A área da cidade escolhida para alugar ou comprar um imóvel diz muito sobre qual será o estilo de vida do morador. Isso porque os diferentes tipos de bairros possuem especificidades que podem corresponder às expectativas de cada pessoa.
Assim, considerar as características do local e analisar como seria a rotina ali é fundamental antes de decidir onde morar. Dessa forma, você descobre qual lugar pode tornar seu cotidiano mais prático e melhorar sua qualidade de vida.
Para isso, é necessário fazer uma lista das suas exigências para examinar os bairros. A partir dela, você consegue definir quais deles fazem sentido para seu cotidiano e quais deles não são adequados. Logo, a escolha se torna muito mais fácil.
Você quer descobrir quais são os tipos de bairro existentes e como eles funcionam? Continue a leitura para conhecer as características de cada um e saber qual é a parte ideal da cidade para você morar! Confira!
O que é um bairro?
O bairro é uma das partes em que se divide uma cidade, funcionando como uma área compartimentada com características específicas. Conforme esses espaços se formam, a cidade é composta, cresce e se desenvolve.
De modo geral, o tipo de desenvolvimento local interfere diretamente nas características que os bairros têm. Isso significa que as particularidades de cada região dependem do espaço geográfico, de quem ocupou aquele lugar primeiro ou das medidas adotadas na sua criação.
Para exemplificar, pense nos bairros da região dos Jardins, em São Paulo. Essa região foi planejada há mais de 100 anos para ser um bairro-modelo, com arborização e habitações de alto padrão. Como resultado, os moradores foram constituindo uma comunidade baseada nesses princípios.
Já a formação histórica dos bairros do centro de São Paulo é diferente. Em primeiro lugar, o centro histórico foi fundado pelos jesuítas, em 1554. Ou seja, a constituição desse espaço se diferencia totalmente dos Jardins. Isso influencia diretamente na composição do bairro e no seu estilo de vida.
Essas são apenas algumas informações que refletem em como um bairro se constitui. Ao longo dos anos, ele pode passar por mudanças e ser revitalizado, por exemplo. Porém, as áreas seguem um determinado padrão de vida e de moradores.
Em relação à função do bairro, ele serve para orientar as pessoas e permitir uma administração pública mais eficiente. Conforme a localização, essas áreas podem representar a cidade em diferentes aspectos, como tecnológico, financeiro e turístico. Portanto, vale pesquisar melhor a região antes decidir onde morar.
Quais são os principais tipos de bairros?
Agora que você entendeu que a cidade só existe devido à combinação de diversos bairros, vale saber quais são os tipos existentes.
Nesse contexto, as nomenclaturas não são oficiais, mas funcionam como guia para quem está procurando um imóvel. Isso porque, além de analisar se a região possui fácil acesso e é bem localizada, por exemplo, é preciso compreender as características específicas daquele lugar.
A seguir, você verá alguns tipos de bairros e seus aspectos centrais. Confira!
Bairro residencial
Como o nome sugere, o bairro residencial é projetado para construção de residências familiares. Eles estão espalhados por diferentes regiões de um município e em cidades de todos os tamanhos. Em geral, sua estética e estrutura se alteram dependendo das condições do lugar.
Também diferem o número de moradores, arborização e tipo de residência. Por exemplo, existem bairros onde predominam casas térreas e outros que se destacam pelos condomínios fechados. Portanto, é possível encontrar opções para todas as realidades financeiras e interesses.
Os bairros residenciais costumam ter menos trânsito, ruas arborizadas, amplas e limpas. Normalmente, pessoas que buscam um estilo de vida mais tranquilo preferem esse tipo de lugar para morar. Quando se trata de cidades grandes, essas áreas são consideradas uma minicidade do interior.
Apesar de ser um lugar majoritariamente de casas, pode haver algumas empresas no entorno. As escolas, as clínicas e o comércio local são exemplos disso.
No caso da capital paulista, existe o Jardim Anália Franco. Ele é um bairro residencial valorizado da cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, a região tem uma infraestrutura completa, com serviços de saúde e educação disponíveis.
