Edícula com churrasqueira: 10 dicas para decorar a sua e aproveitar o espaço

Compartilhar a notícia

Cuidar da decoração da edícula com churrasqueira servirá para deixá-la mais bonita e funcional. Conheça 10 dicas para decorar esse ambiente!

03 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 01 de dezembro de 2023 12 min de leitura
Edícula com churrasqueira_ X dicas para decorar a sua e aproveitar o espaço

Contar com um espaço em casa para fazer churrascos é uma excelente alternativa para aproveitar os momentos com amigos e familiares. Nesse sentido, se você tem ou pretende construir uma edícula com churrasqueira, saiba que é importante conhecer dicas de decoração para deixar o local mais harmonioso.

Com móveis adequados, uma boa iluminação e diferentes estilos decorativos, é possível ter uma edícula funcional e aconchegante. Contudo, para isso, é necessário considerar o seu estilo pessoal e o tamanho do cômodo que você tem em casa.

Ficou interessado no assunto? Neste conteúdo, você conhecerá 10 dicas de decoração da edícula com churrasqueira.

Acompanhe a leitura!

O que é edícula com churrasqueira?

A edícula é um termo que significa casa pequena. Ela consiste em uma construção feita no quintal ou jardim da casa, localizada geralmente no fundo do terreno, sabe?

No caso da edícula com churrasqueira, ela é projetada para fins de lazer e entretenimento, principalmente para a preparação de alimentos ao ar livre, como churrascos e grelhados. Logo, a ideia é transformar o local que antes não era usado em um ambiente de diversão para os moradores.

Os principais elementos presentes em uma edícula com churrasqueira são:

  • bancada;
  • pia;
  • cobertura ou telhado;
  • área de estar;
  • cozinha gourmet.

Qual é a importância de decorar a edícula com churrasqueira?

Após entender o que é uma edícula com churrasqueira, você pode ter dúvidas sobre a importância de decorar esse local. É comum que algumas pessoas pensem que, por ser uma área externa, não é necessário criar um estilo próprio para ela.

Porém, decorar esse ambiente não envolve apenas criar uma boa aparência, sabia? Ter esse cuidado também é fundamental para ter uma área atraente, funcional e cheia de significado.

Um dos principais motivos para decorar uma edícula com churrasqueira é a criação de um espaço mais agradável e convidativo. Isso pode aumentar o prazer de passar tempo ao ar livre e incentivar as pessoas a utilizar o local com mais frequência.

Ainda, você pode decorar a edícula conforme o seu gosto e estilo. Assim, é possível escolher diferentes tons, materiais e elementos decorativos que reflitam a sua personalidade e atendam às suas preferências estéticas.

Outra razão é que a decoração está relacionada com a funcionalidade do ambiente. Equipamentos integrados e diferentes tipos de móveis tornam o espaço mais bonito. Eles também proporcionam uma experiência conveniente e prática ao fazer churrascos e receber os convidados.

Por fim, uma decoração cuidadosa pode complementar a experiência gastronômica ao ar livre. Isso pode incluir áreas de jantar bem organizadas, em que as pessoas podem desfrutar de suas refeições com mais conforto. 

Anúncios

Como decorar uma edícula com churrasqueira com 10 dicas?

Agora que você já conhece a importância de decorar a edícula com churrasqueira, chegou o momento de conferir 10 dicas de decoração para esse espaço. 

Confira!

1. Capriche na escolha dos móveis

Como você viu, a edícula é uma construção feita no fundo do terreno de uma casa. Como essa é uma área externa, você deve escolher móveis adequados para essa proposta.

Mesmo com cobertura, em muitos casos o local pode ficar suscetível à água da chuva e à incidência solar. A boa notícia é que existem diversas alternativas de almofadas e revestimentos à prova d’água, feitas com materiais resistentes às condições climáticas adversas.

Além disso, é interessante optar por mobílias multifuncionais ou dobráveis, como cadeiras que se transformam em bancos. Desse modo, é possível adaptar o tamanho do local conforme o número de convidados presentes.

Quando a edícula com churrasqueira não estiver sendo usada em eventos, você também pode dobrar os móveis e guardá-los. Por consequência, o espaço se torna mais funcional e prático, adaptando às suas necessidades em diferentes momentos. Interessante, não é mesmo?

2. Divida bem os espaços

Outra dica para decorar a edícula com churrasqueira é dividir bem os espaços, ou seja, criar zonas distintas para diferentes atividades dentro do local. Nesse caso, você pode dedicar uma área específica para a churrasqueira e a preparação de alimentos.

