Um dos meios de locomoção mais comuns da cidade de São Paulo é o metrô. Se você for visitar ou se mudar para a metrópole, é essencial entender o funcionamento das estações e aprender a utilizá-las no dia a dia.
Nesse sentido, vale conhecer a estação Tatuapé da Linha 3-Vermelha, uma parada bastante movimentada e usada pela população. Ela se desenvolveu com o tempo e garante praticidade e rapidez para quem anda pela região.
Portanto, caso você não saiba como se deslocar por SP, agora é a hora de descobrir como essa capital agitada garante mobilidade aos moradores e turistas com o metrô. Começando pela estação Tatuapé, você perceberá que é fácil aproveitar esse meio de transporte.
Está interessado em aprender um pouco mais sobre como é essa estação e o seu entorno? Continue a leitura e confira os detalhes do Tatuapé.
Aproveite!
- Quais são as principais características da região Tatuapé em São Paulo?
- Como é morar nessa região?
- Quais são as opções de lazer?
- Como é a educação e a saúde nesse bairro?
- Como é a mobilidade no bairro do Tatuapé?
- Onde fica localizada a Estação Tatuapé em São Paulo?
- A Linha 3-Vermelha passa por quais bairros de SP?
- Afinal, como usar o metrô em São Paulo?
Quais são as principais características da região Tatuapé em São Paulo?
O Tatuapé é uma área repleta de atividades para todas as idades e gostos, atraindo diferentes tipos de pessoas para a zona leste de São Paulo. Afinal, apesar de ter uma infraestrutura moderna, a região é considerada bastante tradicional.
Esses fatores refletem na qualidade dos serviços, desde escolas até opções de lazer, como bares e baladas. Além disso, o Tatuapé conta com alternativas de parques para quem gosta de ter contato com a natureza.
Por ter opções de passeios em família, áreas verdes, atividades gastronômicas e até museus, o bairro pode ser uma escolha relevante para visitar e morar. Com tantas atrações, ele tende a cativar as pessoas com diferentes estilos de vida.
Caso você esteja procurando um imóvel para alugar ou comprar, também é fundamental saber que a localidade possui boas opções de hospitais, garantindo tranquilidade aos moradores. Na verdade, todos os serviços básicos são bem estruturados, desde hospitais até as instituições de ensino.
Como é morar nessa região?
Ao decidir morar no Tatuapé, você aproveitará a infraestrutura completa do bairro no dia a dia, certo? Então vale explorar o comércio com supermercados, padarias, bancos e lojas. Nas ruas Apucarana e Tuiuti, os tipos de negócio são especialmente variados e mais movimentados.
Perceba que não é preciso sair do bairro para realizar a maioria das atividades. Porém, quando for preciso se deslocar, você pode aproveitar diversas possibilidades. Caso prefira as opções de transporte privado, é simples conseguir um táxi ou carro por aplicativo.Em relação ao transporte público, as linhas de metrô e de ônibus facilitam o cotidiano de todos que dependem delas. Logo, a população conta com a mobilidade urbana da região para as suas atividades de trabalho ou lazer.
Quais são as opções de lazer?
Você sabia que o Tatuapé é um dos bairros mais completos de São Paulo quando se fala em opções de lazer? Tendo diversas atrações culturais e atividades ao ar livre, pessoas de todas as partes da cidade podem aproveitar um final de semana pela região.
A seguir, você verá como se divertir e aproveitar o bairro para descansar ou passear!
Parque do Piqueri
O Parque do Piqueri é uma área bem arborizada da capital e fica aberto todos os dias da semana. Muitas famílias gostam de caminhar e fazer piqueniques por lá, principalmente aos finais de semana.
Vale destacar que o parque oferece trilhas para corrida, campo de futebol de areia, lago, quadra poliesportiva e palco para apresentações. Para as crianças, o espaço tem playground e gramados para brincar. Também é permitido entrar com cachorros no local.
