Campestre: conheça esse bairro de Santo André - SP

Compartilhar a notícia

O bairro Campestre é um dos melhores locais para se viver em Santo André, pois a região oferece atrativos para todos os públicos. Saiba mais sobre ele!

10 de novembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 10 de novembro de 2023 11 min de leitura
Campestre_ conheça esse bairro de Santo André - SP

Situada próxima à capital paulista, o bairro Campestre, em Santo André, é uma região bastante tradicional e bem localizada da cidade. A história e boa infraestrutura da área fazem dela um local único e muito valorizado no município.

O bairro se destaca por contar com instituições de ensino, ótimas alternativas de acessibilidade e diferentes espaços de lazer. Para quem está em busca de qualidade de vida, o local é famoso por oferecer as principais qualidades que os moradores da região metropolitana de São Paulo procuram.

Se você tem interesse em saber mais sobre o bairro Campestre, em Santo André, vale conferir o artigo para conhecer as principais informações.

Acompanhe!

Onde está localizado o bairro Campestre e qual é a sua história?

O bairro Campestre está localizado na cidade de Santo André, no estado de São Paulo. Ele faz divisa com os bairros Boa Vista, Jardim, Santa Maria, Vila Palmares e com o município de São Caetano do Sul.

Esse é um lugar residencial e bem valorizado, sendo conhecido por oferecer tranquilidade e qualidade de vida, além de boas opções de comércios e lazer. Em relação a sua história, o local remonta ao desenvolvimento da cidade e da região do ABC Paulista.

A cidade de Santo André foi fundada em 1553 por João Ramalho e alguns padres jesuítas, sendo uma das regiões mais antigas do país. Porém, inicialmente, o local era habitado por povos indígenas.

Durante o século XIX e início do século XX, a região do ABC Paulista passou por um rápido crescimento industrial por conta da expansão da indústria do café. Com esse crescimento, houve um aumento da população de Santo André.

Assim, o bairro Campestre começou a se desenvolver como uma área residencial e comercial para atender às necessidades da população. Com isso, o local se tornou uma região bastante valorizada devido à sua localização estratégica, com acesso a rodovias e a proximidade com São Paulo.

Esse processo levou ao desenvolvimento de escolas, comércios, hospitais e residências de qualidade na região. Ao longo dos anos, o Campestre passou por diversas transformações e modernizações, acompanhando o desenvolvimento de Santo André.

Assim, o bairro se tornou uma área residencial e comercial relevante, com a presença de casas, empresas, serviços e comodidades que atendem às necessidades dos moradores. Ainda, a sua história está relacionada ao crescimento de Santo André e da região do ABC Paulista como um todo.

Como é a mobilidade no bairro?

Depois de conhecer a história rica e que demonstra a importância do bairro para a cidade, vale a pena entender como é a mobilidade na região e as conexões do bairro. De modo geral, quem não tem carro ou moto, não precisa se preocupar na região.

Isso porque Campestre é famoso por contar com diferentes linhas de ônibus municipais e intermunicipais. Dessa forma, o deslocamento dos moradores pelos principais pontos do ABC e até de São Paulo fica mais fácil.

Além de ônibus, você pode usar o transporte ferroviário, pois o bairro está localizado próximo das estações de trem Prefeito Saladino e Utinga, ambas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Para quem prefere meios de transporte alternativos, o local ainda conta com áreas e calçadas propícias para ciclismo, caminhadas e outros esportes.

Algumas vias de destaque da cidade, como a Avenida Prestes Maias e a Avenida Dom Pedro II, estão presentes no bairro. Elas são essenciais para o fluxo de veículos e auxiliam na manutenção de um transporte mais eficiente.

Outras vias importantes passam pela região, como as avenidas da Indústria, do Estado e Presidente Kennedy. Nesse caso, elas dão acesso às cidades vizinhas, incluindo São Paulo. 

Veja as principais ruas do bairro que promovem a sua integração com o restante da cidade de Santo André:

  • Rua das Figueiras;
  • Rua das Laranjeiras;
  • Rua dos Jequitibás;
  • Rua Conselheiro Justino;
  • Rua do Contorno;
  • Rua dos Coqueiros;
  • Rua Gustavo Teixeira.
Anúncios

Quais são as opções de lazer e entretenimento do bairro Campestre?

