Receber na cozinha não é incomum, mas não é tão gostoso quanto receber al fresco (ou quase isso). É aí que entra a popularidade da área gourmet, um ambiente social da moradia que oferece a chance de preparar alimentos em outro cenário, sem perder o conforto ou a beleza.
Vamos ver na prática o que é uma área gourmet, como organizar uma na sua sacada ou varanda e também o mais importante: como decorar área gourmet.
O que é área gourmet?
Hoje frequente em novos empreendimentos e diferencial de venda, a área gourmet é relativamente recente no mercado imobiliário e uma demanda bastante brasileira. Trata-se de um espaço total ou parcialmente externo dedicado à recepção descontraída, que se diferencia da cozinha cotidiana através de um visual mais despojado e funcional.
Possível em casas ou apartamentos, a área gourmet pode tomar a forma de varanda gourmet, sacada gourmet ou terraço gourmet.
Na arquitetura, o conceito gourmet está relacionado à prática culinária e propõe ideia de um espaço de convivência geralmente integrado à outros ambientes, oferecendo conforto e praticidade.
A principal razão do crescimento acelerado da popularidade desse conceito está na mudança dos hábitos sociais do brasileiro, que tem priorizado áreas de convivência prezando também por um ambiente acolhedor.
O que significa gourmet
Muito se usa, mas o que significa gourmet? No francês original, em meados do século 19, gourmet denominava um grande conhecedor de vinhos e da boa mesa. Acima de um único significado, tornou-se no Brasil uma ideia associada à alta gastronomia e fortemente influenciada pela cultura francesa na área, célebre por privilegiar a alta qualidade e a atenção aos detalhes.
Por aqui, a associação entre a palavra e espaços dedicados à valorização da alimentação fora do cotidiano criou os termos “área gourmet” ou “espaço gourmet”, hoje muito buscados em imóveis.
Como organizar a área gourmet
Por ser centrada na alimentação, é natural que a área gourmet se concentre nesse tipo de equipamento. A churrasqueira é a mais comum, acompanhada de exaustor para retirar a fumaça, a carvão ou a gás (esta é melhor para apartamentos). É possível optar por uma versão que possa se tornar um forno de pizza, uma atividade bastante divertida para crianças, e pela instalação de um cooktop elétrico. Torneira e cuba também são muito úteis.
Além disso, há a criação do ambiente para desfrutar as refeições. Ilhas ou bancadas são frequentes, acompanhadas de banquetas, frigobar, adega ou cervejeira. Para recepções maiores, é bom ter mesa e cadeiras disponíveis – tudo feito de materiais condizentes com a área externa e, especialmente, impermeáveis.
Receber com conforto é primordial na área gourmet, então o mobiliário costuma ser mais macio e aconchegante. Até porque o espaço pode (e deve) ser aproveitado pelos moradores também no dia a dia, como em um café da manhã diferente, com vista e brisa, ou um drinque depois de um dia de trabalho.
Antes de apostar na transformação de seu espaço em uma área gourmet, atenção às restrições de seu edifício. Muitos não permitem alteração de fachada, como envidraçar uma varanda ou pintar as paredes, e têm regras em relação ao uso de churrasqueiras em áreas externas.
Decoração da área gourmet
Para fazer a decoração da área gourmet, é bom lembrar de três coisas:
- Privilegie o conforto para receber
- Procure criar um espaço funcional, em que seja possível preparar alimentos
- Lembre-se de que os móveis estarão expostos aos elementos (no mínimo, ao wsol forte)
A depender do tamanho (e do orçamento) de sua área gourmet, é possível tanto fazer uma área gourmet simples, com um grill, uma pequena mesa e cadeiras, quanto apostar em algo mais grandioso com bar, ilha de granito, lustre pendente e uma mesa para varanda gourmet.
Independente do espaço, um bom projeto de área gourmet tenderá a explorar áreas privilegiadas das residências, evidenciando as características positivas do ambiente através de um design funcional, aconchegante e personalizado, inserindo móveis e equipamentos que possibilitem também a prática culinária.
Cuidados na decoração
- Preste atenção na iluminação e circulação de ar, fazendo uso de portas e janelas tanto quanto possível
- Dê prioridade à natureza ao pensar em ventilação e luminosidade – vento e sol são gratuitos!
- Disponha os móveis de forma prática e facilite a circulação de pessoas.
O que é varanda gourmet?
Uma varanda gourmet é uma extensão da residência que segue o alinhamento da parede e é geralmente ligada à frente do imóvel ou ao cômodo de entrada. Muitos novos empreendimentos já as constroem com o exterior envidraçado, tornando-a parte da área útil e protegida dos elementos. Lembre-se que, no caso de apartamentos que já existem, a adição de vidros precisa ser autorizada pelo condomínio.
Com bastante luminosidade natural e circulação de ar, tem o potencial de se tornar o espaço favorito dos moradores da casa para receber e relaxar. E não é preciso que seja grande! Um pouco de criatividade na hora de concebê-la pode tornar qualquer varanda gourmet prática e confortável.
Sacada gourmet
Uma sacada é um espaço externo geralmente feito em torno de janelas ou portas, como uma plataforma que “salta” alinhamento da parede. Dependendo do tamanho, também pode se converter em um espaço gourmet e receber mobiliário confortável, guarda-sol (quando não houver teto) e churrasqueira, frequentemente do tipo portátil.
Terraço gourmet
O terraço gourmet ocupa a parte de cima de uma construção e costuma ter uma vista privilegiada dos arredores, além de oferecer bastante espaço para a construção de uma área gourmet (e talvez até de uma piscina).
É preciso lembrar que, por estar no topo, o terraço gourmet constantemente exposto à luz solar, algo que pode ser combatido com guardas-sol, toldos retráteis e ripas de madeira estratégicas.