Parque Municipal do Tatuapé
O Parque Municipal do Tatuapé também fica aberto todos os dias e possui ciclovia, campo de futebol, trilha para corridas, quadra poliesportiva e playground. Assim como o Piqueri, a entrada dos cães é permitida caso eles usem coleiras e guias.
Esse espaço de 14 mil metros quadrados possui uma vegetação composta por diferentes tipos de plantas com jardins agradáveis. Então os amantes do meio ambiente podem passar horas apreciando as belezas naturais e descansando na sombra das árvores.
Parque CERET
Um dos parques mais famosos do Tatuapé e da zona leste é o CERET. Com 286 mil metros quadrados de área, ele possui a maior piscina pública da América Latina e é perfeito para quem deseja sair do trabalho e dar uma boa caminhada.
Ele oferece atrações, como:
- quadras de basquete;
- campos de futebol;
- quadras de tênis;
- quadra de beach soccer;
- salas de ginástica;
- playground;
- salão de jogos para idosos;
- academia ao ar livre;
- bosque de leitura para terceira idade;
- campo de rugby;
- espaço pet com entrada exclusiva;
- entre outras.
Porém, no que se refere aos serviços internos, o parque não possui lanchonetes ou outros estabelecimentos com venda de comida. Portanto, é necessário ir preparado caso você pretenda passar o dia por lá, combinado?
Se o seu receio for sobre a segurança do local, saiba que os guardas ficam em diferentes pontos da área para garantir proteção aos visitantes.
Rua Itapura
Quem procura diversidade de restaurantes e bares precisa conhecer a Rua Itapura. Lá, a gastronomia é ampla, oferecendo pratos da culinária japonesa, italiana, mexicana e muitas outras. Para quem busca um lugar para apreciar drinks e cerveja, a visita também vale a pena.
Nos arredores, há pubs e bares que podem agradar. Caso goste desses ambientes, você pode dar uma volta nas redondezas, experimentar diversas comidas e aproveitar a noite.
Sesc Belenzinho
Com uma área de 50 mil metros quadrados, o Sesc Belenzinho oferece serviços voltados ao bem-estar da população. Nessa unidade, o lazer, convívio e atividades culturais movimentam o espaço e atraem diferentes idades.
Nesse ambiente, é possível aproveitar:
- espaço de tecnologia e artes, com oficinas, cursos, espetáculos, apresentações, palestras e instalações artísticas;
- biblioteca com um acervo variado de livros e revistas;
- ginástica multifuncional, com práticas esportivas que estimulam a autonomia e socialização;
- teatro com 374 lugares;
- clínica odontológica com consultórios de uso exclusivo a credenciados;
- quadras de tênis e futsal;
- campo de futebol com grama sintética;
- pista de caminhada com 200 metros;
- ginásio de esportes;
- salas para apresentações, como leituras dramáticas e oficinas de teatro e dança;
- espaço para crianças de 0 a 6 anos;
- cafeterias e lanchonetes.
Museu da Imigração
O Museu da Imigração é uma alternativa para quem deseja conhecer a história e as origens dos povos que imigraram para o Brasil. Ele sempre tem novas programações voltadas às memórias e à celebração dos imigrantes.
Ademais, o acervo fixo documenta a história da imigração no Brasil por meio de registros textuais e iconográficos, objetos e publicações.
Teatro Fernando Torres
Já o Teatro Fernando Torres é para quem gosta de arte. Ele é considerado um dos maiores teatros da cidade e possui uma arquitetura moderna. É possível visitar o local e aproveitar as apresentações, pois sempre há novas peças disponíveis em diferentes horários.Com mais de 10 anos de existência, ele foi apadrinhado pela atriz Fernanda Montenegro e já recebeu por volta de 700 mil pessoas, até 2023.
Shopping centers
A região conta com shoppings que são bastante procurados pela população. Eles apresentam atividades diversificadas de lazer, concentrando mais de 300 lojas com variedade de produtos e serviços, além de praças de alimentação.
