O que é demi-suíte e quais suas principais características?

Compartilhar a notícia

A demi-suíte é uma opção que garante mais economia e otimização dos espaços da casa. Conheça as suas características e as principais vantagens!

18 de setembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 18 de setembro de 2023 12 min de leitura
O que é demi-suíte e quais suas principais características - Saiba mais

Se você está em busca de uma casa ou apartamento para morar, provavelmente já considerou diversos fatores para garantir o conforto necessário. A metragem e a quantidade de quartos, por exemplo, podem ser decisivas no momento de escolher um imóvel.

Nesse sentido, um tipo de suíte que ganha destaque é a demi-suíte. Ela é composta de maneira diferenciada, de modo a modernizar e otimizar espaços. Assim, essa pode ser uma ótima alternativa para quem deseja mais economia e um diferencial na casa.

Ficou interessado no assunto? Neste conteúdo, você entenderá o que é uma demi-suíte, quais são as suas características e quais as vantagens desse tipo de espaço.

Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é uma demi-suíte?

Ainda em expansão no mercado brasileiro, a demi-suíte é uma das queridinhas das famílias dos Estados Unidos. Esse cômodo consiste em um banheiro ligado a dois dormitórios diferentes. Para tanto, o banheiro conta com duas portas e cada uma oferece a entrada para um quarto.

Logo, dois quartos podem dividir o mesmo local, sem que seja necessário invadir a privacidade do outro dormitório para recorrer ao banheiro privativo. Para que a demi-suíte funcione adequadamente, é necessário que as duas portas de acesso tenham fechaduras pelo lado de dentro.

Essa é considerada uma ótima opção para quem tem filhos pequenos, por exemplo, já que oferece comodidade e privacidade às crianças, que ganham um banheiro exclusivo. Assim, cada um conta com sua própria porta de acesso, necessitando apenas do compartilhamento da mesma bancada, espelho e pia.

Quais são as características desse cômodo?

A demi-suíte é uma opção que oferece economia e conforto aos moradores. As características desse espaço podem variar dependendo do design e da estrutura da casa. Contudo, de modo geral, a demi-suíte conta com alguns atributos específicos. 

Veja quais são eles!

Anúncios

Banheiro compartilhado

Uma das principais características da demi-suíte é que o quarto tem acesso a um banheiro privativo, compartilhado com outro dormitório adjacente. O local pode ser acessado diretamente a partir do quarto ou por meio de um corredor compartilhado.

É fundamental garantir privacidade aos ocupantes dos quartos. Para isso, é necessário incluir isolamento acústico adequado para reduzir o ruído.

Divisão de privacidade

Geralmente, uma demi-suíte é projetada de maneira que os ocupantes de cada quarto tenham um certo grau de privacidade. Isso pode ser feito por meio de um layout que minimize a interação entre as pessoas dos quartos adjacentes, por exemplo.

As divisórias e fechamentos em uma demi-suíte também são recursos usados para criar a separação física entre os quartos de cada lado e o banheiro compartilhado. A maneira mais comum de criar essa divisão é por meio de portas independentes em cada dormitório.

Nesse caso, cada quarto terá uma porta que dá acesso direto ao corredor e outra que leva ao banheiro compartilhado. Essa divisória permite que os ocupantes dos dormitórios tenham privacidade ao utilizar o sanitário quando necessário, mas com acesso conjunto à pia.

Em algumas situações, biombos ou cortinas podem ser utilizados como soluções temporárias para criar uma separação visual entre parte do lavabo e os quartos, deixando apenas o sanitário com portas.

Apesar de oferecerem um certo nível de privacidade, eles não apresentam tanta efetividade quanto o modelo tradicional, com um banheiro todo fechado. Porém, quando não há corredor ou outra divisória, é comum as portas apenas serem trancadas internamente durante o uso do espaço. 

Duplicação de itens específicos

Em uma demi-suíte, é comum que determinados itens do banheiro sejam duplicados para atender às necessidades das pessoas dos quartos adjacentes. Apesar de não ser uma regra, essa medida gera mais conforto e privacidade aos moradores.

O mais comum é ter duas pias no banheiro, permitindo que cada pessoa tenha a sua própria área para higiene pessoal. Também é possível ter um espaço de armazenamento separado para cada ocupante.

Isso pode ser alcançado por meio de armários individuais ou gavetas designadas para cada morador. Ainda, prateleiras ou nichos individuais ajudam a manter os itens organizados e separados, evitando confusões.

Quais são as vantagens da demi-suíte?

