Portal Loft
  • Morar com estilo
    Decoração Ambientes
  • Vizinhança
    Bairros Condomínios Apartamentos Casas
  • Mercado imobiliário
    Anunciar apartamento Comprar apartamento Vender apartamento Assuntos financeiros Financiamento imobiliario +Loft
  • Dados e pesquisas
    Sala de Imprensa Sobre a Loft
  • Negócios
    Espaço Corretor Fechar negócio Loft mais negócio Planejar a venda Receber visitas
  • Imóveis à venda
    Imóveis à venda em São Paulo Imóveis à venda no Rio de Janeiro Imóveis à venda em Porto Alegre Imóveis à venda em Belo Horizonte Vender imóveis Contato
  • Web Stories
  • Home
  • Assuntos financeiros

O que é Taxa Referencial (TR) e qual seu impacto?

Compartilhar a notícia

Entenda como funciona a Taxa Referencial e a sua importância para investimentos e créditos imobiliários

01 de julho de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de setembro de 2023 8 min de leitura
taxa referencial Foto: Shutterstock

Se você acompanha o noticiário, mesmo que de longe, em algum momento já ouviu falar da Taxa Referencial (TR) e de como suas oscilações interferem na economia. Apesar de ser um índice que existe há mais de 30 anos, ainda há muitas dúvidas sobre seu funcionamento e abrangência, especialmente no mercado imobiliário.

Para entender um pouco mais sobre como a TR influencia a vida de quem vai financiar um imóvel, é preciso conhecer suas origens, variações e vantagens em relação a outros indexadores.

O que você vai ler
  • O que é TR?
  • Para que serve a Taxa Referencial?
  • Como a TR impacta o financiamento imobiliário?
  • Como a Taxa Referencial é calculada?
  • Qual é o valor da TR?
  • Qual valor da TR hoje?
  • TR 2023
  • TR 2022
  • Efeitos da TR na economia
  • Vantagens da TR
  • Outros indexadores
  • Resumo sobre TR

O que é TR?

A Taxa Referencial, ou simplesmente TR, foi criada em 1991 em meio a um pacote de medidas econômicas do governo de Fernando Collor. No primeiro momento, a TR foi o índice de referência para outras taxas de juros e serviu como ferramenta para tentar controlar a hiperinflação do período – a taxa de inflação acumulada em 1990 havia sido de 1.476,56% em 1990, uma das maiores já registradas no país.

Com o sucesso do Plano Real, implantado em 1994, e a estabilidade econômica que sucedeu, em 1999 a TR perdeu espaço para a taxa Selic, como principal referência para as taxas de juros da economia.

Para que serve a Taxa Referencial?

A TR continua ativa, utilizada na correção de investimentos muito presentes na vida dos brasileiros, como poupança, saldos das contas do FGTS, títulos de capitalização e a maioria dos contratos de financiamento imobiliário realizados no país.

A maioria dos contratos de crédito imobiliário realizados no Brasil utilizam a TR como índice econômico, como ocorre com os financiamentos do Sistema Financeiro Habitacional (SFH), do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e da Carteira Hipotecária e, por isso mesmo, é muito importante entender como a taxa funciona na hora de solicitar um crédito para a realização do sonho da casa própria.

Banner Loft Mais Negócio desktop

Como a TR impacta o financiamento imobiliário?

Um financiamento imobiliário pode ser composto por diferentes taxas, índices, seguros e tributos. Normalmente, o consumidor fica atento às taxas de juros anunciadas pelo mercado, mas em um contrato de longo prazo é preciso avaliar outros pontos, como a forma de amortização da dívida, os seguros obrigatórios e os indexadores utilizados – e exatamente é aí que entra a Taxa Referencial.

Em geral, contratos de crédito imobiliário podem levar décadas para serem quitados e é impossível prever qual vai ser o comportamento da economia nos próximos 20 ou 30 anos. Os indexadores são utilizados para proteger valores e contratos, corrigindo os preços de acordo com as variações da economia e evitando a volatilidade da dívida.

