Empréstimo com garantia: quais são os tipos e as vantagens?

Compartilhar a notícia

O empréstimo com garantia pode oferecer condições de pagamento mais atrativas. Saiba mais sobre essa modalidade de crédito!

27 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 27 de dezembro de 2023 6 min de leitura
imovel-como-garantia-emprestimo

A obtenção de crédito é uma prática comum para muitas pessoas, seja para enfrentar emergências financeiras ou concretizar projetos pessoais. Entre as diversas opções disponíveis no mercado, o empréstimo com garantia surge como uma alternativa atrativa.

No entanto, antes de optar por essa modalidade de crédito, é imprescindível entender de forma detalhada as vantagens e desvantagens que a acompanham. Desse modo, é possível tomar decisões mais conscientes sobre a tomada de empréstimo.

Quer saber mais sobre o empréstimo com garantia? Continue a leitura e descubra detalhes dessa modalidade!

O que é e como funciona o empréstimo com garantia? 

O empréstimo com garantia é uma modalidade financeira em que o tomador obtém crédito oferecendo um bem próprio como garantia ao credor. Esse bem pode ser um imóvel, veículo ou o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), dependendo da instituição financeira.

Ao dar uma garantia ao credor, o tomador do empréstimo oferece mais segurança à operação, caso não consiga honrar com o pagamento das parcelas do acordo. Mas como funciona esse processo? 

Nessa situação, o bem oferecido é avaliado para determinar seu valor de mercado e a quantia que pode ser emprestada com base nessa referência. Normalmente, o valor é um percentual do preço avaliado.

Então o tomador se compromete a pagar o crédito conforme as condições preestabelecidas, envolvendo o parcelamento da dívida e a cobrança de uma taxa de juros. Em caso de inadimplência, o credor pode executar a garantia e tomar posse do bem para quitar o débito.

Quais os tipos de empréstimo com garantia? 

Na prática, existem diversos bens que podem ser utilizados como garantia. Dessa maneira, os tipos de empréstimo variam conforme a propriedade oferecida.

A seguir, confira os principais tipos de empréstimo com garantia!

Anúncios

Empréstimo com garantia de imóvel

Nessa modalidade, o tomador oferece um imóvel residencial ou comercial de sua propriedade como garantia para obter o crédito. Dependendo da instituição, o bem pode ser de terceiros, com autorização, e não necessariamente deve estar quitado. Por conta do valor mais elevado da garantia, esse tipo de empréstimo tende a liberar quantias mais altas.

Empréstimo com garantia de veículo

Ao oferecer um veículo seu ou de outra pessoa, com a devida autorização, o tomador pode conseguir aprovação do crédito nessa modalidade. O bem pode ser um automóvel, motocicleta ou um caminhão.

Em geral, é preciso que ele esteja quitado nessa situação. As condições dependem da política da instituição financeira.

Quais as vantagens de contar com esse empréstimo?

Você aprendeu os principais tipos de empréstimo com garantia, mas quais serão as vantagens de tomar esse tipo de crédito? Para começar, ele oferece a possibilidade de obter taxas de juros reduzidas. 

Esse benefício ocorre porque, ao oferecer um bem como garantia, o risco para o credor é minimizado. Assim, a instituição tende a conceder o empréstimo com taxas mais baixas em comparação com outras modalidades de crédito, como empréstimos pessoais não garantidos.

Outra vantagem importante é a disponibilidade de prazos mais longos para pagamento. Desse modo, é possível ter parcelas mensais menores, tornando o empréstimo mais acessível ao tomador, já que ele se encaixará mais fácil ao orçamento.

Além disso, o processo de aprovação do empréstimo com garantia pode ser mais ágil e menos burocrático. Essa característica torna a modalidade mais acessível para quem possui um bem de valor para oferecer como garantia.

Quais são as desvantagens do empréstimo com garantia?

Você já entendeu que esse tipo de crédito oferece vantagens, mas também é fundamental conhecer as desvantagens de recorrer a ele. O principal ponto negativo, nesse caso, é o risco de perda do bem oferecido como garantia, podendo acarretar prejuízos significativos para o tomador.

Outra questão a se considerar é que o montante do empréstimo estará diretamente relacionado ao valor do bem oferecido como garantia. Por exemplo, se o imóvel ou veículo não tiver uma avaliação muito alta, o acesso a quantias mais elevadas pode não ser possível.

Como conseguir um empréstimo com garantia? 

Após analisar as vantagens e desvantagens do empréstimo com garantia, caso você queira tomar esse tipo de crédito, é preciso seguir alguns passos. Para começar, determine qual bem será oferecido como garantia para o empréstimo

Em seguida, pesquise e compare as instituições financeiras que oferecem empréstimos com garantia. Verifique as taxas de juros, prazos de pagamento, valores disponíveis para crédito e outras condições oferecidas por cada empresa. Então escolha aquela que melhor atenda às suas necessidades.

Para dar início ao processo, você deverá reunir a documentação necessária, exigida pela instituição. Essa etapa costuma incluir documentos pessoais, comprovante de propriedade do bem oferecido como garantia, comprovantes de renda, entre outros.

Após a entrega da documentação, a instituição financeira avaliará o bem oferecido como garantia. Esse processo é importante para determinar o valor de mercado da propriedade e, consequentemente, a quantia máxima que poderá ser emprestada.

Feito isso, a instituição realizará uma análise de crédito para avaliar sua capacidade de pagamento e a viabilidade do empréstimo. Nesse momento, ela verificará sua situação financeira, histórico de crédito e outras informações relevantes.

Se for aprovado, você receberá uma proposta de empréstimo, detalhando as condições oferecidas pela instituição. Leia atentamente o contrato, certifique-se de entender todas as cláusulas e, se estiver de acordo, assine o documento.

Há casos, principalmente em empréstimos com garantia de imóvel, em que é necessário realizar o registro da garantia em cartório para formalizar a operação. Após essa formalização, os recursos serão liberados em sua conta bancária ou entregues conforme o acordo com a instituição.

Por fim, é fundamental cumprir com todas as obrigações do contrato, realizando os pagamentos das parcelas do empréstimo em dia. Dessa forma, você evitará inadimplência e possíveis problemas relacionados à garantia oferecida — como a perda do bem oferecido.

Você aprendeu o que é um empréstimo com garantia e quais são os seus prós e os contras. Com esses conhecimentos, é possível tomar decisões mais conscientes sobre a necessidade de tomar esse tipo de crédito. Gostou da ideia de realizar um empréstimo com garantia de imóvel? Entenda mais como ele funciona e faça uma simulação!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.