Você já deve ter visto casas automatizadas repletas de produtos com diferentes funções em filmes de ficção científica ou desenhos animados. Porém, enganou-se quem achou que essa realidade estava distante de acontecer. Afinal, cada vez mais há itens para montar uma casa inteligente e facilitar os afazeres domésticos.
Com ambientes integrados e funcionais, os moradores conseguem aproveitar ao máximo o seu lar com o conforto das inovações tecnológicas. Além disso, esses aparelhos fortalecem a economia sustentável, já que o uso de água e energia elétrica são moderados.
O que é casa Inteligente?
A casa inteligente, ou smart home, no termo em inglês, usa a tecnologia para entregar ao morador uma vida mais prática, segura e econômica. Antes restrita a áreas como quarto e sala, essa conectividade passou a ganhar também outros cômodos, como cozinhas e banheiros modernos.
Os exemplos de produtos que tornam a casa inteligente passam por torneiras acionadas por comando de voz a privadas inteligentes. Inclusive, essa tecnologia em louças e metais foi um dos destaques da Expo Revestir 2022, feira que é considerada a Fashion Week da arquitetura e traz todos os anos as tendências em pisos e revestimentos, louças e metais.
Quer saber como deixar sua casa inteligente e explorar as vantagens dessa proposta? Acompanhe a leitura e descubra 11 itens que automatizam as atividades cotidianas!
1. Fechadura digital
Uma das vantagens dos avanços tecnológicos é que eles ajudam a garantir um lar mais seguro. Isso ocorre porque existem produtos específicos que aumentam a proteção e dão tranquilidade aos moradores. Entre eles, a fechadura digital merece destaque.
Com ela, não é mais necessário o uso de chaves. Logo, essa é uma solução para quem sempre as perde ou as esquece em algum lugar, por exemplo. Em geral, a biometria é suficiente para abrir a porta ou o portão para qualquer integrante da família, já que os moradores podem se cadastrar e acessar o lar.
Em relação à segurança, a fechadura inteligente evita que a chave seja copiada e possíveis roubos aconteçam. Caso você não queira usar a biometria, existem fechaduras eletrônicas com senhas, cartão magnético e com abertura remota por aplicativo.
Essa é uma estrutura pensada para a segurança e, ao mesmo tempo, para a praticidade dos moradores. Desse modo, o recurso pode ser especialmente útil para famílias grandes ou que recebem muitos prestadores de serviço.
O videoporteiro é outra solução que traz um funcionamento similar, mas conta com ainda mais recursos. Com ele, os moradores conseguem visualizar quem está na casa mesmo estando em outra localização. Ainda, existe a gravação de vídeo e áudio.
Portanto, instalar a fechadura digital ou videoporteiro é benéfico para:
- facilitar a entrada de moradores;
- monitorar a abertura para visitantes;
- conferir o horário que os filhos chegaram em casa;
- controlar o acesso de prestadores de serviço;
- fiscalizar a porta e o portão.
2. Alexa
Outro meio de ter uma casa automatizada é contar com uma assistente virtual, como a Alexa. Ela foi criada pela Amazon, sendo encontrada em dispositivos inteligentes, como TVs, smartphones e smart speakers.
Para entender um pouco mais sobre ela, veja o que esse sistema de assistência virtual pode fazer:
- fazer compras online: basta falar o que você deseja comprar e a assistente virtual pesquisará e mostrará as opções disponíveis;
- administrar dispositivos domésticos inteligentes: a assistente também integra os dispositivos por meio do controle de voz. Ela consegue acionar as luzes, abre e fecha as cortinas, liga a televisão, ajusta o termostato, entre outras funções;
- facilitar ouvir música e podcasts: o dispositivo pode ser usado para reproduzir sua playlist ou episódios do dia;
- gerenciar sua agenda: ela marca os compromissos na sua agenda quando você diz o local e a hora;
- jogar ou aprender novas habilidades: o recurso permite jogar, estudar ou fazer exercícios de vocabulário de maneira interativa.
A ferramenta também é um meio de receber informações e notícias em tempo real, resultados de jogos esportivos e previsão do tempo. Do mesmo modo, a Alexa serve para realizar pesquisas rápidas, como receitas para o almoço.
No quesito comunicação, é possível fazer chamadas e enviar mensagens de textos por meio dela. Todas essas e outras ações são feitas de maneira personalizada no seu idioma para auxiliar nas tarefas diárias.
3. Google Home
Ainda no campo dos assistentes virtuais, o Google Home é mais uma forma de automatizar a casa. Ele é um aplicativo criado pelo Google que vincula e gerencia os demais dispositivos inteligentes. Assim, a casa fica conectada e funcionará por meio de comandos de voz dados ao Google Assistente.