Como nos financiamentos imobiliários os prazos para pagamento costumam ser longos, podendo chegar até a 35 anos, os indexadores são alíquotas que funcionam como uma forma de proteger o valor do dinheiro ao longo do tempo, mantendo a dívida atrelada às valorizações ou desvalorizações da moeda.

Esses indexadores são os índices que as instituições credoras utilizam para fazer a correção do capital que está sendo emprestado. No Brasil, o indexador da maioria dos contratos de financiamento é a Taxa Referencial, que se soma às taxas de juros e outros tributos no valor final a ser pago pelo consumidor. Por isso, entender como a TR é calculada ajuda a ter um maior domínio das letrinhas miúdas do seu contrato de financiamento imobiliário.

Como a Taxa Referencial é calculada?

A TR é calculada diariamente pelo Banco Central sobre o valor da Taxa Básica Financeira (TBF), que é a média ponderada dos juros pagos no mercado secundário pelos títulos públicos prefixados do Tesouro Nacional, as Letras do Tesouro Nacional (LTN).

O valor da Taxa Referencial é divulgada no site do Banco Central. Também é calculada uma TR mensal, com a média ponderada dos últimos 30 dias.

Qual é o valor da TR?

O Banco Central determina que, quando a taxa básica de juros da economia, a Selic, for igual ou inferior a 8,5% ao ano, a Taxa Referencial deve ser zerada. Ou seja, não há correção monetária nas aplicações e contratos que usam a TR. É importante saber que a Taxa Referencial nunca fica negativa.

A TR vinha de um longo tempo de hibernação – foram quatro anos zerada, desde setembro de 2017. Mas os solavancos da economia, a subida da inflação e o aumento da Selic dos últimos anos, a taxa voltou a ficar positiva em dezembro de 2021.

A TR voltou a zero em fevereiro de 2022, mas a alta da Selic, indo a 12,75% em maio e 13,75% em junho, fez com que a TR atingisse o maior valor mensal desde janeiro de 2017, chegando a 0,1663%.

Variação da TR na última década

Variação da Taxa referencial de 2012 a 2022

Qual valor da TR hoje?

O valor da TR hoje é de 0,22%. Já o valor acumulado dos últimos 12 meses é de 2,09% e o acumulado no ano de 2023 até janeiro é de 1,39%.

TR 2023

Abaixo podemos ver o histórico da da Taxa Referencial em 2023, com cada valor mensal apurado no ano para o índice.

Mês de referênciaTR no mêsAcumulada 12 mesesAcumulada 2023
janeiro0,21%1,78%0,21%
fevereiro0,08%1,87%0,29%
março0,24%2,01%0,53%
abril0,08%2,04%0,61%
maio0,21%2,09%0,83%
junho0,18%2,12%1,01%
julho0,16%2,11%1,17%
agosto0,22%2,09%1,39%

TR 2022

Segue abaixo a tabela da TR em 2022, com cada valor mensal apurado no ano para o índice.

Mês de referênciaTR no mêsAcumulada 12 mesesAcumulada 2022
janeiro0,06%0,11%0,06%
fevereiro0,00%0,11%0,06%
março0,10%0,21%0,16%
abril0,06%0,26%0,21%
maio0,17%0,43%0,38%
junho0,15%0,58%0,53%
julho0,16%0,74%0,69%
agosto0,24%0,98%0,94%
setembro0,18%1,17%1,12%
outubro0,15%1,32%1,27%
novembro0,15%1,47%1,42%
dezembro0,21%1,63%1,63%

Efeitos da TR na economia

Como o índice é utilizado na correção da poupança e do saldo do FGTS, quando a TR aumenta, os valores dessas aplicações também sobem, já que são corrigidos pela TR, garantindo que esses investimentos mantenham seus rendimentos protegidos das variações econômicas.