Assim, inclua uma mesa ou bancada de preparação e um armário para armazenar os utensílios do churrasco. Outra opção é elaborar um espaço para o jantar próximo à churrasqueira.

Nesse sentido, use mesas e cadeiras confortáveis para as pessoas se reunirem e desfrutarem das refeições preparadas. Adicionar um guarda-sol ou um toldo é outra boa escolha, já que proporciona mais sombra durante o dia.

Caso haja espaço suficiente, prepare uma área de lounge com sofás e poltronas, o que ajuda a compor um ambiente relaxante para os convidados enquanto aguardam as refeições. Coloque também mesas de centro para apoiar bebidas e petiscos, trazendo mais praticidade.  

3. Aposte na iluminação

A iluminação é um fator fundamental para criar uma edícula convidativa e elegante na sua área externa. Nesse caso, o projeto precisa ser flexível, proporcionando um local agradável em variados momentos do dia.

Durante o dia, você deve considerar o conforto térmico, concorda? Por isso, vale a pena apostar em toldos que filtram os raios solares, mantendo a iluminação adequada. Já no período noturno, o foco está em criar uma iluminação acolhedora, intimista e festiva.

Para alcançar esse resultado, utilize luminárias de teto, como lustres e plafons. Lembre-se de escolher lâmpadas com temperatura de cor adequada para criar uma atmosfera agradável, combinado?

Além disso, instale uma iluminação funcional perto da área da churrasqueira e das bancadas de preparação. Alguns exemplos são luz sob os armários e luminárias pendentes sobre a mesa. Esse processo facilita o preparo dos alimentos e garante mais segurança durante o churrasco.

Outra alternativa é espalhar velas para ter um espaço mais aconchegante e suave. Por fim, veja se é possível adicionar luminárias de mesa ou de piso para destacar pontos específicos do local. A medida permite que o ambiente seja aproveitado em diversas ocasiões, garantindo uma experiência única em cada momento do dia.

4. Invista no paisagismo

Ao decorar uma edícula com churrasqueira, não se esqueça do paisagismo, já que ele desempenha um papel essencial na criação de um ambiente atraente e harmonioso. Para isso, escolha plantas que se adaptem ao clima da sua região e às condições da área externa, certo?

Arbustos floridos, plantas tropicais e suculentas costumam ser boas escolhas para essa finalidade, pois adicionam cor e textura. Se o espaço for limitado, considere criar um jardim vertical, com prateleiras, painéis e treliças para acomodar as flores e os vasos de plantas.

E que tal integrar plantas comestíveis ao seu projeto de paisagismo? Ervas aromáticas, como manjericão, alecrim e hortelã, podem ser plantadas em vasos próximos à área do churrasco, permitindo que você colha ingredientes frescos para as refeições.

Se possível, vale a pena plantar árvores ou instalar pérgulas com trepadeiras para criar ambientes de sombra natural. Além de tornar o espaço mais fresco, essa alternativa adiciona beleza ao local.

5. Escolha bancadas funcionais

Seja para tornar o espaço mais bonito ou por conta das diferentes funções que elas exercem, investir em bancadas de qualidade é fundamental em uma edícula com churrasqueira. Esses elementos versáteis são peças centrais tanto no apoio de utensílios quanto na preparação de alimentos.

Ao escolher uma bancada, considere o material que a compõe. Opte por aquele que seja durável e de fácil manutenção, principalmente porque o local pode estar sujeito a respingos de gordura e líquidos. Algumas boas opções são granito, quartzo, aço inoxidável e concreto polido.

De modo geral, esses materiais são conhecidos por serem duráveis e ter a capacidade de suportar o desgaste diário. Eles também têm resistência contra manchas e arranhões, suportando bem o uso frequente e a exposição ao calor. 

Outro ponto essencial é pensar na funcionalidade da bancada. A mesa principal ao redor da churrasqueira, por exemplo, deve oferecer espaço suficiente para preparar os alimentos. Portanto, verifique se ela é espaçosa o bastante para acomodar utensílios, pratos e ingredientes.

Caso o orçamento permita, considere integrar uma pia na bancada. Isso facilitará a limpeza dos utensílios sem a necessidade de se deslocar para outro espaço. Afinal, é preciso pensar na praticidade, certo?

6. Crie opções inteligentes de armazenamento

Uma das dicas para aproveitar todo o espaço da edícula com churrasqueira é manter tudo organizado, sabia? Nesse sentido, o seu foco deve estar em planejar os espaços ideias de armazenamento — inclusive em diferentes temperaturas.

