Frente de casas simples: 6 ideias e estilos para a sua

Compartilhar a notícia

Você conhece os estilos que podem compor a frente de casas simples? Então confira 6 ideias para se inspirar e escolher uma opção para o seu lar!

30 de março de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 08 de dezembro de 2023 6 min de leitura
Frente de casas simples - 6 ideias e estilos para a sua

Se você deseja decorar a fachada da sua residência, saiba que existem inúmeras possibilidades para o projeto. Nesse processo, nem sempre é preciso investir muito, pois com planejamento e criatividade é possível fazer uma frente de casas simples.

De qualquer modo, é importante que você escolha um estilo com o qual se identifique, observando o espaço e o orçamento disponíveis. Dessa forma, é possível criar uma fachada mais bonita — afinal, essa é a primeira impressão que as pessoas têm quando avistam uma casa. 

Neste conteúdo, você conhecerá 6 estilos que podem trazer novas ideias para um projeto simples de frente de casa! Vamos lá?

1. Estilo rústico

A frente das casas de estilo rústico costuma evidenciar materiais de aspectos mais pesados, como é o caso das madeiras, pedras e tijolos. Esse tipo de fachada é considerado ímpar, por exibir a sua força e requinte, ao mesmo tempo que apresenta um ar simples e acolhedor.

A ideia de fachada rústica é sempre muito procurada, tanto para compor a decoração de casa na praia, no campo ou mesmo na cidade. Os elementos utilizados nesse estilo visam conferir uma maior ligação com a natureza, dando aos lugares um clima mais natural.

Cores mais vibrantes e paredes caiadas são características que costumam aparecer nesse estilo. Também é comum que a composição tenha muros de tijolo ou pedra, telhados simples, varandas espaçosas e janelas amplas.

Vale destacar que o rústico é considerado atemporal e combina com estilos diferentes, podendo ser intercalado com o contemporâneo, por exemplo. Para ter uma melhor composição, basta saber mesclar os elementos, de acordo com a sua personalidade.

2. Estilo contemporâneo

Os elementos essenciais que caracterizam a fachada da casa contemporânea são os contornos simples, desenhos e traços retos. Além disso, outra particularidade marcante são as suas portas de entrada e janelas que costumam ser largas e espaçosas.

O estilo contemporâneo ainda se destaca por utilizar volume, revestimentos atuais e materiais de bastante qualidade — que não podem ficar de fora do projeto. Assim, painéis de madeira, aço ou ferro costumam realçar esse tipo de fachada.

O estilo também é conhecido por ser minimalista, o que envolve o pensamento de que menos é mais. Diferentemente do que acontece na decoração rústica, as cores contemporâneas são mais suaves, mas a ligação com a natureza está presente. 

Normalmente, as pessoas tendem a confundir a ideia de contemporâneo com o moderno. Mas o estilo contemporâneo vem do que é atual, enquanto o estilo moderno tem origem no modernismo — que se desenvolveu na primeira metade do século XX.

Anúncios

3. Estilo americano

A decoração da frente de casas no estilo americano costuma ter um ar mais discreto e simples, sendo fácil de ser identificada. A sua garagem é fechada — um aspecto marcante nesse estilo. Também costuma haver a presença de deques, colunas, telhas shingle, beirais, portas e janelas emolduradas.

Outra característica comum é a posição da casa no terreno: elas costumam ficar mais ao centro, sem muros altos e sem encostar nos outros imóveis. Em relação à pintura e acabamentos, ele utiliza cores mais claras como o creme, branco ou cinza.

O estilo americano também apresenta muita natureza em sua composição, o que dá a sensação de amplitude ao seu entorno.

4. Estilo clássico (neoclássico)

A fachada da casa no estilo clássico é muito procurada por quem deseja uma residência tradicional. Isso porque os materiais utilizados estão sempre na moda, então não há muitos riscos de deixar o design datado, por exemplo.

Em geral, as suas características remetem às culturas romanas e gregas, no período do renascimento. Os elementos mais usuais nesse período eram as telhas visíveis na cobertura, o calcário, a madeira e o mármore.

Como alguns materiais se modificaram e se modernizaram ao longo dos tempos, atualmente é possível chamá-lo de estilo neoclássico. Entre suas características mais relevantes estão as cores mais claras, colunas bem arredondadas e cheias de detalhes. 

Suas aberturas são mais contidas, com entradas determinadas e proporcionais, o que enobrece mais esse tipo de frente nas casas.

5. Estilo colonial

Se você deseja uma frente de casas simples com um estilo mais romântico, então o estilo colonial pode ser o mais recomendado para você. Ele também sofreu modificações com o tempo, mas é tão significativo que ainda hoje é muito utilizado nas fachadas de casas.

Esse estilo tem referências mexicanas, italianas e espanholas. Em relação às suas principais características, vale destacar os seus amplos espaços, que representam o poder. Nele, a iluminação natural é muito prestigiada e entra pelas portas, janelas e áreas de maior circulação da casa.

A porta principal costuma ser grande e simétrica, com detalhes entalhados na madeira. Já as varandas têm aparência confortável e ficam ao redor das residências. Aqui, é possível utilizar diferentes tipos de revestimentos.

Já os tons dos pisos costumam ser terrosos, aparentando a madeira, com telhados normalmente cobertos com telha colonial de cerâmica.

6. Estilo tropical

O estilo tropical é um excelente representante do Brasil. Nele, a harmonização dos espaços internos com as áreas externas e as fachadas das residências é muito valorizada, indiferente dos modelos de casas. Seus elementos costumam ser incluídos de maneira bastante visível, com grande destaque para o paisagismo.

O estilo tropical usa vários elementos naturais, nos quais a madeira está muito presente, assim como outros componentes como o adobe, bambu e palha. Para realçar essa perspectiva, estruturas de metal ainda podem ser utilizadas na fachada.

Ele possui muitas aplicações que remetem ao estilo clássico, no entanto, as suas aberturas se apresentam maiores. Em relação aos tons das pinturas e acabamentos, prevalecem as cores quentes com o intuito de criar ambientes agradáveis e acolhedores.

Agora você sabe quais são algumas alternativas para frente de casas simples. Depois de conferir essas 6 ideias, analise qual estilo tem mais a ver com você e escolha o ideal para a fachada da sua residência

Está procurando casas para comprar em São Paulo? Na Loft temos muitas opções com diferentes tipos de fachadas. Confira!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.