Além disso, essa área conta com opções de lazer, como o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET) e o shopping Anália Franco. Ter essas alternativas é muito importante para uma família, não é? Isso traz qualidade de vida sem necessitar de longos deslocamentos.
Bairro industrial
Os bairros industriais não existem em todas as cidades. Porém, suas características são específicas, como as grandes áreas territoriais. Esse tipo de região serve para atender às demandas das indústrias nas diferentes localidades, pensando também no bem-estar da população.
Esses bairros costumam apresentar um grau maior de poluição, como a sonora e atmosférica, além da circulação de veículos pesados. Por esses motivos e pela sua extensão territorial, geralmente eles ficam longe dos centros populacionais, tornando a região desconfortável para muitas pessoas.
No entanto, trabalhadores das fábricas e indústrias podem desejar morar nesse tipo de bairro para facilitar o deslocamento para o trabalho. Então também é possível encontrar residências na região.
Atualmente, muitas áreas industriais já se transformaram em outros tipos de bairros. Para exemplificar, é possível citar o processo de desenvolvimento em São Paulo. No século XX, a cidade modificou muitos espaços que antes eram focados nas indústrias para acomodar outros tipos de construção.
Bairro comercial
Já os bairros comerciais oferecem diferentes estabelecimentos, como lojas, restaurantes e empresas. Eles são muito movimentados, pois possuem comércios que atraem pessoas diariamente. No geral, esse tipo de bairro se localiza no centro da cidade ou em áreas específicas de bastante movimento.
Por terem maior circulação de pessoas, esses lugares costumam ter transporte público eficiente. Isso ocorre porque eles são pontos de conexão para outras áreas da cidade. Então, é comum encontrar estações de trem ou metrô e terminais de ônibus.
Assim como nos bairros industriais, é possível morar em uma região comercial. Normalmente, os trabalhadores das lojas costumam buscar por essas moradias pela localização estratégica. Porém, o fluxo de pessoas gera barulho e aglomeração em quase todos os dias da semana.
Para continuar citando a cidade de São Paulo, a região da Sé é conhecida nacionalmente pelo seu comércio. Sendo um grande shopping ao ar livre, a Rua 25 de Março no Centro de SP tem variedade de lojas de calçados, eletrônicos, roupas, entre outros.
Bairro misto
Outra modalidade de bairro é o misto. Principalmente nas cidades grandes, esse tipo aparece sem apresentar uma particularidade dominante, pois ele mescla imóveis residenciais, comerciais e, às vezes, industriais.
Muitas pessoas os escolhem porque esses locais são mais completos. Isso significa que eles oferecem as mesmas atividades que os outros, porém em diferentes proporções. Como resultado, os bairros mistos geralmente promovem maior mobilidade e comodidade aos moradores.
Na capital paulista, a Vila Mariana é um bairro que mistura características residenciais e comerciais. Ele é valorizado pela sua infraestrutura e facilidade de deslocamento, o que aumenta a qualidade de vida da população.
Bairro rural
Também há os bairros rurais. Eles costumam ficar mais longe das regiões centrais, sendo de difícil acesso e com menos opções comerciais. Ao comparar o número populacional, essa área conta com menos moradores que áreas mais movimentadas. Porém, eles tendem a ocupar terrenos maiores.
Nessas vizinhanças, as relações geralmente seguem antigas tradições e costumes, o que difere do estilo de vida da cidade. Em muitos casos, as plantações e atividades do campo geram renda com vendas para os centros urbanos.
Ainda, algumas pessoas ao se aposentar buscam tranquilidade nesses tipos de bairros. Dessa forma, é comum encontrar famílias que possuem casas na zona urbana, porém preferem adquirir uma terra na zona rural para lazer ou pensando no momento de parar de trabalhar.
Bairro planejado
Por fim, é interessante pensar no conceito de bairro planejado. Esse tipo é construído com foco em atender às necessidades diretas dos moradores. Nesse contexto, a elaboração de um projeto urbanístico ocorre visando à melhoria da condição de vida de quem mora ali.
