Decoração de lavabos: 7 ideias para você se inspirar

Compartilhar a notícia

Criado para receber as visitas, o lavabo pode ser a cerejinha do bolo de um projeto de interiores. Vale investir na decoração com revestimentos especiais, louças, metais e espelhos sofisticados

09 de dezembro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de setembro de 2023 9 min de leitura
decoracao-lavabo-branco-espelho-pia-vaso-planta-seca-Quattrino

Não subestime o impacto que uma boa decoração de lavabo pode causar nos convidados. Este espaço pode ser o ambiente ideal para investir em revestimentos nobres para parede e piso, e objetos de design sofisticados que trarão um ar mais personalizado ao décor.

“Por não ser um ambiente de longa permanência, é possível usar recursos mais ousados que a gente não conseguiria usar no restante do projeto de interiores”, explica a arquiteta Vanessa Ribeiro, da Quattrino.

Sabe aquela torneira dos seus sonhos, ou o ladrilho hidráulico feito sob encomenda – mas que pesa no orçamento de um banheiro – e até aquele vaso sanitário com design moderno? Eles podem virar o destaque do lavabo. Você vai gastar menos e causar aquela primeira impressão marcante nos visitantes da casa.

Para não errar na hora de projetar a decoração de um lavabo, lembre-se que ele é um espaço destinado a visitantes, então coloque-se no lugar deles. Uma boa dica é se perguntar o que gostaria de encontrar no ambiente como este na casa de amigos e parentes.

Decoração de lavabo pequeno

Os lavabos, principalmente nos apartamentos, tendem a ter uma metragem menor que os banheiros do restante da casa, até porque não precisam incluir o chuveiro.

Destacar as paredes com cores mais ousadas, revestimentos nobres e ousar nos espelhos – que ajudam a refletir a luz e dar ilusão de maior espaço – são a melhor saída quando esses espaços são ainda mais reduzidos.

As cores colaboram para criar um lavabo interessante, sem a necessidade de apostar em objetos ou outros pontos de interesse – a cor é o foco nessa aposta. Cores vivas, como vermelho e amarelo, passam uma energia vibrante. Já os tons pastel e branco favorecem o relaxamento, porém pedem o apoio de outros elementos da decoração, para não ficar “sem graça”. Mesmo o preto pode ser usado no lavabo, mas, nesse caso, é melhor optar por pintar apenas uma parede e apostar na iluminação como contraponto do tom escuro.

Cores, revestimentos e detalhes fazem toda a diferença do decór dos lavabos. Projeto: Quattrino

Na parede também é possível optar por revestimentos especiais que substituem outros elementos de decoração, como quadros. Estão em alta revestimentos em madeira, azulejos com formas geométricas e pedras. Cimento queimado e papel de parede também são opções seguras. Os espelhos também podem ser o destaque na decoração do lavabo, pois são funcionais e também decorativos. Vale optar por uma parede recoberta de espelhos, ou aqueles com design diferentes, seja no formato ou no marco.

“É importante usar bem as paredes para produzir prateleiras diferentes, ou até utilizar o desenho da bancada (da pia) para uma série de funcionalidades, como uma bandeja que corre, sobre uma pedra de mármore, ou um nicho na própria pedra para colocar a toalha. São artifícios que vão ajudar a melhorar o desempenho do espaço”, recomenda Vanessa Ribeira.

Detalhes que fazem a diferença

“Uma plantinha, um quadro ou uma cerâmica podem ser bons aliados na produção do lavabo”. afirma a arquiteta.

Vasos com folhagens naturais são excelentes para compor uma decoração e trazem vida ao espaço. Mas, cuidado: é comum que lavabos não possuam janelas e nem luz solar, portanto é importante escolher plantas e folhagens para apartamento, que se adaptam bem à sombra.

E quem não gosta de um ambiente perfumado? Os aromatizadores e velas com cheiro são ótimas opções para trazer aquele clima de aconchego, além de serem excelentes armas para eliminar qualquer mau odor.

Além dessas dicas, apresentamos 7 projetos de decoração de lavabo, com características bem diferentes, para você se inspirar.

Anúncios

1. Lavabo com bancada de mármore fora do tradicional

Projeto do lavabo: Quattrino. Foto: Mariana Orsi

Este lavabo ganhou uma bancada “diferentona”, segundo a arquiteta Vanessa. Feita em mármore Travertino Romano – uma rocha calcária natural, proveniente da Itália, originada pela ação de águas termais na pedra, de cor bege, com veios longilíneos -, possui um detalhe na borda para encaixar uma bandejinha de madeira que desliza.

O destaque, além do espelho orgânico – espelhos com formas arredondadas, sem bordas retas -, é a própria bandeja em madeira ripada: sobre ela vai o dispenser de sabão em cerâmica sobre uma bandeja de pedra, que também serve para apoiar a toalha de mão. Um vaso moderno, que mistura vidro e pés em madeira, dá o toque final com flores naturais, que serão trocadas de acordo com o gosto do morador.

A mesma madeira da bandeja aparece como prateleira em baixo do lavatório, uma ótima maneira de criar um suporte para itens de reposição (como papéis higiênicos), colocados em cestos ou caixas.