Entre os aparelhos compatíveis estão eletroportáteis, lâmpadas, fechaduras, televisão e campainha. Outro diferencial é que os serviços de streaming podem ser conectados ao dispositivo de controle, como Spotify e Netflix. Isso facilita na procura de filmes ou músicas.
Para quem desejar, existe um aparelho chamado Google Nest Mini, parecido com os smart speakers com Alexa. Contudo, ele não é fundamental para que todas as funções do aplicativo sejam executadas, então apenas o smartphone é suficiente.
4. Lixeira automática
A próxima dica é um produto que muitas pessoas queriam antes mesmo de existir: a lixeira automática. De uma maneira higiênica, ela possui sensores para abrir e fechar a tampa, sem precisar de manuseio ou toque.
Ou seja, você descarta os resíduos apenas aproximando o objeto a ser jogado fora. Por isso, o produto é indicado para cozinha e banheiro, fazendo menos sujeira e evitando propagação de microrganismos.
Além dessas vantagens, a lixeira automática ajuda a evitar o mau cheiro e insetos, pois ela se mantém fechada de modo eficiente. Outro fator relevante é que ela é útil para pessoas com mobilidade reduzida, sendo uma boa opção para um lar com idosos, por exemplo.
5. Torneira Inteligente
No quesito praticidade e economia, a torneira inteligente aparece como solução. Isso porque ela é equipada com medidores de temperatura e sensores de eficiência. Trata-se de uma alternativa para controlar a quantidade de água utilizada na cozinha e no banheiro.
Vale destacar que existem diferentes tipos de torneiras inteligentes. A mais conhecida é aquela com sensores infravermelhos, que funcionam apenas quando há movimento de mãos na pia. Porém, também há a torneira digital, apresentando mais recursos.
Essa opção utiliza monitores digitais que mostram a temperatura exata da água, que pode ser ajustada. Para essa função, você tem a chance de comprar a torneira tecnológica completa ou apenas o acessório vendido separadamente.
Também há torneiras que não precisam de toque para funcionar e possuem medidores de eficiência digitais. Elas economizam água e são uma boa opção para pessoas com mobilidade reduzida. Inclusive, a torneira pode funcionar por acionamento por comandos de voz via assistente virtual.
Outra solução envolve o uso de um aplicativo da fabricante, o que ajuda a padronizar o volume de água de preparos específicos. Por exemplo, o usuário consegue definir a quantidade necessária para encher um copo, uma jarra, uma panela de arroz ou de macarrão.
Com a integração ao aplicativo, você libera apenas o volume de água exigido para cada tarefa, sem desperdício. A solução proporciona mais economia e sustentabilidade.
Para quem deseja sofisticação, existem marcas com um misturador monocomando. Ele dispensa o uso das mãos e responde a comandos personalizados para encher panelas ou copos, por exemplo. Se o sinal de internet falhar, há a chance de fazer o acionamento manual.
6. Chuveiro inteligente
Assim como a pia, o chuveiro inteligente é uma tendência que está crescendo. Esse dispositivo tem diversas opções, sendo que as ações são programadas pelo usuário por meio de aplicativo específico. Por exemplo, o chuveiro inteligente permite ouvir músicas, podcasts e até fazer ligações.
Alguns tipos de chuveiros inteligentes também têm funções com gradiente de cores para sofisticar o ambiente do banho. Assim, você consegue aproveitar uma playlist, controlar a temperatura, ter uma decoração diferenciada e ainda economizar energia.
A Kohler desenvolveu um produto composto pelo chuveiro em si, em formato circular, e por uma caixa de som no meio, removível. O sistema é da Harman Kardon, marca referência mundial em equipamentos de áudio. À prova d’água, você não precisa mais se preocupar em conter a performance naquela música do coração para evitar os respingos e danificar o aparelho eletrônico.
A caixa de som se conecta a smartphones, tablets e notebooks, via bluetooth, a até 9,75 metros de distância, deixando sua casa inteligente.
O chuveiro inteligente Moxie 2.0, além de moderno, é também sustentável, com tecnologia que promete uma economia de água em torno de 9 litros por minuto.
7. Bacia sanitária inteligente
Outro aparelho inteligente é a bacia sanitária inteligente. Controlada por um pequeno tablet com tela sensível ao toque, ela entrega diversas facilidades ao utilizar o banheiro — como aquecedor de assento e dos pés, som acoplado e luz ambiente.
O vaso sanitário também funciona como um bidê, permitindo controlar a pressão e temperatura da água no momento da higienização. Um dos pontos positivos é que essa funcionalidade pode ser padronizada conforme o gosto de cada morador.
