Como fazer uma cozinha integrada com área gourmet?

Compartilhar a notícia

Quer montar uma cozinha integrada com a área gourmet? Veja dicas para colocar esse conceito em prática e ter um espaço especial em sua casa!

16 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 15 de dezembro de 2023 6 min de leitura
Como fazer uma cozinha integrada com área gourmet

A alimentação tende a estar intimamente relacionada às experiências sociais e prazerosas. Assim, uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de arquitetura e decoração é a cozinha integrada com área gourmet.

Essa proposta é mais comum em apartamentos, mas também pode ser aplicada em casas, oferecendo um ótimo resultado. Nesse espaço conceito, é possível aproveitar momentos com as pessoas queridas enquanto as refeições são preparadas.

Quer saber como colocar essa ideia em prática? Continue a leitura e veja como realizar essa integração em sua residência!

Verifique o espaço disponível

Para fazer a cozinha integrada com a área gourmet é necessário realizar algumas adaptações no espaço, a menos que a ideia seja aplicada no momento da construção. Assim, o primeiro passo é avaliar o espaço disponível para a proposta.

A harmonia entre a cozinha e a área gourmet depende da proporção e do layout do ambiente. Um local pequeno pode ser funcional e acolhedor se for bem projetado. No entanto, um espaço amplo oferece mais flexibilidade, permitindo a inclusão de mais elementos como ilha, churrasqueira e área de jantar.

Considere fatores como a circulação de pessoas, a localização das janelas e portas, a presença de pilares ou vigas e a proximidade de áreas de estar. Uma análise cuidadosa do espaço ajuda a elaborar o projeto, bem como orienta na escolha dos melhores materiais e equipamentos.

Pode ser necessário fazer algumas reformas, como a remoção de paredes do apê ou casa para a integração. A ideia nesse tipo de ambiente é proporcionar uma ideia de continuidade entre os cômodos, então é essencial que eles estejam próximos e preferencialmente sem divisões.

Porém, a separação também pode ser feita de maneira sutil, por exemplo, com uma porta de vidro transparente ou um balcão. A ilha é outra possibilidade para delimitar o espaço e proporcionar um ambiente de trabalho adequado. 

Garanta a funcionalidade do ambiente

Ao projetar uma cozinha integrada com área gourmet, além dos aspectos estéticos é necessário garantir a funcionalidade do ambiente. Esse cuidado otimiza o trabalho e facilita o fluxo de pessoas.

Por exemplo, a área de preparação de alimentos deve conter a bancada e espaço para utensílios. No local de cocção o ideal é contar com eletrodomésticos estrategicamente posicionados, facilitando a transferência dos alimentos da preparação para o fogão ou forno.

A área de serviço, com a pia e a máquina de lavar louça, deve ser projetada para uma limpeza eficiente. Quanto ao espaço gourmet, é essencial considerar o conforto nos ambientes de refeição e socialização, assegurando que eles sejam ventilados e tenham espaço de trabalho adjacente.

Anúncios

Planeje a decoração dos ambientes

Uma cozinha integrada com área gourmet deve refletir um estilo coerente em todo o espaço. Nesse sentido, a escolha da decoração dependerá do seu gosto pessoal e das características da sua casa. Pode ser moderno, rústico, contemporâneo, minimalista ou uma combinação desses estilos.

Certifique-se de que os materiais, cores e acessórios escolhidos estejam alinhados com a estética geral do ambiente. O conceito selecionado para a decoração guiará as demais decisões para o espaço, portanto, ele deve ser pensado antes da montagem do local.

Primeiramente, escolha uma paleta de cores que seja coerente e adequada para toda a área. Os materiais utilizados também desempenham um papel fundamental na decoração. Opte por elementos duráveis e fáceis de limpar, como granito, aço inoxidável e pedra para bancadas e superfícies. 

A madeira é outro exemplo de material que pode compor esse conceito, mas ela requer cuidados adicionais para preservar sua beleza e integridade ao longo do tempo. A composição ainda pode incluir elementos naturais, como plantas e flores, para trazer frescor e vitalidade ao ambiente.

Tenha atenção à iluminação dos ambientes

A iluminação é parte integrante da decoração, afetando o resultado visual e também a funcionalidade do espaço. Note que esse elemento é essencial até para a segurança, por exemplo, no manuseio de objetos cortantes.

Primeiramente, é necessário observar a incidência de luz natural e verificar como ela pode ser aproveitada durante o dia. A iluminação solar destaca o ambiente e torna o espaço mais agradável, sendo interessante fazer o projeto de forma que a claridade do sol seja aproveitada.

Para os demais períodos ou para complementar o conceito luminotécnico, é possível utilizar luminárias, sempre avaliando qual formato, intensidade e temperatura da luz fazem mais sentido. Explore pendentes, spots ou outros acessórios que dialoguem com o estilo de decoração escolhido. 

Escolha os móveis e eletrodomésticos 

Com o projeto do espaço elaborado, o estilo de decoração definido e a iluminação planejada, é o momento de selecionar os móveis e eletrodomésticos para a cozinha integrada com a área gourmet. Avalie a área disponível para a inclusão dos itens, preservando a circulação de pessoas.

As cores, materiais e estilos desses elementos também devem estar alinhados com a proposta geral do local. Opte por adquirir todos os móveis e eletrodomésticos necessários para cozinhar e fazer as refeições no local.

Outro aspecto relevante envolve adquirir utensílios básicos, como pratos, copos, talheres, entre outros. Pense em como eles serão dispostos de forma a compor o visual da área. Eles também podem ficar expostos, contribuindo com a ideia estética dos ambientes. 

Aposte em elementos que criem um ambiente descontraído e convidativo 

Após criar a estrutura básica desse novo cantinho da sua casa, você pode incluir elementos que tornem o ambiente mais aconchegante, descontraído e convidativo. Esse é o momento de deixar a imaginação fluir, inserindo a personalidade da família nesse espaço de convivência. 

Tenha em mente que se trata de um ambiente destinado ao prazer e que deve ter o toque pessoal dos moradores da casa. Assim, ele se tornará mais agradável e único, proporcionando experiências memoráveis aos residentes e visitantes. 

Ao aplicar as dicas que você acabou de conferir, você terá uma cozinha integrada com a área gourmet bonita, funcional e que transmite a personalidade da família. Com essa proposta arquitetônica moderna, é possível ter ainda mais conforto no seu lar.Quer acertar em cheio na composição da cozinha? Veja como escolher o revestimento adequado para esse ambiente!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Comentários

José Antônio da Rocha vieira Vieira

Pretendo construir uma, gostei da ideia

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.