2. Serralheria e luz indireta trazem personalidade ao lavabo

Projeto de lavabo em 3D: Quattrino

Seguindo a proposta de usar bem as paredes, esse projeto 3D vai além da pintura ou do revestimento, criando uma espécie de painel perfurado em serralheria. A iluminação indireta realça os detalhes do revestimento, que vira o ponto focal do lavabo.

“Serralherias sempre trazem um visual legal e bom aproveitamento de espaço”, sugere a arquiteta Vanessa. Nos projetos em que ela assina, esse é um elemento que ganha destaque e pode ser usado na bancada – como estrutura para a pia -, em arandelas e elementos de iluminação.

A mistura de materiais naturais – o ferro, a madeira e a pedra – traz um ar de modernidade para o lavabo. A presença da madeira também ajuda a aquecer o ambiente, além de trazer certo requinte.

3. Lavabo com parede de cimento queimado e bancada moderna

O cimento queimado é uma ótima solução para as paredes do lavabo. Neste projeto, ele dialoga com a bancada esculpida, que segue uma tonalidade semelhante.

Projeto de lavabo: Quattrino. Foto: Mariana Orsi

O charme a mais fica por conta da folha de madeira que reveste parte da bancada, delimitando uma área seca, perfeita para o vaso com uma folhagem verde. A mesma madeira aparece na prateleira abaixo da pia, que faz a função de aparador para o cesto em fibra natural com toalhas decoradas.

4. A cor de destaque

Projeto do lavabo: Quattrino. Foto: Thiago Travesso

Este lavabo é o exemplo de que o simples é suficiente para causar impacto, desde que bem planejado. O destaque na parede principal é a cor escolhida para pintá-la, que serviu como base para os demais itens, como a bancada branca, que ganhou projeção com a parede mais escura.

“Gosto de usar cores nos projetos de lavabo. Neste, buscamos essa cor – Hena, da Suvinil – que eu estou amando neste momento ”, comenta Vanessa.

Mais uma vez a madeira aparece para compor e dar calor: está no detalhe da borda do espelho e na prateleira embaixo da cuba. Um kit de sabonete em cerâmica e uma vela aromatizante completam a decoração, dando um toque final de delicadeza.

5. Cuba e bancadas especiais

Projeto do lavabo: Quattrino em parceria com Asenne Arquitetura. Foto: Mariana Orsi

Investir na bacia e cuba na cor preta fez toda a diferença neste lavabo. As peças roubam a cena pelo design nada comum. “Eu costumo usar, em lavabos, metais e louças de materiais e cores menos convencionais. Por ser um ambiente diferenciado, às vezes o cliente topa investir financeiramente um pouco mais por ali e usar uma bacia preta”, explica Vanessa.

Escolher um vaso sanitário mais sofisticado para todos os banheiros do apartamento ficaria muito caro, mas, no lavabo, dá pra usar, pois este ambiente não tem que “combinar” com os demais banheiros. E lembre-se: ele é um dos cartões de visita do seu lar, então, invista.

Neste projeto, as plantas fazem também ganham destaque. Flores e folhagens costumam trazer vida para o décor e deixam qualquer ambiente mais leve e agradável, levando elementos da natureza para o interior da nossa casa.

6. Simplicidade e elegância

Projeto do lavabo: Quattrino. Foto: Mariana Orsi

O piso de ladrilhos hidráulicos hexagonais é o protagonista desse lavabo branco. Além de resistente e durável, os ladrilhos são personalizáveis, portanto, você pode fazer a combinação que quiser, com as cores, formatos e desenhos que desejar.

Neste projeto de Vanessa Ribeiro, a mistura do azul, rosa e verde trouxeram personalidade ao espaço, criado a partir de uma alteração na planta da cozinha. Nas paredes, pintura branca e revestimento metro white.

Os metais em preto (sifão e torneira) fazem um link perfeito com a serralheria da prateleira, que leva um espelho redondo. Ótimo para apoiar produtos como aromatizadores, velas, papel higiênico de reposição e o que mais quiser.

No cantinho, ao lado da bacia, um lindo vaso de folhagens verdes conversa com as plantinhas, que estão penduradas no teto por delicados hangers.

7. Lavabo com madeira no teto

Para aproveitar bem o espaço, este lavabo ganhou uma bancada estreita e comprida, que deixa lugar para apoiar um vaso e até pequenos objetos de decoração.

Projeto: Quattrino em parceria com Asenne Arquitetura. Foto: Mariana Orsi

Os quadros na parede ajudam a compor um décor mais personalizado. Aliás, essa é uma ótima dica: use quadros no lavabo para trazer cor e graça ao espaço, principalmente se as paredes forem lisas e sem revestimentos especiais.

Para deixar o projeto ainda mais moderno e exclusivo, a madeira subiu para o revestimento do teto, ajudando a trazer aquela sensação de aconchego e calor que a madeira é capaz de oferecer.

Colaboração de Marcela Guimarães

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Comentários

Clelia Teixeira

Simplemente amei. Estao de parabéns os donos dos projetos. Trazendo um ambiente leve, requintado, relaxante para os lavabos. Com certeza as visitas ou clientes tambem irao usufruir e se sentiram muito bem.

Marli Oliveira

Gostei muito dos Banheiros apresentados. Bom gosto, diversos que podem se alinhar com estilos pessoais.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.