O shopping Metrô Tatuapé e o Shopping Boulevard Tatuapé abrem diariamente. Logo, eles são ótimos espaços para quem busca fazer compras, visitar os restaurantes ou explorar as atividades de lazer disponíveis.
Como é a educação e a saúde nesse bairro?
Em relação aos serviços básicos, como educação e saúde, os moradores do Tatuapé têm acesso a múltiplas opções. Há diversas instituições, tanto públicas quanto privadas, oferecendo atendimento de qualidade para a população.
Para citar alguns exemplos, há opções particulares, como o Colégio La Fontaine, o Colégio Conde Domingos, o Colégio Anália Franco e o Colégio Amorim. No ensino superior, existem universidades como a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), a UniDrummond e a Faculdade Unida de São Paulo (FAUSP).
No quesito saúde, há o Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, o Hospital Vitória e o Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco. Dessa forma, não é preciso sair do bairro para buscar atendimento médico.
Como é a mobilidade no bairro do Tatuapé?
Após conhecer melhor o Tatuapé, é fundamental saber como é a mobilidade do bairro. Isso porque ele se localiza próximo à Marginal Tietê e a outras avenidas relevantes, como a Radial Leste e a Salim Farah Maluf. Ou seja, ele fica entre as vias de entrada e saída de São Paulo.
Para quem possui carro ou utiliza aplicativo de transporte privado, o deslocamento costuma ser mais tranquilo. No caso de pessoas que recorrem aos meios de transporte públicos, há opções que facilitam o cotidiano, como a ferrovia.
Graças à estação Tatuapé, a região com tantas atrações e áreas de lazer pode ser inteiramente desfrutada. Nela, há integração entre o sistema da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô de São Paulo.
Todos os dias, cerca de 60 mil passageiros frequentam a estação nos horários de pico. Além disso, as linhas de ônibus funcionam em diferentes horários durante o dia todo, trazendo mais uma alternativa de locomoção.
Onde fica localizada a Estação Tatuapé em São Paulo?
Após ter essa visão geral sobre o Tatuapé, é pertinente saber onde fica localizada a estação de metrô do bairro. Como você viu, o sistema CPTM e o metrô da cidade se integram. Além disso, a estação tem a função de conectar os dois shoppings.
Ela fica na Rua Melo Freire, esquina com a Rua Tuiuti e funciona todos os dias das 4h40 até 00h00. Sobre a capacidade de passageiros, saiba que ela consegue atender até 60 mil pessoas por hora de pico em uma área construída de 34.680 metros quadrados.
Ademais, a estação é adaptada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, tendo elevador preferencial. No geral, as características de acessibilidade estão presentes nas demais estações da Linha 3-Vermelha.
A Linha 3-Vermelha passa por quais bairros de SP?
Outro conhecimento relevante para circular em SP é saber por quais bairros a Linha 3-Vermelha passa, além do Tatuapé. Isso porque ela tem 22 km de extensão e possui 18 estações ao todo. Sendo assim, a linha é responsável por transportar uma grande quantidade de pessoas por longas distâncias.
Ela faz ligação entre a estação Barra Funda, na zona oeste, com a estação Itaquera, na zona leste. Na prática, a Linha 3-Vermelha atende uma série de bairros. Veja só:
- Palmeiras-Barra Funda;
- Marechal Deodoro;
- Santa Cecília;
- República;
- Anhangabaú;
- Sé;
- Pedro II;
- Brás;
- Bresser-Mooca;
- Belém;
- Tatuapé;
- Carrão;
- Penha;
- Vila Matilde;
- Guilhermina Esperança;
- Patriarca-Vila Ré;
- Artur Alvim;
- Corinthians-Itaquera.
A seguir, veja algumas particularidades de cada bairro e estação em que essa linha passa, considerando dados de 2023!
Palmeiras-Barra Funda ou Barra Funda
Fundada em 1988, a estação Barra Funda finaliza a Linha 3-Vermelha e integra as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM. O nome dela foi mudado em 2006 para Palmeiras-Barra Funda em homenagem ao time de futebol, pela proximidade ao estádio Allianz Parque.