Muitos ingredientes preparados necessitam de refrigeração constante, como legumes e carnes. Deixá-los fora da geladeira ou descobertos podem estragá-los e atrair insetos. Por isso, você pode colocar um refrigerador próximo ao ambiente em que ficará a churrasqueira, por exemplo.

Também vale a pena instalar armários resistentes para armazenar utensílios, talheres, pratos, temperos e outros itens. Já as prateleiras abertas são ótimas opções para decorar a edícula. Elas oferecem fácil acesso e podem servir como espaço para exibir plantas ou objetos decorativos.

Para complementar, cestas de vime ou organizadores de parede podem ser úteis para guardar utensílios menores, como luvas, escovas de churrasco, guardanapos e condimentos. No geral, eles adicionam um toque de estilo ao espaço.

7. Faça uma área de entretenimento

Se você quer tornar a edícula com churrasqueira mais convidativa, vale a pena ter uma área de entretenimento para os amigos e familiares. Uma alternativa é criar um local de bar com baquetas e bancadas altas, onde você pode preparar e servir bebidas.

Uma área de jogos ao ar livre é outra excelente pedida. Para tanto, você pode colocar mesa de pingue-pongue, pebolim ou sinuca. Assim, os seus convidados ficarão entretidos enquanto desfrutam de um bom churrasco na sua casa. Demais, não é?

Se desejar, instale ao menos uma televisão e um sistema de som ao ar livre para passar filmes e tocar músicas durante os eventos. Aqui, é necessário se certificar que os aparelhos estejam protegidos contra os raios solares e a chuva. 

8. Personalize o espaço

Outro fator relevante para decorar uma edícula com churrasqueira e torná-la cativante aos convidados é personalizar o espaço. Para isso, adicione toques pessoais, como almofadas, quadros, vasos, estátuas, esculturas e outros elementos que reflitam o seu estilo.

Você pode apostar na decoração com porta-retratos, por exemplo. Eles são uma boa maneira de recordar pessoas queridas ou momentos felizes. Essa escolha também pode contribuir para a sensação de alegria e bem-estar.

Outra dica é utilizar velas decorativas. Além de ajudarem a compor o ambiente, elas oferecem um clima mais intimista. Desse modo, você pode transformar a edícula em um ambiente especial, ideal para comemorar com os amigos e descansar.

Aqui, o segredo é optar por objetos que fazem parte da sua personalidade, beleza? Por exemplo, se você gosta de um local minimalista, invista em móveis funcionais, em cores neutras e com poucas peças de decoração.

9. Use revestimentos resistentes ao calor

Por fazer parte da área externa da casa, os elementos da edícula com churrasqueira também podem ser afetados pelos raios solares e outras condições climáticas. Então não se esqueça de que o ambiente deve estar preparado contra as altas temperaturas.

Para preservar todas as superfícies, é fundamental investir em revestimentos resistentes ao calor. Nesse sentido, opte por materiais como porcelanato, pedra e cerâmica, que costumam suportar as altas temperaturas sem se desgastar.

Um bom revestimento tem o poder de proteger a área e conferir beleza à edícula. É possível combinar cores com os móveis, imitar outros materiais (como pedra e tijolo) e usar a criatividade para criar um espaço funcional.

10. Lembre-se do piso

Por falar em revestimentos, é interessante considerar que o piso desempenha um papel essencial na decoração da edícula, mas nem sempre recebe a atenção necessária. Afinal, de nada adianta caprichar na decoração, na escolha de objetos e nas plantas e se esquecer do chão, não é mesmo?

De modo geral, pisos de cimento, porcelanato e granito são muito usados nas áreas externas das casas. Outra opção é apostar em versões antiderrapantes, já que elas oferecem mais segurança. Como o local pode ficar molhado com frequência, essa é uma ótima forma de prevenir escorregões e quedas.

Os pisos antiderrapantes ainda conferem mais personalidade para o espaço, já que apresentam uma variedade de texturas e cores. Portanto, considere essa ideia na hora de selecionar os elementos para incluir nesse cantinho do seu lar.

Após conferir as 10 dicas de como decorar uma edícula com churrasqueira, você já pode começar a planejar esse ambiente, considerando as suas preferências e necessidades. Se tiver dúvidas na hora de decidir, uma opção é contar com o auxílio de profissionais da área para uma decoração moderna e convidativa.

Procurando imóveis com edícula? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.