Manter o closet arrumado é uma tarefa difícil para algumas pessoas, principalmente se esse espaço for pequeno. Porém, é importante saber como driblar esse desafio, pois a organização das roupas não serve apenas para cuidar da estética do ambiente.
Na verdade, com uma boa organização, você poderá otimizar a rotina e diminuir o tempo procurando peças. Logo, algumas dicas podem ajudar a arrumar o closet e conservá-lo desse jeito. Com um pouco de criatividade, você terá um espaço funcional e adequado ao seu cotidiano.
Tem interesse em montar um closet pequeno para facilitar suas escolhas no dia a dia? Então confira 8 ideias criativas para colocar em prática!
1. Aposte em móveis multifuncionais e planejados
Para garantir que o seu closet fique sempre arrumado, é indispensável contar com os móveis e elementos certos. Nesse caso, o ideal é que eles sejam multifuncionais e planejados, para que possam ser usados de diversas maneiras, enquanto atendem às suas necessidades específicas.
É o caso de contar com um armário com prateleiras ajustáveis ou com nichos de tamanhos diversos. Uma dica valiosa nesse processo é analisar o volume de peças e acessórios que serão armazenados no local antes de planejar os móveis do closet.
Aproveite esse momento para verificar se todas as peças são realmente essenciais ou se algumas delas podem ser doadas ou vendidas.
Ainda, é preciso pensar nos detalhes dos móveis que você usará. Além de definir as dimensões e os materiais, é preciso pensar em detalhes como o uso de portas de correr, ganchos internos para pendurar acessórios, gavetas etc.
2. Utilize organizadores
Outra dica para manter um closet pequeno arrumado depende do uso de itens organizadores, como caixas específicas. Você pode etiquetá-los e usá-los para guardar peças que não usa tanto, como as roupas de verão durante o inverno e vice-versa.
Também é possível classificar as suas peças utilizando organizadores, o que trará mais praticidade para identificar onde está cada item. Com essa medida, fica mais fácil encontrar o que você quiser na hora de usar.
3. Abuse das prateleiras e nichos
No momento de organizar o closet, você pode e deve aproveitar as prateleiras e os nichos para manter o espaço arrumado. Para tanto, é possível incorporar esses itens ao projeto de um móvel planejado ou comprar esses elementos já prontos — desde que eles se encaixem no ambiente.
As prateleiras e os nichos também são interessantes porque eles ajudam a verticalizar o uso do closet. Com isso, você libera mais espaço para guardar as suas peças, o que permite aproveitar melhor toda a área disponível nesse cômodo.
4. Instale os espelhos nas portas para poupar espaço
Mais uma ideia para otimizar o espaço é recorrer à inclusão de espelhos nas portas do armário. Isso é importante porque, dessa forma, o item não ocupará espaço nas paredes, permitindo que você use melhor os elementos de verticalização, por exemplo.
A prática também é vantajosa porque um espelho nesse cômodo deve ser grande o bastante para você conferir o visual completo ao se arrumar. Em geral, a porta do armário costuma ter espaço suficiente para garantir esse benefício.
Outro ponto relevante é que os espelhos servem para aumentar a luz refletida e dar a sensação de um cômodo maior. Se eles estiverem na porta do armário, os itens não ocuparão espaço útil e ainda servirão para dar amplitude ao espaço, proporcionando mais conforto.
5. Crie um padrão para guardar as roupas
Quando o assunto é organização, utilizar padrões pode ser uma ótima ideia — em especial, em um closet pequeno. É o caso de pendurar as roupas que amassam mais ou que devem ser de fácil acesso por serem muito utilizadas, por exemplo. Você pode separá-las por cor, mantendo-as visualmente ordenadas para achar cada peça com facilidade.
Já as peças mais pesadas podem ser dobradas, já que elas podem sofrer danos se forem penduradas. Na hora de dobrar, uma dica é usar um molde ou dobradores. Dessa forma, você garante que elas fiquem do mesmo tamanho, o que torna mais simples guardá-las.
Outro ponto é evitar criar pilhas de peças na frente de outras. Isso prejudica a arrumação, pois você acaba bagunçando a pilha da frente quando for mexer na de trás, por exemplo. Aproveite e mantenha as peças de uso frequente na altura das mãos e dos olhos, facilitando o acesso.
Em relação às calças e shorts, você pode pendurá-los. Utilize pinças para que a peça não marque e tente colocar todos os itens semelhantes juntos.
6. Organize as gavetas
Na organização das gavetas, o padrão também pode ser benéfico. A dica, aqui, é utilizar colmeias para itens menores, como meias e peças íntimas. Também é interessante buscar formas de não empilhar os itens.
Esse cuidado traz praticidade e evita bagunça na hora de pegar peças que não estão na superfície, por exemplo. Nas gavetas, você também pode separar os itens por cor e tipo, a fim de facilitar o acesso e escolha de cada um.
7. Separe as bolsas
Caso tenha bolsas, mochilas, malas e outros itens do tipo, também é preciso ter cuidado com elas. Eles ocupam bastante espaço e podem estragar se não forem bem acomodados. Por isso, vale a pena mantê-los em sacos de tecido.
Ademais, bolsas de festa podem ser guardadas em caixas no armário. Com etiquetas, é simples encontrá-las quando for necessário. Isso permite deixar mais espaço para outras bolsas utilizadas no cotidiano, por exemplo.
8. Tenha atenção com a sapateira
Os sapatos também são guardados no closet, mas nem sempre recebem a atenção necessária no momento de planejar esse espaço. Então vale a pena incluir uma sapateira no planejamento dos móveis.
Mantenha sempre os pares dos sapatos juntos e veja a melhor forma de encaixá-los no espaço disponível: lado a lado, um pé acima do outro etc. Também deixe aqueles utilizados com maior frequência nos espaços mais acessíveis.
Para ajudar, recorra aos organizadores. Existem diversos modelos que podem ser usados para otimizar o uso do espaço e promover condições mais favoráveis para armazenar os calçados, evitando danos às peças.
Você acabou de ler 8 ideias criativas e úteis para otimizar o closet pequeno. Agora, você pode adequar o espaço para que ele seja funcional e atenda às suas necessidades. Com atenção aos detalhes, suas peças ficarão bem acomodadas mesmo em um ambiente menor.
Se você gostou do conteúdo e acha que ele pode ser interessante para mais pessoas, compartilhe o artigo nas suas redes sociais!
Procurando imóveis para comprar com closet pequeno? A Loft tem muitas opções para você!
Deixe seu comentário