cada centímetro do espaço disponível é uma das dicas mais importantes para tornar uma casa pequena mais funcional. Para alcançar esse resultado, vale a pena acompanhar as dicas a seguir!

Invista em móveis multifuncionais

Os móveis que possuam funções múltiplas são essenciais para criar áreas flexíveis e que atendem a diferentes propósitos. Para maximizar o uso do ambiente, você pode recorrer a alternativas como sofás-cama, mesas dobráveis, bancos com espaço de armazenamento, entre outros.

Anúncios

Recorra ao armazenamento inteligente

O armazenamento é um dos pontos que podem se tornar um problema em uma casa pequena se não for bem planejado. Então utilize soluções inteligentes, como prateleiras suspensas, nichos embutidos, armários até o teto e organizadores de parede. Isso o ajudará a manter tudo organizado e otimizar o uso do espaço no imóvel.

Acerte nas cores e na iluminação

Escolher cores claras e neutras para as paredes, pisos e móveis é uma dica interessante para criar a sensação de um espaço mais amplo e arejado. Você também deve aproveitar a luz natural ao máximo e usar cortinas leves para permitir a entrada de luz, valorizando o imóvel.

Aposte nos espelhos

O uso estratégico de espelhos pode criar a ilusão de um espaço maior, além de refletir a luz e dar uma sensação de profundidade. Por essa razão, a dica é colocá-los em paredes opostas às janelas para maximizar esses efeitos.

Setorize os ambientes

Como a ideia é aproveitar melhor cada centímetro, vale a pena definir as diferentes funções da casa de modo claro. Para tanto, você pode dividir o espaço em diferentes zonas ou áreas funcionais, como ao criar um living aconchegante, um local de trabalho compacto e um ambiente para as refeições.

Verticalize e acerte no uso das portas

Para explorar a área vertical, utilize prateleiras suspensas, ganchos e organizadores de parede. Além disso, convém escolher portas deslizantes ou dobráveis para economizar espaço e facilitar a circulação dentro da casa.

Quais truques para otimizar a planta de uma casa pequena?

Além de tornar a casa mais funcional com as soluções simples que você acompanhou, é possível otimizar o imóvel elaborando uma planta com as características ideais para o imóvel. Na sequência, veja dicas que podem ajudar no projeto da sua casa!

Elabore um planejamento inteligente

Logo no começo, é preciso planejar o projeto considerando as necessidades diárias dos moradores. Portanto, é preciso identificar quais e quantas são as áreas essenciais, como quartos, banheiros, cozinha e sala de estar, além de se certificar de que eles sejam otimizados e bem distribuídos.

Invista em escadas com armazenamento

Se a casa tiver dois ou mais andares, pode ser uma boa escolha aproveitar a região que fica embaixo das escadas. Crie armários embutidos, prateleiras ou gavetas para armazenar itens como sapatos, livros, utensílios domésticos, entre outros.

Utilize móveis embutidos

Outra solução que pode ser incluída no projeto é a instalação de móveis embutidos, como armários de diferentes tamanhos. Já as prateleiras fixas nas paredes oferecem um espaço de armazenamento adicional sem ocupar a área livre no chão.

Em casas pequenas, os banheiros costumam ser menores, por isso, é comum trocar a banheira por um box com chuveiro. Também é essencial escolher pias e sanitários que tenham dimensões adequadas para o ambiente e explorar o uso de nichos embutidos nas paredes para guardar itens de higiene pessoal.

Considere ter uma varanda ou área externa

Se possível, vale incluir no projeto uma varanda ou um espaço externo, como um pequeno pátio ou jardim. Ao garantir que haja uma porta de acesso mais ampla, você aumenta as possibilidades de convivência e relaxamento, enquanto amplia o ambiente da casa.

Qual é a importância de fazer um projeto adequado para uma casa pequena?

Adotar essas dicas para deixar a sua planta para casa pequena mais funcional é fundamental porque ter um bom projeto faz a diferença para a sua experiência no lar. Na prática, em um espaço limitado, cada detalhe conta. 

