A área gourmet é uma das maiores tendências do mercado imobiliário. Esse espaço tem se tornado popular entre os brasileiros por ser um ambiente social que permite receber os convidados com conforto, sem perder a beleza.
Para deixar o ambiente ainda mais aconchegante, é importante investir em uma decoração que tenha o seu estilo. Por exemplo, uma área gourmet rústica pode agradar quem gosta de elementos que remetem a áreas ligadas à natureza.
Ficou interessado em ter uma área gourmet rústica no seu imóvel? Então conheça mais sobre esse estilo e confira 12 projetos para se inspirar!
- O que é uma área gourmet?
- Como organizar esse espaço?
- Quais são as vantagens da área gourmet?
- Quais são as características do estilo rústico?
- Como decorar uma área gourmet rústica?
-
12 Projetos de área gourmet rústica para se inspirar
- 1. Rústico simples
- 2. Rústico moderno
- 3. Rústico com ar rural
- 4. Rústico elegante
- 5. Rústico com piscina
- 6. Rústico com revestimento de tijolinho
- 7. Rústico com vigas aparentes
- 8. Rústico com deck de madeira
- 9. Rústico com pergolado
- 10. Rústico com decoração com plantas
- 11. Rústico com churrasqueira
- 12. Rústico minimalista
O que é uma área gourmet?
A área gourmet é um espaço cada vez mais frequente em novos empreendimentos. A presença desse ambiente tende a ser um diferencial de venda, pois a demanda por áreas de convivência e bem-estar é crescente.
Um dos principais motivos para o aumento da popularidade desse conceito é a mudança de hábitos sociais das pessoas. Em geral, elas têm priorizado locais de convivência que ofereçam um ambiente acolhedor.
Esse espaço pode ser interno ou externo (parcial ou totalmente), sendo dedicado à recepção de convidados aliada a um toque de gastronomia. E como a área gourmet se diferencia de uma cozinha tradicional? O grande diferencial está no visual, que costuma ser mais despojado e funcional.
Ela pode estar presente tanto em casas quanto em apartamentos, em forma de sacada, varanda ou terraço gourmet. É bastante comum que esse espaço esteja integrado a outros ambientes, oferecendo mais praticidade.
Veja mais detalhes sobre os 3 principais tipos de áreas gourmets existentes!
Externa
A área gourmet externa fica no quintal e oferece algumas vantagens, como luz natural e ventilação. Por isso, quem tem esse espaço disponível costuma priorizar o uso dele para montar um ambiente diferenciado para socializar.
Sacada ou varanda
Outra possibilidade é aproveitar uma sacada ou varanda de vidro para instalar seu projeto de área gourmet rústica. Em geral, essa é a escolha de quem tem pouco espaço disponível, mas não quer deixar de ter um ambiente para recepções gastronômicas.
Para ampliar a área disponível, é possível que uma parte esteja no ambiente externo, enquanto o restante fica na parte interna da casa ou apartamento, interligando os espaços.
Interna
Você sabia que até mesmo quem não tem um quintal, sacada ou varanda pode ter uma área gourmet? Nesse caso, um dos formatos mais utilizados é a integração entre cozinha, sala de jantar e de estar. A união desses cômodos permite aproveitar melhor os ambientes.
Como organizar esse espaço?
Como a área gourmet é centrada na recepção e alimentação de convidados, é comum que ela seja organizada com foco nesses conceitos. Por isso, é comum haver uma churrasqueira, que pode ser a carvão ou a gás, acompanhada de um exaustor para retirar a fumaça do ambiente.
Outra possibilidade é utilizar um cooktop acompanhado de um forno elétrico. Torneira e cuba também são elementos úteis e muito bem-vindos nesse ambiente.
Para aproveitar as refeições, a área gourmet costuma ter ilhas ou bancadas, acompanhadas por frigobar, banquetas, adega ou cervejeira. Caso você pretenda realizar recepções maiores, é interessante ter mesa e cadeiras disponíveis.