Esse terminal fica localizado na Rua Bento Teobaldo Ferraz, 119 e é um dos terminais com maior circulação de São Paulo, recebendo até 60 mil passageiros nos horários de pico. Ele reúne, no mesmo complexo, o terminal rodoviário que liga linhas municipais, intermunicipais, interestaduais e metropolitanos, além de contar com trens e metrôs.
Por meio da estação, você também consegue ter acesso ao Memorial da América Latina, uma das atrações mais famosas da cidade.
Marechal Deodoro
A estação Marechal Deodoro foi inaugurada em 1988 e fica localizada na Praça Marechal Deodoro, no bairro de Santa Cecília. Ela tem capacidade de transportar cerca de 20 mil passageiros diários, sendo bastante movimentada.
Santa Cecília
Já a estação Santa Cecília foi finalizada em 1983 e possui uma área de 10.680 metros quadrados. Ela tem capacidade de atender até 20 mil passageiros por hora. Apesar de não ter escadas rolantes, ela conta com elevador para garantir a acessibilidade.
República
A estação República se localiza na Praça da República, na região central de São Paulo. Ela foi inaugurada em 1982 e abriga o Museu da Diversidade Sexual. Com poucos minutos de caminhada é possível chegar ao Sesc 24 de Maio, a Galeria do Rock e diversos restaurantes. Sua capacidade é de até 80 mil pessoas em horários de pico.
Anhangabaú
Outra estação do centro de SP é a Anhangabaú, que recebe até 20 mil passageiros por hora. Inaugurada em 1983, ela fica na Rua Formosa, entre a Praça da Bandeira e a Avenida 23 de Maio. Devido a essa localização estratégica, ela é bastante utilizada pelos moradores e visitantes da capital.
Sé
A estação da Sé ficou pronta em 1978 junto à reforma da Praça da Sé e atende até 100 mil passageiros simultaneamente nos horários de pico. Além disso, ela faz integração com a Linha 1-Azul, também do metrô.
Devido à sua história, essa área é um dos principais pontos de referência cultural de São Paulo. As atrações próximas incluem o Centro Histórico, Catedral da Sé e Caixa Cultural.
Pedro II
A estação Pedro II fica na Rua da Figueira, no Brás, e sua inauguração ocorreu em 1980. Ela se localiza próxima à Praça Cívica Ulisses Guimarães e ao Hospital Sancta Maggiore Mooca. Próximo a ela fica a Avenida do Estado e o rio Tamanduateí.
O nome dessa estação faz referência ao Parque Dom Pedro II, que fica ao lado dela. Nos horários de pico, ela recebe até 20 mil passageiros.
Brás
A próxima estação da Linha 3-Vermelha é a do Brás, que fica na Rua Domingos Paiva. Sua inauguração ocorreu em 1978 e ela é capaz de receber até 60 mil passageiros por hora.
Ela fica próxima ao parque Benemérito José Brás. Nesse espaço, é possível encontrar quadras, playground e pista de caminhada. A estação também é cercada de lojas, restaurantes e mercados.
Bresser-Mooca
Logo após há a estação Bresser-Mooca, na Rua do Hipódromo. Ela foi inaugurada em 1980 e atende até 20 mil passageiros de modo simultâneo. O local também fica perto de diversas atrações, como o Templo Salomão, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e o Teatro Anhembi Morumbi.
Belém
A estação Belém fica na Avenida Alcântara Machado e foi inaugurada em 1981. Por lá, há diversos restaurantes no entorno, permitindo que você acesse diversas gastronomias. Ao total, até 20 mil passageiros passam por ela nos horários de pico.
Carrão-Assaí Atacadista
Localizada na Avenida Radial Leste, na esquina com a Rua Apucarana, a estação Carrão foi inaugurada em 1986. Em 2021, ela trocou de nome de Carrão para Carrão-Assaí Atacadista após uma negociação de naming rights feita pelo metrô com a empresa. Sua capacidade é de até 20 mil passageiros.
