Como decorar sua kitnet ou apartamento studio

Compartilhar a notícia

Com mais de 120 projetos de apartamentos pequenos no portfólio, o arquiteto Glaucio Gonçalves explica como escolher móveis, cores, iluminação e revestimentos para kitnets e studios

20 de julho de 2022

Autor Nádia Kaku
Atualizado: 21 de julho de 2022 7 min de leitura
sala quarto integrado kitnet

Imóveis com metragem reduzida - também chamados de kitnets ou studio, no caso de apartamentos - despontam cada vez mais no cenário imobiliário brasileiro: segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), unidades com áreas entre 30 e 45 m² lideraram todos os indicadores de venda na capital paulista em abril de 2022. Foram 3010 casas e apartamentos vendidos e 1644 lançamentos. "Existem alguns perfis de compradores desse tipo de imóvel, mas podemos dizer que grande parte são aqueles que estão adquirindo seu primeiro lar, que estão saindo da casa dos pais ou que moram de aluguel", explica o arquiteto Glaucio Gonçalves, especialista em projetos de studios e micro apartamentos e coidealizador do escritório Mundo Studio.

Mais do que a praticidade da área compacta, muitos dos moradores de kitnets também buscam um estilo de vida mais dinâmico no morar. “Grande parte dos compradores não pretende ter carro, quer morar perto do trabalho e procura por prédios onde a infraestrutura atenda às necessidades do dia a dia”, enumera o profissional. Logo, é muito comum os empreendimentos possuírem plantas mais simples, quase sempre constituídas de uma cozinha, banheiro e uma área de estar e descanso. Às vezes, há área de serviço ou varanda. 

Na entrevista abaixo, o arquiteto Glaucio Gonçalves explica um pouco mais sobre esse tipo de imóvel e dá dicas de como otimizar o espaço por meio da decoração. O profissional possui mais de 120 projetos do tipo em seu portfólio.

glaucio goncalves retrato especialista kitnet
O arquiteto Glaucio Gonçalves é especialista em projetos de studios e micro apartamentos e coidealizador do escritório Mundo Studio. Possui mais de 120 studios em seu portfólio. Foto: Divulgação

Quais os pedidos mais comuns que moradores de apartamentos studio fazem para arquitetos?

Em quase a sua totalidade, esse tipo de cliente nunca contratou um arquiteto antes, então precisamos compartilhar todo o nosso conhecimento para que ele se sinta seguro e com consciência de quais serão os próximos passos. Antes de mais nada, precisamos entender quais as expectativas do cliente e conduzi-lo pelo melhor caminho em relação ao projeto. Sempre buscamos o equilíbrio entre estética, funcionalidade e financeiro. Quando há clareza em relação a esses três pontos e um entendimento de quem é a pessoa que vai morar, buscaremos as melhores soluções.

Como setorizar os ambientes de uma kitnet?

Existem diversas formas de setorizar um apartamento studio. Uma que eu gosto muito é separar os espaços pelo teto, por meio de pinturas ou de texturas diferentes ou até mesmo com marcenaria. Na grande maioria dos imóveis desse tipo, os espaços são integrados. Ou seja, se a opção for setorizar com tapetes, é necessário ser de forma que una a área e a deixe funcional. Normalmente quando faço a opção por sofá-cama, utilizo um tapete, pois durante os momentos em que a cama ocupa o papel de sofá, o tapete integra e deixa esse espaço com cara de sala de estar e não de quarto.

sala estilo industrial apartamento pequeno studio
Projeto de apartamento de 45 m² no bairro do Butantã, em São Paulo, assinado por Glaucio Gonçalves. Foto: Divulgação

Como aproveitar a altura do ambiente? 

É preciso apenas ter o cuidado para que a utilização de prateleiras, nichos e armários suspensos não poluam visualmente o ambiente, deixando-o com aspecto de desorganização.

Mobiliário solto ajuda na circulação da kitnet? Peças multifuncionais são indicadas?

