O que é Registrato e como usar o sistema?

Compartilhar a notícia

Entenda o que é Registrato e como os relatórios apresentados pelo Banco Central podem colaborar para você entender a sua vida financeira!

26 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 26 de dezembro de 2023 6 min de leitura

Imagine que existe um site onde você pode consultar gratuitamente as suas principais informações relacionadas a Pix, empréstimos e outras atividades financeiras. Parece uma boa ideia, não é mesmo? Essa solução já existe e é oferecida de forma gratuita no Brasil: o Registrato.

O serviço disponibilizado pelo Banco Central (Bacen) pode ser acessado com facilidade por qualquer pessoa por intermédio do sistema “gov.br”. Dessa forma, você consegue visualizar importantes dados sobre o seu histórico financeiro de modo simples e sem custos.

Quer saber mais sobre o Registrato? Então continue a leitura deste artigo e descubra detalhes sobre a solução do Bacen!

O que é o Registrato do Banco Central e como ele funciona? 

O Registrato é uma plataforma do Bacen que reúne os dados e registros financeiros de uma pessoa física em um único lugar, tornando mais fácil e ágil o acesso a essas informações. Ele disponibiliza gratuitamente relatórios de:

  • Chaves Pix;
  • Empréstimos e Financiamentos (SCR);
  • Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS);
  • Câmbio e Transferências Internacionais;
  • Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do setor público federal — Cadin Federal;
  • Cheques Sem Fundos (CCF).

Ao utilizar o Registrato, você terá acesso a históricos, registros, contas, documentos e outros dados relacionados a sua vida financeira com diferentes instituições. Isso significa que é possível consultar informações cruciais de forma prática, sem precisar buscar em diversas fontes.

É importante destacar que o próprio Bacen afirma que pode haver divergências nos relatórios, tudo bem? No caso do SCR, por exemplo, a instituição afirma que os dados não são atualizados em tempo real, tendo uma defasagem média de 20 dias.

Ainda, o Banco Central informa que os dados apresentados são obtidos junto às instituições financeiras — que são as responsáveis pelos registros. Portanto, se você encontrar algum erro é preciso buscar o seu banco para solucionar a questão.

Para que serve a ferramenta do Bacen?

O Registrato é um sistema bastante útil para o acesso a dados sobre questões financeiras pessoais, certo? Mas como ele pode ser utilizado, na prática? 

A solução do Bacen tem um papel relevante ao fornecer informações valiosas sobre as finanças de uma pessoa. Então ele é especialmente útil se você quer realizar transações imobiliárias e deseja entender o seu histórico para solicitar crédito — seja para a compra ou locação de imóveis.

Ainda de acordo com informações do Banco Central, o Registrato serve para um indivíduo:

  • verificar a existência de dívidas;
  • identificar conta bancária, dívida ou chave Pix desconhecida por ele;
  • acompanhar a vida financeira, tendo mais controle.

Logo, utilizar a ferramenta permite ter acesso a dados relevantes sobre a sua capacidade financeira e ainda conferir informações quanto a possíveis fraudes em seu nome. É por isso que a plataforma é uma aliada na busca por segurança e transparência sobre as finanças de uma pessoa — inclusive para a tomada de crédito imobiliário.

Com o Registrato, você evita surpresas desagradáveis, como problemas legais ou dívidas indevidas. Interessante, não é?

Anúncios

Por que é importante monitorar as informações fornecidas pelo Registrato? 

Agora que você conhece a utilidade da ferramenta do Banco Central, é hora de entender os motivos que tornam o seu acompanhamento tão relevante.

Especialmente se você quiser realizar uma transação no mercado imobiliário, o monitoramento constante das informações fornecidas pelo Bacen acaba sendo essencial para garantir que as negociações sejam seguras e tranquilas.

Confira algumas razões para você estar atento a esses dados!

Avaliar a sua situação financeira

Ao monitorar as informações do Registrato, você pode verificar possíveis dívidas e contas que têm a capacidade de influenciar uma eventual tomada de crédito imobiliário. Assim, pode ficar mais fácil obter condições melhores em um financiamento, por exemplo.

Negociar com efetividade

Fazer o acompanhamento ativo das finanças permite que você tenha uma visão clara sobre a situação das suas finanças. Então é possível fazer uma negociação com bancos e outras credoras com mais clareza e eficiência.

Aumentar as chances de obter crédito

Quanto mais você conhecer sua vida financeira, mais fácil será ter controle sobre as finanças. Além disso, é possível resolver pendências ou mesmo erros que possam atrapalhar seu histórico. Como consequência, aumentas as chances de obter crédito — como para financiar um imóvel.

Tomada de decisão embasada

Por fim, ao fazer o monitoramento das informações fornecidas pelo Registrato você terá dados para embasar as suas decisões financeiras com mais segurança e tranquilidade.

Logo, não subestime a importância de estar atento e acompanhar as informações fornecidas pelo sistema. Desse modo, você poderá se preparar para ter uma negociação mais bem-sucedida e uma experiência positiva no mercado de imóveis.

Como acessar o Registrato?

Como você conferiu, o acesso ao Registrato é gratuito. Então o próximo passo é descobrir como é rápido e fácil utilizar o sistema do Banco Central.

Siga estes passos!

Acesse o site do Registrato e faça o login

O primeiro passo é visitar a página do Registrato. Perceba que você será redirecionado para o login com CPF e senha do sistema “gov.br”. Então, preencha os dados e clique em “entrar”, caso tenha a conta. Se ainda não a tiver, crie a sua conta gov.br.

Abra o sistema e escolha os relatórios desejados

Após o login, você entrará na plataforma do Registrato. Observe que ela oferece diferentes relatórios, como contas em bancos, chaves Pix e outros. Então clique sobre a área que você deseja acessar. Isso pode ser feito no botão “consultar” ou no menu lateral esquerdo do site.

Gere o relatório de interesse

Já na página do relatório que você quer ter acesso, clique na caixa para aceitar os termos de ciência e responsabilidade. Em seguida, clique no botão “Gerar relatório” e aguarde a criação do documento.

Os relatórios estarão disponíveis na plataforma, onde você pode baixá-los e consultá-los quando desejar. Além disso, há como criar outros documentos de forma gratuita sempre que necessário.

Conforme você descobriu ao longo deste artigo, o Registrato é um sistema do Bacen que disponibiliza gratuitamente as suas informações financeiras. Assim, é possível ter acesso ao seu histórico das finanças, se proteger de fraudes e até aumentar suas chances de obter crédito.

Gostou de saber mais sobre este tema? Descubra também o que é anticrese.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.