A Vila Andrade é um bairro que fica na Zona Sul de São Paulo e que atrai a atenção de diversas pessoas. Também chamado de Panamby, ele tem crescido bastante nos últimos tempos — principalmente por causa da sua localização e das diversas alternativas de lazer.
Ele fica próximo ao Morumbi sendo considerado o “novo Morumbi” e está se transformando em um expressivo centro comercial. Além disso, o preço do seu metro quadrado tem despertado o interesse de quem deseja morar no bairro.
Se esse bairro chama a sua atenção e você deseja saber mais sobre ele, vale conferir este artigo para ter mais informações sobre a Vila Andrade em São Paulo.
Como é morar na Vila Andrade em São Paulo?
A Vila Andrade ou Panamby é considerada um bairro familiar, composto por pessoas com diferentes níveis de renda. Apesar de estar na maior cidade da América Latina, o entorno do bairro abriga muitas árvores, propiciando bastante contato com a natureza.
Suas ruas são limpas, iluminadas e tranquilas, rodeadas por construções modernas, com altos e amplos apartamentos. Assim, a Vila Andrade é considerada um lugar bonito, que proporciona qualidade de vida para seus moradores.
Embora a região tenha mais residências, é possível achar muitos comércios, colégios e diversas opções para lazer, com destaque para os shoppings. Essa boa infraestrutura é bem importante para os moradores, que não precisam se deslocar muito para realizar suas tarefas.
Um dos destaques é o preço do seu metro quadrado na Vila Andrade, já que os seus valores tendem a ser mais acessíveis do que aqueles cobrados em bairros próximos. Como resultado, a procura imobiliária na região tem crescido nos últimos anos.
Em relação à segurança, a Vila Andrade conta com muitos condomínios que usam o monitoramento de câmeras. No geral, isso concede maior sensação de segurança e mais tranquilidade para os seus moradores.
Como é o transporte na Vila Andrade?
Para continuar conhecendo a Vila Andrade, vale a pena saber como é o transporte por lá, certo? Nesse sentido, o bairro tem duas vias principais: a Avenida Giovanni Gronchi e a Marginal Pinheiros. O local também possui um corredor de ônibus que facilita a mobilidade dos moradores dentro e fora do bairro.
Além disso, a Vila Andrade conta com um terminal de transporte coletivo, que se chama João Dias e que também ajuda no deslocamento no dia a dia. Dessa maneira, o bairro é bem assistido, com muitas opções de linhas de ônibus disponíveis.
Ainda, a região conta com duas estações de metrô. A Linha 4 — Amarela (São Paulo-Morumbi) e Linha 5 — Lilás (Giovanni Gronchi e Vila das Belezas). Em breve, a Vila Andrade receberá mais três estações da Linha 17 — Ouro do Metrô.
Essa nova linha pretende ligar o Aeroporto de Congonhas até a Linha 4. Vale destacar que a Vila Andrade também deve receber o monotrilho, que visa conectar a Linha 1 — Estação Jabaquara, o Aeroporto de Congonhas e a Linha 4 — Amarela.
Como é o entretenimento nesse bairro paulistano?
Na hora de se divertir, a Vila Andrade oferece opções para todos os gostos. Uma de suas atrações principais é o tão conhecido Parque Burle Marx, tombado pelo patrimônio histórico. Ele foi projetado pelo grande paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx, e possui uma área de 138 mil m².
Como o parque é muito arborizado, ele é perfeito para realizar atividades físicas ou fazer trilhas. Ele também serve para passear com a família ou simplesmente relaxar, concorda? No geral, o local é tranquilo, não costuma ficar lotado e, aos finais de semana, conta com uma feira de alimentos orgânicos.
Os restaurantes do bairro também são muito conhecidos pela qualidade de seus pratos e excelentes ambientes. Entre eles, destaca-se o restaurante Tangará. Ele é premiado com estrelas Michelin, contando com uma gastronomia de influência contemporânea asiática e francesa.
Ele funciona no Palácio Tangará, que fica no Parque Burle Marx, com vistas para a Mata Atlântica. Além disso, o complexo comporta um hotel com grandes apartamentos, piscinas, spa e área de lazer para crianças.
Para quem deseja fazer compras, no centro da Vila Andrade estão dois shoppings principais: o Morumbi Town e o Shopping Jardim Sul. Eles ficam de frente para o outro e possuem muitas lojas, assim como bares e restaurantes.
Outro ponto turístico perto da Vila Andrade é o Palácio dos Bandeirantes. O lugar é a residência oficial do governador e oferece uma exposição, aberta ao público, de várias obras de arte históricas. Entre os artistas estão Aldemir Martins, Antônio Henrique, Djanira Motta e Silva, Portinari e outros.
Além dessas opções, o bairro abriga o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Estádio do Morumbi. Nele, acontecem eventos esportivos e shows. Também há restaurantes, bares e lojas.
Afinal, vale a pena morar na Vila Andrade?
Até aqui, você teve uma ideia geral de como é morar na Vila Andrade e como são as opções de entretenimento. Mas você ainda pode estar se perguntando se vale a pena se mudar e morar nesse bairro, não é mesmo?
É importante ressaltar que essa decisão é muito pessoal, mas é interessante focar em alguns pontos importantes. Uma das questões é que morar no bairro proporciona mais qualidade de vida. Isso ocorre porque ele oferece bastante contato com a natureza.
A região também possui uma boa infraestrutura de serviços e comércios à disposição de seus moradores. No geral, a Vila Andrade tem muitas opções para oferecer, como colégios, bancos, farmácias e supermercados. No dia a dia, essas opções facilitam a vida dos moradores.
A Vila Andrade ainda tem várias alternativas de lazer, como você já viu, além de ficar próximo de vias importantes da cidade. Assim, o deslocamento se torna mais simples na região.
Precisa de ajuda para comprar um imóvel na Vila Andrade? Então está no lugar certo!
Deixe seu comentário