Além de uma boa mobilidade, com opções de ônibus, metrôs e pistas para caminhadas e ciclismo, o bairro Campestre conta com uma variedade de alternativas de lazer e entretenimento. Logo, sempre há o que fazer no bairro.

A região fica próxima de uma das áreas verdes mais conhecidas da cidade de Santo André: o Parque Prefeito Celso Daniel. O local tem mais de 70 mil m² e apresenta atrativos como:

  • lagos;
  • academia ao ar livre;
  • pista de caminhada;
  • parquinhos;
  • lanchonetes;
  • quadras poliesportivas;
  • campinhos de areia de futebol.

Em 2014, o parque passou por diversas melhorias, com o objetivo de oferecer mais segurança aos visitantes. É possível caminhar tranquilamente pelo local, pois mais de 60 câmeras de segurança foram instaladas e há a presença de duas bases de atendimento da Guarda Civil Municipal (GCM).

O Campestre também conta com outras alternativas de lazer. Confira quais são elas!

Praça Maria Salete Bento Cicaroni

A Praça Maria Salete Bento Cicaroni é uma relevante área de lazer e convívio social do bairro Campestre. Nela é possível encontrar playgrounds para as crianças, academias públicas e espaço pet.

Já os gramados oferecem um ambiente agradável para relaxar, fazer piqueniques e desfrutar da natureza. Ao visitar a praça, você também pode encontrar eventos culturais, feiras, exposições de arte e outras atividades relacionadas à cultura.

SESC Santo André

A unidade do SESC Santo André, presente na Vila Guiomar, fica próxima ao bairro Campestre. O local conta com apresentações de teatro, dança, música, cinema, exposições de arte e outras atividades.

Além disso, há espaços e programas esportivos, como piscinas, quadras poliesportivas e aulas de ginástica que promovem a saúde e o bem-estar dos visitantes. 

Parque Santa Maria — Cidade das Crianças

O Parque Santa Maria, também conhecido como Cidade das Crianças, está localizado em São Caetano do Sul — e fica bem próximo ao bairro Campestre. Com quase 10 mil m², o local oferece estrutura completa para quem deseja praticar esportes e atividades físicas. 

Ainda, o local tem áreas abertas que garantem um ótimo ambiente para as crianças, com um playground que inclui carrossel, gangorras e balanços.

Quais são as opções de comércio e serviços?

O Campestre dispõe de diferentes opções de comércio e serviços. Apesar do perfil residencial, o local conta com supermercados, padarias, bancos, farmácias e lojas que facilitam o dia a dia das pessoas.

Alguns dos estabelecimentos famosos do bairro são:

  • DIA Supermercado;
  • Farmácia Orfarma;
  • Feliz Farma;
  • Laportes Campestre;
  • Supermercado Coop.

Na região também está localizado um dos centros de compra mais populares do ABC Paulista — o Shopping ABC. Ele conta com mais de 250 lojas, além de ter salas de cinema, praça de alimentação e até academias de ginástica.

No geral, a Rua das Figueiras é considerada o centro comercial do bairro, onde estão localizados diversos estabelecimentos, como lojas de roupas, calçados, entre outros.

Saiba mais sobre outros pontos relevantes!

Saúde

Já na área da saúde, o bairro Campestre tem hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde (UBS) e outras instituições de atendimento. Veja os principais locais:

  • Hospital Doutor Aldofo Bezerra de Menezes;
  • Hospital Holístico;
  • Clínica G3;
  • Clínica Médica Áudio Med;
  • Notre Dame Intermédica.

Educação

Em relação à educação, o bairro é o endereço tanto de escolas particulares quanto de públicas, incluindo opções de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Alguns exemplos de colégios presentes na região são:

  • Arvorecer Educação Infantil;
  • Colégio Dom Bosco;
  • Centro Integrado de Educação;
  • Colégio Objetivo Campestre;
  • Escola Musical Pequeno Concertista;
  • Maple Bear Santo André.

Ademais, é na região que está localizada a Universidade do ABC — UniABC. Assim, se você está em busca de uma faculdade para se aprimorar e deseja morar em Santo André, pode considerar o bairro Campestre como uma boa opção de moradia.

Gastronomia

Para quem gosta de gastronomia e de provar novos pratos, saiba que Campestre apresenta bares, restaurantes, hamburguerias e pizzarias. 