Assim, um projeto bem planejado otimiza a área disponível, garantindo que ela seja utilizada de maneira eficiente e inteligente. Por exemplo, em uma casa pequena, é essencial ter um bom fluxo para facilitar a movimentação dos moradores. 

Uma planta adequada leva em conta a disposição dos cômodos para proporcionar uma circulação suave e livre de obstáculos. Isso permite tornar o dia a dia mais prático e evitar a sensação de aperto.

Ainda, um projeto adequado para a casa pequena garante harmonia entre os elementos de design, como cores, texturas, materiais e mobiliário, para criar um lar acolhedor e atrativo. No geral, um espaço bem planejado e que aproveite a área disponível de maneira inteligente é um diferencial no mercado imobiliário.

11 Plantas de casas pequenas para se inspirar

Além das dicas que você conferiu sobre a otimização de imóveis menores, é interessante ver como elas podem ser colocadas em prática, certo? Para tanto, confira os exemplos trazidos por 11 plantas de casas pequenas e se inspire!

1. Casa em conceito aberto

A casa em conceito aberto é projetada para oferecer um espaço confortável e funcional, sendo perfeita para casais sem filhos ou pequenas famílias. Geralmente, ela possui uma área de estar combinada com sala de jantar e cozinha em conceito aberto, o que cria uma sensação de amplitude.

Os quartos são projetados para acomodar confortavelmente os moradores, e o banheiro compartilhado atende às necessidades diárias da família. Veja as características comuns em projetos desse tipo:

  • metragem total: aproximadamente 70 metros quadrados;
  • quartos: um ou dois quartos de tamanho adequado;
  • banheiros: um banheiro compartilhado.

2. Casa com garagem

Já uma casa com garagem traz a comodidade desse anexo, oferecendo conforto e funcionalidade aos moradores. Uma planta do tipo costuma incluir quartos de tamanhos confortáveis, um ou dois banheiros, uma sala de estar, uma cozinha e um ambiente de jantar.

Além disso, a garagem pode ter acesso direto à área de estar para facilitar a entrada e saída dos moradores. Desse modo, as suas características costumam ser:

  • metragem total: em torno de 100 metros quadrados;
  • quartos: dois ou três quartos, dependendo do tamanho da casa;
  • banheiros: um ou dois banheiros, dependendo do layout da casa.

3. Casa com suíte

A planta de casa com suíte é voltada para quem busca mais privacidade e conforto, pois ela conta com um quarto principal com banheiro privativo. O projeto também pode ter uma área de estar, uma cozinha, uma área de jantar e um banheiro social para atender às necessidades dos demais moradores da casa.

Com isso, ela apresenta:

  • metragem total: entre 90 e 120 metros quadrados;
  • quartos: dois ou três quartos, incluindo uma suíte principal;
  • banheiros: dois ou mais banheiros, incluindo um banheiro privativo.

4. Casas duplex

Para quem busca uma opção de investimento ou deseja acomodar famílias extensas, o projeto de um duplex pode fazer sentido. Esse imóvel é formado por duas unidades independentes, cada uma com sua própria entrada, quartos, banheiros, cozinha e sala de estar.

O layout das unidades pode variar, mas geralmente oferece espaços compactos e funcionais, com privacidade para cada morador. Assim, a constituição de cada uma delas oferece:

  • metragem total: entre 80 e 100 metros quadrados, dependendo do tamanho das unidades;
  • quartos: cada unidade com um ou dois quartos;
  • banheiros: cada casa possui um ou dois banheiros.

5. Casa com sala espaçosa

A planta que prevê uma sala espaçosa serve para quem deseja criar um ambiente convidativo e confortável para receber visitantes e passar momentos de lazer em família. Essa sala ampla costuma incluir a cozinha e sala de jantar, além de características como:

  • metragem total: entre 80 e 120 metros quadrados;
  • quartos: dois ou três quartos;
  • banheiros: um ou dois banheiros.