Tudo depende da configuração e tamanho do studio. Peças que possuem dupla função sempre são bem vindas, mas a maior parte dos clientes gosta e prefere peças fixas. Precisamos avaliar as necessidades do morador. Por exemplo, encostar a cama na parede ou substituir por sofá cama podem ser ótimas opções, porém é preciso saber qual delas o cliente tem mais preferência. É preciso ter consciência dos ganhos e perdas em cada escolha que fizermos. Cada centímetro ocupado dentro de um studio tem que ter um motivo de ser.

lavanderia varanda jantar integrado kitnet
Projeto de apartamento de 49 m² no bairro do Paraíso, em São Paulo, assinado por Glaucio Gonçalves. Foto: Divulgação

Cores claras são mais indicadas? 

A melhor dica para escolher quais as melhores cores utilizar é entender a fundo qual o estilo do cliente. Já realizei projetos repletos de tons escuros  e também com cores claras e ambos ficaram incríveis. E o mais importante: ficaram a cara do morador.

Alguma dica para escolher eletrodomésticos? 

Para responder essa pergunta é preciso saber a rotina de quem vai morar no studio. Já fiz projetos com cooktops de 4 bocas e alguns até com 1 boca, como também já realizei com geladeiras e frigobar. A palavra que resume é essencialismo.

Como fazer a iluminação da kitnet? 

Não existe uma regra, o que precisa ter é uma relação entre o apartamento estar bem iluminado e aconchegante. Mais uma vez é preciso entender quem vai morar nesse studio e adequar a iluminação para que ela fique o mais favorável e revigorante. 

sala estar marcenaria cores neutras madeira
O mesmo piso integra todos os ambientes deste apartamento de 49 m² no bairro do Brooklin, em São Paulo, assinado por Glaucio Gonçalves. Foto: Divulgação

Alguma recomendação para revestimentos de piso e parede?

Os studios possuem metragens pequenas, então a minha recomendação é sempre o caminho da praticidade, resistência e que esteticamente seja o estilo de quem vai morar. Utilizar, por exemplo, piso de madeira, não é recomendável, pois daqui alguns anos será preciso uma manutenção e raspagem e aí como isso seria feito num studio onde tudo se interliga?

Alguma dica para decorar o banheiro da kitnet?

Normalmente, o banheiro ocupa uma dupla função: a de lavabo e a de banheiro, então é importante ter clareza de qual percentual de cada função ele será utilizado e deixá-lo de forma que fique funcional e esteticamente bonito.

apartamento pequeno kitnet sofa cobogo
Projeto de Glaucio Gonçalves. Foto: Divulgação

Portas de correr, pivotantes ou camarão são indicadas para economizar espaço?

Em alguns casos sim e outros não, tudo vai depender dos ganhos que teremos ao colocar essas portas, pois nem sempre economizam espaços e podem gerar um custo desnecessário.

Se o imóvel tiver varanda, compensa fechar o vão com vidro?

Em alguns casos sim, porém depende do tamanho da varanda. Na grande maioria dos studios, parte do espaço da varanda acaba sendo ocupada pela condensadora do ar condicionado e isso diminui bastante a área útil da varanda.

sala estar jantar cozinha integrada kitnet
Marcenaria colorida e azulejos estampados marcam as superfícies deste studio de 45 m² no Butantã. Projeto Glaucio Gonçalves. Foto: Divulgação

Podemos ter plantas em uma kitnet?

Sim, com certeza. Caso seja uma solicitação do cliente, existem diversas possibilidades de se colocar plantas em várias partes do apartamento. O importante é antes da compra pesquisar ou se informar se a planta será adequada ao ambiente que pretende usar.

Veja também:

Foi repórter de decoração do Portal Loft. Jornalista formada pela ECA-USP, trabalha há mais de 10 anos cobrindo arquitetura, design e decoração. Com passagens por redações de revistas impressas e digitais, foi editora e socialmedia das marcas Casa.com.br, CASACOR, Minha Casa, A&C e Casa Claudia.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.