Nanoglass: o que é e quais são suas vantagens?

Compartilhar a notícia

Você sabia que o nanoglass é uma pedra que pode ser usada para valorizar os cômodos da sua casa? Veja do que ele é feito e como personalizar seu ambiente!

10 de agosto de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 25 de agosto de 2023 6 min de leitura
Nanoglass - o que é e quais são suas vantagens

Os profissionais de construção civil e design estão sempre buscando novidades para criar ambientes originais e cheios de personalidade. Entre as tendências do mercado, o nanoglass vem se destacando no ramo de revestimentos.

Isso porque ele é uma pedra que consegue trazer beleza e elegância aos ambientes sem deixar de lado a durabilidade. Desse modo, ele se torna uma boa opção para quem deseja construir um lar moderno e com materiais resistentes.

Você ainda não conhece o nanoglass? Não se preocupe, ao continuar a leitura você descobrirá como utilizá-lo na decoração da sua casa.

Aproveite!

O que é nanoglass?

Nanoglass é uma tendência que começou a fazer sucesso devido ao marmoglass, um material de origem chinesa. Essa era uma opção que foi amplamente utilizada por arquitetos e trouxe bons resultados de acabamentos e design ao longo dos anos.

Porém, o lado negativo era que, por ser composto de pó de mármore e pó de vidro, o material formava algumas bolhas de ar. Esse fator acabava deixando o produto mais vulnerável a impactos e diminuindo sua durabilidade.

Com o desenvolvimento tecnológico, o nanoglass foi criado com a mesma função do marmoglass, mas oferecendo maior resistência aos impactos. Isso foi fundamental para que ele agradasse e virasse tendência no setor de decoração.

Na prática, a pedra nanoglass é um tipo de revestimento que se baseia na nanotecnologia, produzida à base de resina e pó de vidro.

Quais as principais características desse tipo de pedra?

Agora que você sabe o que é nanoglass, vale conhecer um pouco melhor suas características. Ele é um material liso, uniforme e branco e, diferentemente do marmoglass, possui baixa porosidade, dificultando a entrada de ar.

Outra particularidade é que o nanoglass é mais difícil de manchar e sua limpeza é fácil. Então a pedra costuma ser indicada para superfícies que sujam bastante.

Porém, para aproveitar essas características é fundamental contar com uma empresa especializada para instalar a peça no cômodo. Como o material é rígido, se ocorrerem rachaduras não será possível corrigi-las.

Anúncios

Onde o nanoglass costuma ser usado?

Como você percebeu, o nanoglass oferece resistência e versatilidade. Desse modo, ele pode ser usado para revestir diferentes cômodos e espaços. Por exemplo:

  • pias de banheiros;
  • bancadas;
  • paredes;
  • pisos;
  • mesas;
  • escadas;
  • entre outras opções.

Na cozinha, ele pode dar um acabamento moderno e apresentar um ar minimalista. Para quem prefere um espaço com cores, é interessante mesclar o branco da pedra com uma decoração mais chamativa e colorida.

No banheiro, ele pode ser usado na bancada, contorno da banheira e até no piso. Por ser um material fácil de limpar, é uma opção atraente para esse cômodo, deixando-o moderno e elegante.

Além disso, o nanoglass pode ser usado para criar bancadas de estudo no quarto ou sala. Também é uma alternativa pensar em áreas gourmet com uma parte revestida do material ou até mesmo a escada na sala.

No geral, não há uma regra específica que determine os lugares para utilizar esse material, que pode constituir espaços internos e externos. No entanto, é essencial ter cuidado para que ele não receba calor direto, pois há risco de ele trincar e causar algum tipo de acidente por ser feito à base de vidro.

Qual o preço médio do nanoglass?

Outra dúvida comum sobre o nanoglass é o custo médio desse material. Esse valor pode variar dependendo do fornecedor, da região do país e até da quantidade de material em cada pedido. De modo geral, em maio de 2023 o preço médio girava em torno de R$900 e R$1500 o metro quadrado.

Ao considerar o preço, é necessário ter em mente o custo-benefício do produto. Afinal, é preciso contar com um fornecedor de qualidade para a pedra ser instalada corretamente e oferecer maior resistência aos diferentes usos.

Quais as vantagens de usar essa pedra em casa?

Pensando nos benefícios do nanoglass, um dos pontos altos é que o material é durável e mais resistente do que granito ou mármore. Ele também tem baixas chances de criar bolhas de ar ou de encardir.

Outra vantagem está no fato de a pedra ser homogênea e facilmente combinada com outros elementos do ambiente. Como o material é discreto e não possui muitas informações, ele se alinha facilmente com a decoração do espaço.

Ainda, o alto brilho da superfície polida dá um ar clean e sofisticado para o ambiente. Então o elemento tende a valorizar o imóvel.

Quais são as outras opções de pedras para utilizar na decoração?

Até aqui, você viu sobre as opções de pedra industrializadas chamadas de marmoglass e nanoglass. Agora, vale conhecer outras pedras que também valorizam os ambientes.

A seguir, veja algumas delas!

Granito 

O granito é uma pedra natural e menos resistente do que o nanoglass, devido à sua porosidade. No entanto, muitas pessoas optam por ele devido à variedade de cores e pelo seu valor. Assim, os cômodos podem ser decorados de diferentes formas e sem gastar muito.

Pedra de ardósia

A pedra de ardósia pode ser usada em projetos modernos nos pisos ou nas paredes. Ela é de fácil manutenção, sendo encontrada em diversas texturas e tamanhos. Apesar de sua aparência elegante, seu custo é baixo — podendo ser uma alternativa boa para deixar o espaço mais refinado.

Ônix

Uma pedra luxuosa é o ônix, que é uma variedade de quartzo. Ele pode ser usado em áreas internas e externas — e algumas pessoas acreditam que seu uso traz proteção ao lar. O ônix verdadeiro aparece nas cores preto e branco, mas há variantes artificiais de diferentes cores.

Seixo

A pedra natural chamada seixo é encontrada nos leitos de rios, tendo superfície lisa e formato arredondado. Devido à sua estética, ela é geralmente utilizada para dar sofisticação a banheiros, cozinhas, salas e áreas gourmet.

Neste artigo, você aprendeu o que é nanoglass e as vantagens de colocá-lo no seu projeto de casa, certo? Agora, já pode pensar em quais cômodos essa pedra ficará mais bonita e como manter o ambiente requintado e agradável.

Procurando imóveis para comprar e aplicar nanoglass? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.