Agora que você já sabe o que é uma demi-suíte e as principais características dela, vale a pena conhecer as vantagens de ter esse tipo de cômodo no seu imóvel. Confira mais detalhes!

Otimização do espaço

Um dos principais benefícios de uma demi-suíte é a otimização do espaço. Por conta disso, a configuração é considerada uma opção prática em apartamentos ou casas menores e com ambiente limitado.

Desse modo, ela permite que mais pessoas tenham acesso a um banheiro, mesmo que não haja espaço para um toalete dedicado a cada quarto.

Privacidade parcial

Embora a demi-suíte não tenha um banheiro exclusivo, ela ainda oferece certo nível de privacidade para os moradores. Afinal, ter acesso direto a um banheiro sem precisar compartilhá-lo com todos os moradores da casa, os ocupantes desse espaço desfrutam de um local mais reservado.

Para cumprir esse objetivo, é essencial investir em fechaduras para isolar os ambientes. O mobiliário também deve ser planejado com estrutura para atender às necessidades de todos.

Redução de custos

Ao evitar a construção de banheiros adicionais para cada quarto, a demi-suíte pode ajudar a reduzir os custos de construção ou reforma de uma casa ou um apartamento. Isso tende a ser bastante vantajoso para projetos com orçamentos limitados.

Essa característica se deve, principalmente, ao fato de uma reforma que envolve a estrutura hidráulica ser complexa. Como não é necessário criar pontos para um novo banheiro, esse modelo de cômodo supre as necessidades e economiza recursos.

Flexibilidade de uso

A demi-suíte também oferece flexibilidade no uso dos espaços. Por exemplo, em uma casa com quartos adjacentes, esse ambiente pode ser configurado de diversas maneiras para atender às necessidades dos ocupantes.

Dependendo das circunstâncias, os dormitórios podem ser usados como cômodos independentes ou combinados para formar uma suíte maior, caso os moradores não precisem de dois quartos.

Organização

Outra vantagem da demi-suíte é em relação à organização. O espaço pode incluir armários ou closets adjacentes ao banheiro e quarto, oferecendo um local de armazenamento privativo para os ocupantes.

Isso permite que os pertences pessoais, como acessórios, roupas e produtos de higiene, sejam organizados de forma acessível por cada morador, conforme suas necessidades.

Quais são as desvantagens da demi-suíte?

Apesar das vantagens da demi-suíte, também existem algumas desvantagens que você deve ficar atento. Assim, é possível alinhar as expectativas quanto a essa solução.

Veja quais tendem a ser os pontos negativos!

Menor privacidade

Ao utilizar a demi-suíte, a privacidade costuma ser mais limitada, já que o banheiro pode ser usado por outras pessoas da casa. Caso esse aspecto seja relevante para você, uma suíte com toalete exclusivo costuma ser a solução.

Acesso limitado

Se a demi-suíte estiver ocupada e ficar longe do banheiro principal da casa, pode ser necessário percorrer uma distância maior para acessar outro toalete disponível no lar. Isso pode ser um incômodo, principalmente durante a noite ou pela manhã, quando se quer ter um banheiro próximo por maior conveniência.

Limitação de personalização

Como a demi-suíte apresenta uma configuração específica, pode haver limitações em relação à adaptação e personalização do espaço. Por exemplo, se você quiser fazer alterações estruturais, como adicionar um banheiro exclusivo, pode ser mais complicado devido à configuração existente.

Qual é a diferença entre suíte, suíte master e demi-suíte?

Na prática, existem três tipos de suítes: a comum, a master e a demi-suíte. Cada modelo conta com características específicas e vantagens que podem direcionar a pessoa para cada necessidade de uso. 

Veja quais são as diferenças entre os tipos de suítes!

Suíte comum

A suíte comum é caracterizada por um quarto com banheiro próprio, que fica integrado ao cômodo para preservar a intimidade dos usuários. Geralmente, esse espaço é considerado o quarto principal da casa ou do apartamento.

No entanto, os imóveis com mais de uma suíte no mesmo projeto estão se tornando mais comuns. Nesse caso, o objetivo é estender o conforto e a facilidade de ter um banheiro próprio aos hóspedes ou filhos, por exemplo.

Suíte master

Você já ouviu falar da sofisticação de um imóvel com uma suíte master? A palavra “master”, de origem inglesa, significa “superior”. Ou seja, ela representa a melhor suíte da residência.

Esse espaço é projetado para oferecer o máximo de privacidade, conforto e comodidade aos moradores. Geralmente, essa suíte é maior em tamanho em comparação com o modelo comum, por exemplo.