Já nos casos dos financiamentos e empréstimos, quando a TR sobe significa que o valor da correção adicionado à taxa de juros e aos outros custos das parcelas também aumentam, causando impacto no valor final da dívida.

Por outro lado, se a TR oscila para baixo, a poupança, o FGTS e a parcela do financiamento também caem.

Vantagens da TR

Mesmo com a oscilação do último ano, a Taxa Referencial ainda é uma das opções mais seguras para quem quer solicitar um crédito imobiliário.

Estabilidade ao longo do tempo

Esse é o principal benefício que a TR traz para o consumidor é a. Nos últimos 10 anos, por exemplo, a TR anual apresentou oscilações brandas, entre 0% (registrado em 2018, 2019 e 2020) e 2,0125% (registrado em 2016).

Impacto menor no valor do financiamento

Essas alíquotas apresentam um histórico de variações muito menor do que outros indexadores oferecidos no mercado – como o IPCA – e costumam ficar abaixo da inflação, causando um impacto menor no valor final do financiamento.

A utilização da TR como indexador pode ser considerada uma escolha mais conservadora. Por apresentar taxas mais estáveis, que provocam variações menos impactantes no valor da parcela e sendo um indexador que pode até mesmo hibernar, é possível planejar melhor os pagamentos a longo prazo e quitar a dívida sem passar por grandes sustos.

Outros indexadores

O mercado oferece outros índices de correção, como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e a poupança.

Depois da TR, o indexador mais usado no mercado de crédito brasileiro é o IPCA, que é o índice oficial da inflação no Brasil medido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPCA é afetado diretamente pelas variações da taxa Selic e pode causar impactos significativos no valor da parcela e no saldo final do financiamento em períodos de instabilidade econômica como o atual. Para o tomador de crédito, um empréstimo indexado pelo IPCA tem riscos maiores, acompanhando a movimentação da economia.

Esse tipo de indexador é mais recomendado para quem gosta de arriscar um pouco mais e deseja aproveitar os bons ventos da economia para quitar a dívida em prazos mais curtos, de cinco a dez anos.

Mas essa não é a realidade dos brasileiros que solicitam crédito imobiliário ao longo dos anos. Em boa parte dos financiamentos realizados no país pelo SFH – como no caso do programa Casa Verde e Amarela que utiliza os recursos do FGTS – a utilização da TR é uma condição obrigatória. E mesmo em financiamentos que possibilitam a escolha do indexador, a TR tem se mostrado uma opção mais confiável e menos sujeita às variações bruscas da economia.

Resumo sobre TR

Taxa Referencia hoje?

O valor da TR hoje é de 0,22%.

Logo-Loft

Autor Time Loft

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Glossário do mercado imobiliário Impostos e taxas

Notícias relacionadas

cálculo para reajuste de aluguel

Aluguel

Aluguel

30 de janeiro de 2025

Cálculo para reajuste de aluguel: IGP-M de janeiro de 2025

escritura de imóvel gratuita

Assuntos financeiros

Assuntos financeiros

24 de setembro de 2024

Escritura de imóvel gratuita: Como obter?

Posts mais lidos

vila-mariana-loft

Bairros

Bairros

10 de junho de 2024

Vila Mariana: um bairro residencial e bem localizado

Imobiliárias

Imobiliárias

05 de abril de 2024

Leads imobiliários: saiba como captar clientes qualificados para a sua empresa

Banner Loft Masi Negócio lateral

Deixe seu comentário

Cancelar resposta

Veja também

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel no Rio dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Viver de aluguel ou comprar apartamento - Saiba qual opção escolher

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel em POA mais que dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Ruas na Vila Olímpia lideram vendas de imóveis na capital paulista em 2025

Assine nossa Newsletter

  • Morar com estilo
  • Vizinhança
  • Mercado imobiliário
  • Dados e pesquisas
  • Negócios
  • Web Stories
  • Contato

Portal Loft © 2022 Loft - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.