Penha
Já a estação Penha se localiza na Avenida Conde de Frontin, conhecida como Radial Leste. Sua inauguração ocorreu em 1986 e ela está entre dois bairros: a Penha de França, ao norte, e a Vila Aricanduva, ao sul. Ao total, ela recebe cerca de 20 mil passageiros nos horários de pico.
Vila Matilde
Na Rua Coronel Pedro Dias de Campos, 1173, localiza-se a estação Vila Matilde. Ela foi inaugurada em 1988 e atende até 20 mil passageiros. Na região há diversos comércios, além de pontos de interesse como a Igreja de Santa Rita de Cássia, bares, academias e lojas no seu entorno.
Guilhermina-Esperança
A estação Guilhermina-Esperança foi inaugurada em 1988 e consegue atender até 20 mil passageiros ao mesmo tempo. Ela fica na Rua Astorga, 800. Por perto, há restaurantes, pubs, lojas de roupas e supermercados.
Patriarca-Vila Ré
A estação Patriarca-Vila Ré se localiza na Avenida Antônio E. Carvalho, 1990. Antes, a região era periférica, mas com o crescimento de São Paulo, ela cresceu e recebeu imigrantes de outros bairros. A estação foi inaugurada em 1988 e transporta até 20 mil passageiros por hora.
Artur Alvim
A estação Artur Alvim foi inaugurada em 1988 e fica na Avenida Dr. Luiz Aires, 1800. A região é próxima de Itaquera, Vila Ré e Vila Nhocuné, além de contar com colégios públicos e privados. O Shopping Metrô Itaquera também é um atrativo por perto. Sua capacidade é de 20 mil passageiros.
Corinthians-Itaquera
Por fim, a estação Corinthians-Itaquera fica na Avenida Projetada, 1900. Pelo nome, você já deve ter imaginado que nas proximidades fica a Arena Corinthians. Perto da estação, que foi inaugurada em 1988 e atende a até 60 mil pessoas, há atrações como o Shopping Metrô Itaquera, Parque do Carmo e Sesc Itaquera.
Afinal, como usar o metrô em São Paulo?
Após conhecer a estação Tatuapé e algumas informações sobre a Linha 3-Vermelha, é o momento de aprender como usar o metrô em São Paulo. Dessa maneira, você poderá se deslocar mais facilmente na capital.
O metrô da capital paulista é o transporte mais utilizado por moradores e turistas, tendo mais de 100 km de extensão. Segundo o site oficial do Metrô de São Paulo, a rede metroviária de 91 estações recebe mais de 5 milhões de passageiros todos os dias.
Já os horários costumam ir das 4h40 até meia-noite, todos os dias. Porém, podem ter alterações conforme a estação e outros fatores. Para conferir os horários de metrôs específicos, vale baixar o aplicativo Metrô de São Paulo Oficial. Ele também mostra o tempo previsto do seu trajeto.
Em relação à passagem, é possível comprar o bilhete unitário nas cabines das estações ou adquirir o bilhete único. Esse bilhete é um cartão recarregável de todos os transportes públicos da cidade, como trens e ônibus. Em maio de 2023, o valor da tarifa era de R$ 4,40.
Outra informação relevante é que uma tarifa permite o deslocamento gratuito entre as linhas de trens e estações de metrô durante 3 horas. Para entender as vantagens dessa solução, saiba que, de ônibus, a tarifa comum sobe para R$ 7,65 e permanece sendo R$ 4,40 para estudantes.
Agora você descobriu onde fica a estação do Tatuapé e quais são as suas principais características e da região. Com as dicas de como utilizar o metrô, você já pode desbravar a Linha 3-Vermelha e explorar essa área. Com a ajuda do metrô, será possível aproveitar melhor a capital paulista.Gostou deste artigo? Aproveite para conferir o guia completo sobre os bairros de São Paulo e aprenda sobre as diferentes regiões da cidade!
E se você procura imóveis para comprar no Tatuapé perto do metrô, a Loft tem muitas opções!
Deixe seu comentário