As redes de fast food mais conhecidas também estão presentes no bairro, como McDonald’s e Burger King. Portanto, o que não faltam são opções de restaurantes e lanchonetes para você aproveitar como desejar. 

Como é a segurança do bairro?

Assim como em qualquer bairro, a segurança no Campestre pode variar com o tempo e de acordo com as condições locais. Contudo, em geral, o bairro tem uma estrutura policial organizada e opções de delegacias. 

Desse modo, a presença regular de polícia na região ajuda a proporcionar mais segurança aos moradores. Ainda, há alternativas de programas de vizinhança vigilantes que ajudam na redução de crimes. Por fim, o local tem ruas e avenidas bem iluminadas, aumentando a sensação de segurança. 

Qual é o custo de vida de Campestre?

Até aqui, você conheceu as principais características de Campestre. Mas, afinal, qual é o custo de vida da região? Em comparação com outras áreas de Santo André e da grande São Paulo, o bairro é mais acessível em relação ao custo de vida.

O valor dos imóveis na área costuma ser mais atrativo, possibilitando que as pessoas encontrem alternativas mais econômicas para comprar uma casa ou apartamento no bairro. Contudo, o preço dos imóveis em Campestre pode variar de acordo com o tamanho da propriedade, a localização e as suas características.

Por isso, vale a pena analisar as suas necessidades ao buscar casas para comprar. Ao mesmo tempo, há como reduzir os custos em relação ao deslocamento, pois a estrutura do bairro é completa. Dessa maneira, você aproveita os serviços perto de casa.

Lembre-se também de que a região conta com diversos serviços e produtos a preços competitivos. Isso pode atrair pessoas que desejam ter uma melhor relação custo-benefício no dia a dia.

Por último, como você viu, as alternativas de lazer presentes no bairro incluem praças e parques. Logo, os preços costumam ser mais amigáveis e você pode desfrutar de variadas atividades culturais sem gastar muito.

Vale a pena morar em Campestre?

Com base nas informações apresentadas, você ainda está em dúvida se vale a pena morar em Campestre? A resposta para a pergunta varia para cada pessoa, dependendo de questões como expectativas, prioridades e orçamento.

Por isso, o recomendado é analisar os seus desejos e considerar o seu perfil para tomar a melhor decisão. De modo geral, morar no Campestre pode ser uma boa alternativa para quem deseja viver em um local com boa infraestrutura, transporte público acessível e áreas de lazer.

O bairro também conta com comércios, hospitais, escolas, serviços e praças. Logo, ele costuma atender às principais necessidades dos moradores. 

Ao mesmo tempo, vale analisar os seus planos, como a ideia de aumentar a família. Nesse caso, será ainda mais importante ter acesso a uma estrutura completa e escolas de qualidade. Assim, o recomendado é que a sua decisão contemple as questões futuras que poderão ser influenciadas pela moradia.

Como encontrar um imóvel em Campestre?

Se você tem interesse em morar em Campestre, provavelmente quer saber como encontrar um bom imóvel no bairro, certo? Para isso, você pode contar com o auxílio da Loft, uma plataforma que facilita a venda e a compra de casas e apartamentos, oferecendo uma ótima experiência aos clientes.

Ao acessar o site, você encontrará diversas propriedades nas mais variadas regiões de Santo André, incluindo Campestre. Durante as buscas, é possível localizar imóveis com diferentes preços, características e tamanhos.

A partir disso, você terá novas oportunidades para analisar e comparar até encontrar o imóvel que atenda às suas expectativas. Ademais, a Loft disponibiliza informações e fotos sobre cada apartamento ou casa, facilitando ainda mais a sua escolha.

Portanto, se você considera morar em Campestre, não deixe de usar a nossa plataforma para encontrar o melhor imóvel para aproveitar todas as qualidades que o bairro tem a oferecer.

Ao longo dessa leitura, você conferiu que comprar um imóvel no bairro Campestre, em Santo André, pode ser uma ótima alternativa para quem deseja ter tranquilidade e qualidade de vida. Como a região apresenta alternativas de lazer, comércios e boa mobilidade, o lugar é privilegiado para morar.Quer encontrar os melhores imóveis disponíveis na Loft? Então confira os imóveis à venda no bairro Campestre!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.