Dessa maneira, a distribuição das residências, arborização e espaços de lazer são considerados na infraestrutura. Ao mesmo tempo, os detalhes se adequam segundo o estilo daquele bairro. Isso impacta o cotidiano das famílias e o estilo de vida vivido nesse espaço.
O bairro planejado tende a oferecer melhor mobilidade urbana, segurança, comodidade e humanização das áreas públicas. Ele é procurado por famílias que buscam bem-estar pela integração entre as residências e as áreas comerciais e de lazer de forma inteligente.
A proximidade de trabalho, estudo e lazer próximos à casa chamam a atenção de quem busca facilidade na rotina. Sendo assim, esses bairros estão em alta no mercado imobiliário.
Um exemplo é o bairro Eixample, em Barcelona. Ele considera o cidadão como protagonista, então enfatiza a importância de espaço para que os moradores possam usufruir do lugar. As ruas são amplas, limitando o acesso de veículos. Além disso, o local conta com áreas verdes e comércios.
Esteticamente, os edifícios possuem a mesma altura e as ruas são largas. Isso garante espaço suficiente para a entrada de luz. Em relação às moradias, os apartamentos são grandes e localizados perto de pontos turísticos da cidade, como a Casa Batlló, de Gaudí.
Qual a importância de identificar o tipo de bairro?
Quando você conhece os tipos de bairros existentes, fica mais fácil escolher uma das opções. Afinal, você tem a chance de analisar o que um lugar pode oferecer e se ele atende às suas necessidades.
Ao avaliar com atenção os detalhes do bairro, a probabilidade de conseguir utilizá-lo para muitas finalidades é maior. Isso significa aproveitar os momentos de lazer, mas também facilitar os compromissos.
Diante disso, o seu tempo pode ser otimizado e sua rotina se tornar mais leve e feliz. Com uma escolha planejada, portanto, é possível garantir a moradia em uma localização mais conveniente para a sua rotina.
Especialmente se você pretende comprar um imóvel, ter atenção a essa escolha é fundamental para utilizar seu dinheiro de modo inteligente. Assim, você terá mais satisfação com o endereço escolhido.
Afinal, como escolher o melhor bairro para morar?
Após conhecer as especificidades dos tipos de bairros, é importante descobrir como identificar e selecionar a melhor opção para morar. Uma questão fundamental para considerar é que cada pessoa possui demandas específicas.
Por isso, você deve analisar quais são suas necessidades e como funciona sua rotina. Quem prefere lugares agitados pode buscar por bairros movimentados e com vida noturna ativa, por exemplo.
Já quem quer morar perto de muitas lojas, precisa de um bairro com características comerciais. Se preferir silêncio, os bairros residenciais e mais afastados dos centros comerciais são interessantes.
Ou seja, a partir de critérios estabelecidos, você consegue examinar os prós e os contras antes decidir qual será o seu bairro.
Ainda, é preciso analisar as conveniências disponíveis no local. Mesmo em bairros mais tranquilos, o ideal é que haja farmácias, supermercados, bancos e padarias nas proximidades, já que os estabelecimentos são fundamentais no dia a dia.
Além desse fator, encontrar bairros com fácil deslocamento pode otimizar seu tempo. Portanto, verifique a distância ou trânsito entre o lugar onde você mora e o seu trabalho ou escola dos filhos, por exemplo. Esse detalhe tende a facilitar sua rotina.
Paralelamente à mobilidade, a infraestrutura deve ser valorizada. Então dê uma volta no bairro, analisando a iluminação pública, coleta de lixo, trânsito, entre outros fatores.
No momento da escolha, a vida social também deve ser considerada. Para aproveitar os momentos de lazer, garanta que haja parques, clubes, livrarias e cinemas próximos ou de fácil acesso. Desse modo, você pode aproveitar o espaço para diferentes fins, principalmente se estiver em família.
Deixe seu comentário