Se a área gourmet for externa, o projeto deve considerar a utilização de materiais específicos, como os revestimentos impermeáveis. Isso porque os móveis e eletrodomésticos estarão mais expostos às ações do tempo.
No momento de organizar esse espaço, tenha bastante atenção ao conforto. Como essa característica é primordial para a área gourmet, os móveis costumam ser mais macios e aconchegantes. Até porque o ambiente será aproveitado pelos moradores no dia a dia, não é mesmo?
Nele, você pode tomar um café da manhã diferente, preparar um drinque, curtir a vista ou relaxar após o trabalho. No entanto, é preciso ter alguns cuidados caso você pretenda construir uma área gourmet.
Se você mora em apartamento, tenha atenção às restrições do edifício. Muitos prédios não permitem alterações de fachada, como pintar as paredes ou colocar vidros e grades na varanda. Ainda, pode haver regras em relação ao uso da churrasqueira em áreas externas.
Quais são as vantagens da área gourmet?
Você aprendeu o que é área gourmet e como organizar esse espaço. Agora, é hora de conhecer as vantagens de montar esse ambiente no seu imóvel!
Versatilidade
Um dos grandes benefícios da área gourmet é a versatilidade que ela oferece. O ambiente é ideal para organizar encontros com amigos ou familiares, ou apenas aproveitar a companhia de quem mora com você.
Por ter uma estrutura completa, esse espaço proporciona um clima acolhedor para promover reuniões, festas, jantares temáticos, almoços em família e outras atividades. Você poderá aproveitar o local para relaxar depois de um dia agitado e para receber pessoas.
Praticidade
Esse espaço deixa a rotina mais tranquila porque concentra todos os utensílios e equipamentos necessários para receber convidados em um único ambiente. Com isso, você pode preparar refeições e servir bebidas sem precisar se deslocar até a cozinha, por exemplo.
Como você viu, a área gourmet pode ser integrada a outros ambientes, de forma que as interações aconteçam de maneira fluida. Assim, as pessoas conseguem aproveitar ao máximo o tempo em que estão juntas.
Economia
Outra vantagem de ter uma área gourmet é a economia de tempo e dinheiro, por existir um ambiente de lazer na própria residência. Desse modo, os moradores não precisam se deslocar sempre que quiserem confraternizar com amigos e familiares.
Inclusive, como você realizará mais encontros na sua residência, a tendência é que os eventos que acontecem fora dela sejam ainda mais valorizados. Então essa é uma boa forma de variar os programas e evitar a monotonia.
Valorização
A área gourmet agrega valor para os imóveis. Então se você desejar vender sua propriedade no futuro, esse ambiente provavelmente chamará a atenção dos possíveis compradores.
Quais são as características do estilo rústico?
Com todas as vantagens de ter um espaço como esse em sua casa, é o momento de decidir o estilo de decoração que pretende dar a ele. Ao montar uma área gourmet rústica, vale saber que os elementos que o compõem envolvem referências rurais e de vida no campo.
O objetivo é trazer itens mais acolhedores para o ambiente, com aspectos artesanais, práticos e simples. Você perceberá que o rústico aparece nos imóveis urbanos a partir de objetos antigos e campestres, representados por móveis pesados e, muitas vezes, com aspecto rudimentar.
É comum haver imperfeições aparentes nos detalhes das estruturas, além de construções de alvenaria e simplicidade na escolha das cores. Essas características complementam os materiais usados.
Por isso, itens em madeira, cobre, ferro, pedra e couro, por exemplo, são usados nessas áreas e se tornam fatores universais da decoração rústica. Como você viu, o estilo tende a contrastar com o ambiente urbano, caracterizado pelos elementos modernos e por mais concreto, asfalto e pouco verde.
Por esse motivo, muitas pessoas tendem a gostar do estilo rústico — especialmente quem tem memórias familiares da vida no campo.