6. Casa com quintal

Na casa com quintal, o objetivo é aproveitar um espaço externo para moradores e convidados aproveitarem. Esse local pode ser usado para atividades ao ar livre, como jardim, área de lazer ou uma pequena horta. 

Já o projeto pode seguir diferentes modelos de casa, já que a inclusão do quintal depende mais do tamanho dos terrenos. Uma sugestão bastante comum nesse tipo de projeto é seguir os seguintes parâmetros:

  • metragem total: possui entre 100 e 150 metros quadrados, contando com o quintal;
  • quartos: dois ou três quartos;
  • banheiros: um ou dois banheiros.

7. Casa com mezanino

O mezanino é um espaço localizado acima da região principal da casa, que deve ter um pé direito alto para comportar essa estrutura. Desse modo, ele pode ser utilizado como um ambiente multifuncional, como um escritório, uma sala de estar adicional ou até um quarto extra.

Logo, o projeto com mezanino visa aproveitar os elementos verticais da casa, adicionando uma área extra e criando uma atmosfera única e versátil. Esse tipo de projeto costuma ter uma sala de estar, uma cozinha e uma sala de jantar.

Ela também apresenta:

  • metragem total: entre 80 e 100 metros quadrados;
  • quartos: dois ou três quartos, dependendo da utilidade do mezanino;
  • banheiros: um ou dois banheiros.

8. Casa com terraço

A planta de uma casa com terraço tem como um dos objetivos maximizar o uso do espaço vertical do terreno, oferecendo um terraço no andar superior. Assim, a casa pode contar com uma sala de estar, uma cozinha compacta, uma sala de jantar e um banheiro social no térreo.

Enquanto isso, o andar superior pode abrigar os quartos, banheiro e o terraço, o qual pode ser utilizado como área de lazer ao ar livre. Desse modo, o projeto tende a prever as seguintes características:

  • metragem total: entre 60 e 100 metros quadrados;
  • quartos: um ou dois quartos;
  • banheiros: dois banheiros.

9. Casa com sótão

O projeto de casa com sótão aproveita esse espaço superior, transformando-o em um ambiente útil e versátil. O piso inferior possui sala de estar, cozinha, sala de jantar, quarto e banheiro, enquanto o sótão é projetado como um local adicional para um quarto, escritório ou sala de recreação.

Com isso, a planta conta com:

  • metragem total: entre 80 e 120 metros quadrados;
  • quartos: dois ou três quartos, dependendo da utilização do sótão;
  • banheiros: dois banheiros, sendo um para cada andar.

10. Casa com jardim de inverno

O jardim de inverno é um espaço envidraçado que permite a entrada de luz natural e pode ser composto por plantas e enfeites. Assim, ele é ideal para criar um ambiente agradável e relaxante, além de ser essencial para ajudar a iluminação de casas pequenas com poucas janelas.

Quanto à planta, o projeto pode prever um jardim de inverno, uma sala de estar, uma cozinha, uma sala de jantar. Em relação aos demais detalhes, o mais comum é a seguinte configuração:

  • metragem total: entre 70 e 80 metros quadrados;
  • quartos: dois quartos;
  • banheiros: um banheiro compartilhado.

11. Casa com área de churrasqueira

A planta com área de churrasqueira prioriza esse espaço para ter momentos de lazer ao ar livre e aumenta o ambiente disponível para a convivência da família. Além desse ambiente, que contém pia e lugares para fogão e geladeira, a casa tem uma sala de estar, uma cozinha e uma sala de jantar completa.

No geral, o projeto inclui:

  • metragem total: entre 80 e 120 metros quadrados.
  • quartos: dois quartos;
  • banheiros: dois banheiros, sendo um na área de churrasco.

Neste post, você conheceu 11 plantas de casas pequenas que trazem funcionalidade e conforto para os moradores. Agora, é possível se inspirar para elaborar o projeto do seu imóvel, atendendo às suas necessidades e às possibilidades do seu espaço disponível!

Está procurando casas para comprar? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.