Dependendo do modelo, é possível contar com um detector de movimento, o qual possibilita abrir e fechar a tampa do assento com uma leve pisada. Ao fechar a tampa, a descarga é acionada automaticamente.
8. Cuba Inteligente
Ainda pensando no tema banheiro, as cubas também podem ser inteligentes por otimizarem a limpeza do ambiente. Afinal, quem nunca se estressou com um ralo entupido por causa de cabelo ou sujeira, não é mesmo? Uma cuba inteligente no modelo slim, por exemplo, se encaixa na pia com facilidade e serve como um retentor de sujeira.
Assim, é simples retirar o que fica acumulado com um pano ou papel. Com uma borda fina e resistente, as cubas possuem diferentes tamanhos e angulação de 5º que ajuda a acelerar o escoamento da água.
Ainda, a louça pode ser revestida por um esmalte antibacteriano, o que ajuda a controlar a proliferação de microrganismos. Com isso, a tecnologia reduz o tempo de limpeza dos ralos e ainda é um ponto positivo para a saúde dos moradores.
9. Cuba de sobrepor
Mais uma opção para ter no seu lar é a cuba de sobrepor, que evita molhar o banheiro ao lavar as mãos ou o rosto. Um dos diferenciais pode ser a construção desse elemento, garantindo que o centro evite respingos de água na bancada e no chão com o uso, por exemplo.
Além disso, a peça consegue acomodar kits e acessórios extras, como porta-algodão, cotonete e saboneteira. Essas peças são removíveis e podem ser colocadas conforme as necessidades do morador. Na prática, personalizar o uso desse espaço da forma que fizer mais sentido para a sua rotina também é sinal de uma casa mais inteligente.
Ainda, vale considerar que ter uma smart home não significa ter que lidar com a falta de design. Na verdade, cada vez mais as empresas buscam soluções que combinem esteticamente com os cômodos.Assim, você tem a chance de aproveitar as funções do produto e ainda consegue seguir a decoração pensada para o cômodo e para o restante do lar.
10. Lâmpada inteligente
Ao pensar em um lar conectado, as lâmpadas inteligentes são soluções que já se popularizaram e, por isso, fazem parte de muitos lares. Os preços e o funcionamento são variados, com marcas nacionais e importadas oferecendo modelos de diferentes valores.
Na maioria dos casos, o uso desse elemento é bem simples. Você pode colocar a lâmpada inteligente em luminárias, abajures e, em alguns casos, até em lustres. Dependendo do modelo, há a possibilidade de embuti-lo na mobília.
Em seguida, é preciso fazer a instalação por meio de um aplicativo no smartphone. Nesse caso, é possível usar conexões sem fio como bluetooth ou Wi-Fi. Após fazer as configurações básicas, a ferramenta permitirá deixar as lâmpadas dos ambientes em diferentes tons, cores e intensidades.
Algumas dessas lâmpadas servem até mesmo para reproduzir música do seu streaming favorito. Já outros modelos podem ser sincronizados com sensores de presença e reprodutores de mídia.
Para realizar o controle, basta que seu smartphone esteja conectado à mesma rede de internet para acender, apagar, mudar a intensidade ou a cor da iluminação. Você ainda tem a oportunidade de programar modos de iluminação para quando chegar em casa do trabalho ou para a hora de dormir, por exemplo.
11. Central de controle universal
Para aproveitar ao máximo todos os recursos inteligentes e conectados do lar, considere ter uma central de controle universal. Por meio dela, você consegue integrar todos os cômodos e dispositivos da casa.
Desse modo, não é preciso encontrar o controle específico da televisão ou do ar-condicionado, pois esse aparelho consegue regular todos os equipamentos. Isso porque o dispositivo, normalmente, utiliza o sistema infravermelho para controlar o ar-condicionado, home theater e TV.
Como a Central é multidirecional, ela administra diferentes dispositivos em um ângulo de 360°. Também há modelos de centrais de controle que são compatíveis com assistentes virtuais e outros sistemas operacionais.
Na prática, você pode ativar ou desativar todos os aparelhos — tanto por comando de voz quanto via aplicativo. Para entender a utilidade dessas soluções, imagine que você esqueceu um aparelho ligado ao sair de casa. Com a ferramenta, é fácil resolver a questão.
Outro uso comum se relaciona ao ar-condicionado. É possível ligá-lo de maneira remota, antes de chegar em casa. Assim, no seu retorno, os cômodos já estarão climatizados.
Neste artigo, você conferiu 11 dicas com diferentes produtos disponíveis para montar uma casa inteligente. Caso tenha interesse na solução, avalie quais ferramentas podem colaborar com a automatização do seu imóvel e garantir mais qualidade de vida.
Procurnado imóveis para comprar e deixar automatizado? A Loft tem muitas opções para você!
Deixe seu comentário