Afinal, simplicidade, imperfeições e ruralidade são algumas características dessa tendência que se distanciam dos elementos mais elegantes e requintados comumente vistos nas áreas urbanas. Mas isso não significa que o estilo rústico não permita montar ambientes com sofisticação e conforto, combinado?
A estética rústica garante beleza, cuidado e sensação de bem-estar para o seu lar. É possível decorar os cômodos de diversas maneiras, criando locais únicos e cheios de personalidade.
Como decorar uma área gourmet rústica?
Após saber quais são as características do estilo rústico, fica mais fácil entender como decorar uma área gourmet dessa forma. Uma possibilidade é contar com profissionais como designers de interiores ou arquitetos, que saberão como escolher as melhores opções para otimizar o espaço com inteligência.
Mas você pode colocar suas ideias em prática após conferir as dicas a seguir!
Aproveite o espaço disponível
Se você tem um quintal, aproveite essa área para montar a área gourmet e tenha mais contato com a natureza. Afinal, o espaço externo facilita a decoração rústica com plantas naturais.
Mas, como você viu, é possível ter uma área gourmet em sacadas, varandas ou ambientes internos. Nesses casos, explore elementos verticais e evite sobrecarregar o local para garantir mais espaço e versatilidade ao recinto.
Identifique as necessidades regionais
Essa dica é especialmente relevante se a sua área gourmet for externa. Ao decorar esse ambiente, considere a região em que você mora. Se a luz solar for intensa, por exemplo, você deverá buscar formas de sombrear o local para tornar o verão mais confortável.
Caso contrário, será bastante difícil utilizar a área nos dias mais quentes do ano. Já para aqueles que moram em regiões litorâneas, o foco deve ser a qualidade dos materiais utilizados para os acabamentos.
Isso é ainda mais importante para os eletrodomésticos, que precisam ser fabricados com metais de qualidade. Se você desconsiderar essa questão, terá que fazer manutenções nos itens com muito mais frequência.
Outra dica é evitar colocar o fogão ou a churrasqueira de modo que a fumaça fique contra as portas ou janelas, evitando que ela entre no imóvel.
Priorize tons terrosos e neutros
O estilo rústico se caracteriza pelos tons terrosos, que trazem sensações de conforto e levam um pouco do campo para qualquer espaço. Cores como marrom, alaranjado e vermelho dão a sensação de aquecer os ambientes.Por isso, priorize a utilização desses tons. Se você quiser criar uma área gourmet rústica e, ao mesmo tempo, moderna, aposte em cores terrosas combinadas com uma parede de cimento queimado. Desse modo, é possível unir o campestre e o urbano ao espaço.
Utilize móveis funcionais
Você pode garantir o toque de rusticidade da área gourmet com os móveis certos. Uma mesa de demolição com banquetas no mesmo estilo pode trazer um diferencial para o ambiente. Lembre-se de que as cadeiras tendem a ocupar mais espaço, então considere o tamanho do cômodo ao fazer suas escolhas.
Outra dica é apostar em uma bancada, pois esse móvel é bastante funcional e ajuda a aproximar os convidados no ambiente, garantindo mais proximidade durante os encontros no local. Também vale utilizar sofás, puffs e outros mobiliários confortáveis.
Dependendo do tamanho do ambiente, uma mesa de centro pode tornar a recepção mais conveniente, pois facilita a interação entre os convidados.
Tenha prateleiras e pia
É comum não haver espaço suficiente na bancada para organizar os itens utilizados na área gourmet. Por isso, uma boa ideia é utilizar prateleiras, pois elas liberam espaço no balcão e tornam o dia a dia mais prático.
Assim, você terá acesso facilitado a pratos, tábuas, facas e outros itens essenciais da cozinha. Lembre-se de que é bastante útil ter um lugar para lavar as mãos e os utensílios utilizados. Portanto, invista também em uma pia.
