A arte, a arquitetura e o design de interiores andam lado a lado e existem vários elementos que conseguem deixar essa conexão mais evidente: uma pintura na parede, um mobiliário assinado, tapeçarias – como tapete na sala – e, ainda mais populares, por meio dos quadros para sala e outros ambientes.
É muito comum entre aqueles “decoradores de primeira viagem”, que estão no processo de decorar o primeiro imóvel, se depararem com situações em que só posicionar os móveis no lugar certo não basta: as paredes vazias são um incômodo para o visual.
A decoração da sala – seja de estar ou jantar – costuma ser o cartão postal de qualquer residência, e os quadros para sala ajudam a criar uma atmosfera mais criativa e, a depender da escolha, até mesmo afetiva.
Como escolher quadros para sala?
Tamanhos diversos, infinitas opções de arte e até mesmo molduras com cores e acabamentos únicos: a decoração com quadros é bastante versátil e se adequa a qualquer ambiente.
Para a sala, há uma pressão ainda maior na escolha dos quadros, já que eles terão o papel de compor um dos ambientes mais habitados pelos moradores e visitas. Vários aspectos importam, e listamos a seguir algumas dicas para não errar na escolha:
Identifique o seu estilo
Os quadros para sala precisam ser fiéis ao estilo de decoração que você quer para o seu lar. Afinal, esse será o fio condutor de todas as outras escolhas: desde a arte até a cor da moldura.
Por exemplo, se você segue um estilo mais colorido, pode buscar por quadros abstratos com um mix de cores interessante e harmonioso; para uma sala mais delicada, apostar em quadros florais combina bem; e para um ambiente mais minimalista, busque por quadros mais neutros e molduras com filete claro para trazer elegância e sutileza à composição.
Escolha da arte
Existem infinitas opções de arte para decorar a sua sala e o mais importante é buscar algo que você goste e traga algum traço da sua personalidade.
Estampas florais, quadros abstratos, natureza e até mesmo retratos da família podem ser usados para criar um quadro bonito e cheio de sentimentos.
Tamanho
O tamanho dos quadros vai depender da quantidade de parede disponível e se há outros elementos decorativos que farão parte da decoração. Se a sua sala possui uma parede totalmente solitária, vale a pena apostar em um tamanho grande, com 200 cm.
Já em salas que não dispõe de toda uma parede, quadros pequenos (entre 20 cm e 40 cm) e médios (em torno de 60 cm) já solucionam o problema.
Altura
Não existe altura ideal para posicionar os quadros no ambiente, já que vai variar de projeto para projeto. Um consenso entre alguns arquitetos é deixar a arte na altura dos olhos, a pelo menos 1,60 m do chão. Para o caso do quadro ser pendurado em uma parede que tenha um móvel, posicione entre 20 e 25 cm acima deste objeto.
Caso o seu imóvel tenha molduras de gesso no teto, é importante avaliar o pé direito e não deixar o quadro muito no alto, já que pode sobrecarregar de informação e reduzir ainda mais a distância com o teto.
Quadros grandes para sala
Os quadros grandes podem ser usados como destaque na sala de estar e jantar. O mais importante é que ele fique em uma área de grande visibilidade, já que com toda a certeza será a estrela do décor. A seguir, separamos algumas ideias de quadros para sala:
Como escolher quadros para sala de jantar
A decoração da sala de jantar é muitas vezes esquecida. Basta colocar uma mesa de jantar e cadeiras bonitas que muitos acreditam que já basta para criar um visual adequado, mas a verdade é que os quadros entram como a cereja do bolo para decorar este ambiente.
Para combinar bem com a sala de jantar, as regras para escolher os quadros não mudam tanto do que seria na criação de uma cozinha ou banheiro moderno. O mais importante é escolher bem a estampa, afinal, ela será observada durante os jantares em família e até sozinho.
O ideal é buscar por um quadro que traga vida para o espaço e que tenha cores que contrastam ou se enquadram bem com os outros móveis. Outro ponto importante é escolher a moldura em uma tonalidade próxima da madeira da mesa e cadeira – se esse for o revestimento da mobília.
Quadros coloridos para sala de jantar
É possível brincar com cores neste caso. Como esse ambiente costuma ser mais monocromático e ter uma base neutra, os quadros podem ser coloridos e entrar como pontos de luz na composição. Por outro lado, se a ideia é manter a sofisticação e deixar o décor mais clássico, quadros de uma só cor podem cair bem também.
Harmonia prevalece
Outro aspecto importante é prezar pela harmonia, ainda mais porque a sala de jantar costuma ser composta por poucos elementos decorativos e, não detém de grandes metragens.
Se o ambiente for integrado (com a sala de estar, por exemplo), os quadros precisam dialogar com o outro cômodo também.
Quadros para sala de jantar modernos
Os quadros modernos são tendências e se encaixam muito bem ao visual da sala de jantar. Os modelos abstratos e coloridos são os que melhor representam a categoria, pois trabalham geralmente com formas orgânicas e criam um contraste interessante.
Como escolher quadros para sala pequena
As salas pequenas apresentam o desafio de aproveitar melhor os espaços e ainda assim criar um visual envolvente e que traga a personalidade do morador. Os quadros não perdem o papel de serem ferramentas para isso, mesmo que em metragens menores.
Para esse tipo de ambiente, o ideal é buscar por modelos pequenos e médios. Caso ainda queira um quadro grande, o mais recomendado é optar por um que possa ser colocado na horizontal – visto que o quadro vertical na sala precisa que o ambiente tenha um pé direito maior, que é mais raro em salas pequenas. Dê preferência para posicioná-los acima do sofá ou futon.
Além disso, uma ideia bacana para quem deseja decorar a sala pequena é colocar quadros de diferentes tamanhos e artes para trazer mais dinamismo e não deixar espaço sobrando na parede.
Independentemente do tamanho da sala, é possível encontrar o quadro que melhor se adeque a ela. O grande desafio em uma sala pequena é que aqui a decoração fica mais centralizada em um mesmo espaço, e a harmonia deve ser priorizada para o quadro não fugir do estilo.
Colaboração Yeska Coelho
Deixe seu comentário