Além do quarto, a suíte master pode incluir recursos adicionais, como um closet espaçoso, uma área de estar separada ou até uma varanda privativa. O objetivo principal é proporcionar um local de relaxamento para a pessoa desfrutar de um ambiente tranquilo.

O banheiro da suíte master também costuma ter diferenciais. Ele é bem equipado e pode incluir itens como banheira de hidromassagem, pias duplas, chuveiro separado, toalheiros aquecidos e outros recursos.

Demi-suíte

Como você já viu, a demi-suíte é um cômodo com um banheiro compartilhado que une dois quartos separados. Assim, ele deve ser construído entre dois dormitórios e precisa ter duas portas que garantam o acesso aos quartos.

A área privada corresponde ao chuveiro e ao vaso sanitário, que ficam isolados por meio de uma porta. Nesse sentido, somente a pia e a bancada costumam ficar em um ambiente compartilhado com maior frequência.

Aqui, a preocupação é criar um design especial e ser criativo em relação à decoração, que deve agradar duas pessoas.

Como escolher o tipo de suíte para a sua casa?

Agora que você já conhece as principais diferenças entre os tipos de suítes, precisa decidir qual é a melhor opção para a sua casa ou apartamento. Apesar de ser uma escolha pessoal, confira alguns pontos que podem auxiliá-lo nessa decisão!

Considere as suas necessidades e estilo de vida

O primeiro passo consiste em considerar as suas necessidades específicas e o estilo de vida da sua família. Logo, pense em quantas pessoas ocuparão a suíte ou se é preciso ter espaço adicional para armazenamento ou recursos especiais, como uma área de estar separada.

Além disso, verifique a possibilidade de receber hóspedes com frequência. Esses aspectos o ajudarão a determinar qual o tipo de suíte é mais adequado para o seu perfil.

Verifique o tamanho e o layout da casa

Outro ponto a analisar é o tamanho e o layout da sua casa. Se você tiver espaço suficiente, uma suíte master pode ser uma boa alternativa, já que ela oferece um quarto espaçoso e um banheiro que pode ser luxuoso.

Caso o ambiente seja limitado, uma suíte comum pode ser mais indicada. Caso tenha mais quartos, a demi-suíte pode ser uma ótima solução, já que será possível compartilhar um banheiro entre dois cômodos.

Considere o seu orçamento

Considere também o seu orçamento para a reforma, construção ou compra da casa. Uma suíte master costuma ser mais cara, por conta do seu tamanho e recursos. Por outro lado, uma demi-suíte pode ser econômica, pois não exige a construção de um banheiro exclusivo.

Já a suíte comum fica no meio termo — mas exigirá outros banheiros caso tenha mais quartos. Nesse caso, é fundamental avaliar o quanto você está disposto a investir nesse cômodo do imóvel ou mesmo na aquisição de toda a propriedade.

Veja as suas preferências pessoais

Além de verificar o seu orçamento e o tamanho da casa, é fundamental considerar as suas preferências pessoais, concorda? Para isso, pense em como você deseja que o banheiro e o quarto sejam configurados e quais recursos e comodidades são relevantes.

Também vale a pena buscar referências, como ao procurar imagens de suítes decoradas. Visitar sites e blogs voltados a essa temática pode ajudá-lo a abrir a mente e inspirá-lo para fazer a melhor escolha.

Consulte profissionais especializados

Caso você queira construir ou comprar uma casa em desenvolvimento, lembre-se de consultar os profissionais envolvidos, como designers de interiores, arquitetos e construtores. Eles podem fornecer orientações específicas com base nas características do imóvel e nas suas necessidades.

Afinal, para quem vale a pena ter um imóvel com demi-suíte?

Se você chegou até aqui, provavelmente está curioso para saber se vale a pena ter um imóvel com demi-suíte, certo? A verdade é que essa decisão depende de cada pessoa e do seu estilo de vida.

De modo geral, a demi-suíte pode ser interessante para quem tem filhos e gostaria que eles compartilhassem o banheiro. Por outro lado, esse cômodo pode não funcionar muito bem para quem deseja ter mais privacidade para usar todo o espaço da suíte, por exemplo.

Portanto, converse com todos os moradores da casa para chegar a um acordo e fazer a escolha correta.

Com as informações deste conteúdo, você entendeu o que é uma demi-suíte, quais são as suas características e principais vantagens. Se você gostou de saber mais sobre esse cômodo, lembre-se de buscar um imóvel que tenha um espaço desse tipo para aproveitar todos os benefícios que ele oferece.

Procurando imóveis para comprar com demi-suíte? A Loft tem várias opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.