12 Projetos de área gourmet rústica para se inspirar
Após saber mais sobre o estilo de decoração rústico, é hora de conhecer 12 projetos que podem servir de inspiração no momento de compor sua área gourmet. Com essas ideias, você perceberá que não é tão difícil ter esse espaço na sua residência.
Acompanhe!
1. Rústico simples
Como a decoração rústica remete a sítios, chácaras e casas de campo, muitas pessoas desejam manter a simplicidade desse estilo. Aqui, vale investir em mesas e objetos decorativos em madeira, mantendo um aspecto campestre e rudimentar.
Bancos de madeira são bem-vindos, mas eles podem ser revestidos com almofadas para aumentar o conforto. Já o uso de plantas pendentes no ambiente ajuda a trazer um design mais orgânico e garantem ainda mais aconchego e simplicidade.
2. Rústico moderno
Você sabia que é possível dar um ar moderno à sua área gourmet rústica? Essa pode ser a solução para quem busca o aconchego do estilo, mas sem perder a sofisticação da decoração.
Nesse caso, você pode incluir elementos mais refinados, como objetos e eletrodomésticos na cor preta. É possível, ainda, investir em móveis com design moderno, desde que os elementos se conectem.
Outra forma de ter uma área gourmet rústica moderna é combinar quadros com temáticas campestres e luminárias estilosas, garantindo uma decoração diferenciada para o ambiente.
3. Rústico com ar rural
Você concorda que uma área gourmet rústica combina com fogões a lenha? No passado, eles eram exclusivos das chácaras, sítios e casas de campo, mas se tornaram populares nos imóveis com espaços planejados.
Por isso, até mesmo quem vive em grandes centros urbanos pode se beneficiar de ter um fogão a lenha e dar um ar rural ao imóvel. Esse item charmoso torna a preparação das refeições um processo ainda mais saboroso e especial.
Outra dica é construir um fogão a lenha com forno. Dessa forma, é possível ter um eletrodoméstico pensado exclusivamente para entregar preparações assadas ainda mais gostosas, como pizzas.
4. Rústico elegante
Se você não quer deixar a elegância de lado, o projeto rústico elegante pode ser a escolha ideal. Embora pareça contraditório, é possível incluir elementos pontuais que trazem mais charme para a área gourmet.
Um exemplo são os lustres, que ajudam a iluminar os espaços e deixam um ar mais sofisticado no ambiente. Para manter o clima rústico, eles podem ser feitos de ferro, palha, madeira ou ter detalhes com cordas. A dica é escolher um modelo que complemente a decoração.
5. Rústico com piscina
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, é possível ter uma área gourmet com piscina até mesmo em espaços pequenos. Com criatividade e planejamento, você pode desenvolver um projeto funcional, versátil e que atenda às suas necessidades.
Mas tenha atenção especial no momento de escolher a piscina, pois o mercado oferece diversos modelos e tamanhos. As opções com cascata, por exemplo, oferecem ainda mais frescor para os convidados e moradores.
Além disso, vale saber que áreas molhadas exigem muito cuidado na hora de escolher o piso e o revestimento. Para evitar acidentes, é fundamental que o projeto da área gourmet rústica com piscina tenha pisos antiderrapantes, como a madeira, para não ficarem escorregadios quando estão molhados.
Por fim, vale a pena buscar alternativas resistentes às condições que essa área oferece, como alta umidade, calor e sol forte.
6. Rústico com revestimento de tijolinho
As paredes de tijolinhos aparentes são elementos bastante marcantes em uma área gourmet rústica. Esse material é bastante versátil e você não precisa se preocupar se alguns tijolos estão quebrados ou com imperfeições, pois isso ajuda a compor o visual.
Se for utilizar tijolos verdadeiros, é importante passar resina, verniz, tinta ou aplicar a pátina, a depender do efeito que você deseja causar. Contudo, existem outras opções para quem quer apenas o efeito dos tijolinhos na parede.
Uma alternativa é usar revestimentos cerâmicos que imitam os tijolinhos. Eles costumam reproduzir com bastante fidelidade a cor, a textura e o formato do material. Outra opção são os tijolos de demolição ou as casquinhas de tijolinho.
Esses materiais podem ser fixados nas paredes como um revestimento. Com isso, o resultado é mais realista e tem um efeito mais rústico do que a cerâmica. Para complementar o ambiente, aproveite para escolher móveis funcionais para o cômodo, evitando excessos.
7. Rústico com vigas aparentes
Uma área gourmet rústica permite elementos aparentes que não passam despercebidos e proporcionam uma decoração única. Como exemplo estão as vigas de madeira, que trazem beleza e conforto para o ambiente.
As vigas combinam muito bem com áreas gourmets ao ar livre, com estilo de fazenda. Cômodos espaçosos tendem a se beneficiar, pois são amplos o suficiente para que os elementos não sobrecarreguem a decoração.
8. Rústico com deck de madeira
Outro item que traz um ar bastante rústico para o projeto da área gourmet é o deck de madeira. Ele pode ser instalado com um sistema de fixação oculta e receber acabamento em óleo para ficar ainda mais charmoso.
Você pode compor o espaço com armários e mesa de jantar de madeira. Dessa forma, o ambiente se torna mais aconchegante e receptivo para os seus convidados.
9. Rústico com pergolado
O pergolado é uma das formas de proteger áreas externas e fornecer sombreamento. Trata-se de uma estrutura composta por colunas ou pilares de madeira que sustentam um telhado com vigas ou treliças paralelas.
O telhado do pergolado pode ser coberto com diferentes tipos de materiais, como madeira, bambu ou vidro. Essa estrutura também pode servir para outros objetivos, a exemplo de um painel de plantas.
Assim, a construção de um pergolado ajuda a criar um espaço para relaxamento e reuniões entre amigos e familiares. Um bar e uma ampla ilha de cozinha são opções para compor o projeto e transformar o espaço gourmet.
10. Rústico com decoração com plantas
Como a área gourmet rústica tem o objetivo de levar um clima campestre para os imóveis urbanos, esse espaço precisa de plantas. Elas alegram o ambiente, dão mais volume e complementam o local com cores mais naturais.
Afinal, esse é um cômodo que visa promover momentos de alegria e descontração para toda a família. Por isso, é válido investir em flores, jardins e pequenos vasos nas prateleiras para deixar o ambiente rústico mais vivo e bonito.
11. Rústico com churrasqueira
Convidar os amigos para um churrasco é uma das melhores maneiras de recebê-los no seu lar, não é mesmo? Por isso, a área gourmet rústica costuma combinar com uma churrasqueira.
Para manter o estilo, é interessante que a churrasqueira seja feita de tijolinhos. Ela pode ser combinada com bancada e pia de granito, além de um longo balcão com banquetas de madeira, tornando o espaço mais intimista para receber os amigos.
12. Rústico minimalista
O estilo minimalista é caracterizado pela escolha de poucos e bons itens de decoração. Se você se identifica com o minimalismo, saiba que ele também pode estar presente em um projeto de área gourmet rústica.
Nesse caso, o ideal é escolher artigos universais do estilo rústico, mas manter um ambiente menos poluído. Por exemplo, você pode optar por uma mesa com tampo em madeira maciça em seu formato natural, ou seja, mantendo veios e deformidades normais do material.
Janelas em madeira com desenhos tradicionais e antigos ajudam a compor o estilo rústico em ambientes minimalistas. Outra possibilidade é escolher pisos em madeira ou que reproduzem esse material. Isso ajuda a ter uma estética campestre sem precisar exagerar na decoração.
Neste artigo, você conferiu 12 projetos que ajudam a se inspirar no momento de montar uma área gourmet rústica. Lembre-se de que é possível combinar elementos de acordo com o seu espaço e as suas necessidades. Dessa forma, a decoração será ainda mais personalizada!
E se você procura imóveis para comprar com área gourmet, a Loft tem muitas opções!
Deixe seu comentário