Quais são os melhores bairros para estudantes em SP?

Compartilhar a notícia

Conheça um pouco mais sobre os bairros das principais faculdades e universidades de São Paulo.

14 de dezembro de 2021

Atualizado: 24 de junho de 2022 8 min de leitura
melhores-bairros-para-estudantes-sp

Na maior cidade da América do Sul, tem um pouco de tudo, incluindo mais de 70 faculdades e universidades. Mas onde é o melhor lugar para morar quando se é universitário?

SP: uma cidade com muitas universidades

A vocação acadêmica paulistana vem de longe. E ao longo dos anos muitos universitários que passaram por suas faculdades eventualmente se tornaram grandes figuras nacionais, de Fernando Henrique Cardoso a Chico Buarque.  

As três instituições mais tradicionais da cidade – a Faculdade de Direito, a Faculdade de Medicina e a Escola Politécnica – têm mais de 100 anos. E a faculdade de ciências humanas mais bem conceituada do país, a FFLCH, foi fundada nos anos 1930 por intelectuais franceses dos mais conceituados, como o antropólogo Claude Lévi-Strauss.

faculdade-de-direito-sao-francisco
Faculdade de Direito São Francisco, no centro de SP

Com o tempo, o crescimento da cidade, a popularização do acesso ao ensino superior e a enorme diversificação dos cursos possíveis, São Paulo virou um verdadeiro hub acadêmico para pessoas do Brasil todo (e também de outros países).

E como todo ano letivo traz novos alunos, as novidades não param. Não por acaso, várias regiões conhecidas pela vida boêmia são ligadas aos universitários, como Praça Roosevelt (onde fica o Mackenzie), Paulista (Cásper Líbero, FGV, Anhembi Morumbi) e Vila Boim (FAAP).

Onde estão as principais faculdades de SP

Butantã: Universidade de São Paulo (USP)

O Butantã fica na Zona Oeste de SP e sedia a Cidade Universitária, que é o campus principal da USP. É bastante comum que os alunos morem nas redondezas, seja em apês ou em casas compartilhadas. Para se deslocar, é possível usar ônibus circulares e a estação de metrô Butantã, da Linha 4-Amarela, assim como a estação de trem Cidade Universitária.

Vale dizer que tem partes da USP em outros bairros da cidade, como:

  • Consolação: Faculdade de Medicina da USP
  • Centro Histórico: Faculdade de Direito da USP
  • Ermelino Matarazzo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP)

Saiba mais sobre o Butantã

Liberdade: Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

O campus principal da FMU fica em um dos bairros mais interessantes da cidade, que abriga a maior diáspora japonesa do mundo e diversas outras nacionalidades. Já na região central de SP, a Liberdade conta com uma boa infraestrutura de serviços e transporte, incluindo a estação Japão-Liberdade da Linha 1-Azul. Quem escolhe morar por ali pode achar vários tipos de planta, de kitnets a apês maiores.

Saiba mais sobre a Liberdade

Região da Avenida Paulista: Faculdade Cásper Líbero, Universidade Paulista (UNIP) e Anhembi Morumbi, IBMEC e FGV

É na Avenida Paulista, a via mais famosa da cidade, que ficam várias universidades: Cásper Líbero, Fundação Getúlio Vargas, FGV, Ibmec, Anhembi Morumbi e UNIP.

Um possível bairro para morar próximo da faculdade é a Bela Vista, pertinho da Paulista e na parte de trás do Museu de Arte de São Paulo, o MASP. A Bela Vista tem fácil acesso ao transporte público, com várias estações de metrô das linhas 4-Amarela e 2-Verde, além de muitas linhas de ônibus circulando pela cidade. Agora que estão preparando uma nova estação de metrô por lá (que será da Linha Laranja), o bairro está em franco processo de verticalização, com muitas opções de apês compactos.

Saiba mais sobre a Bela Vista

Outra opção próxima é o Jardins, um dos bairros mais nobres da cidade e com ampla seleção de serviços, comércio e infraestrutura de transporte público (com estações da Linha 2-Verde e 4-Amarela). Em relação à Bela Vista, é logo do outro lado da Avenida Paulista. 

Saiba mais sobre o Jardins

Região da Consolação: Universidade Mackenzie e FAAP

Entre a Zona Oeste e o Centro Histórico, incluindo aos requintes do Higienópolis e a energia da Santa Cecília, fica a ampla região da Consolação (o nome se deve ao grande cemitério que fica na Rua da Consolação). É por ali que fica o histórico campus do Mackenzie e o casarão da Fundação Armando Álvares Penteado, a FAAP. 

Além dos ônibus que circulam sem parar nas faixas de ônibus da Rua da Consolação, há a estação de metrô Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4-Amarela. Em termos de lugares para morar, tem uma variedade grande de plantas, entre apês antigos e enormes (bons para dividir) e novidades mais compactas. E é pertinho da famosa Rua Augusta!

Saiba mais sobre Higienópolis

Saiba mais sobre Santa Cecília

Vila Mariana: ESPM e Centro Universitário Belas Artes 

Na Zona Sul de SP, com farta oferta de estações de metrô (Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz e Chácara Klabin, das Linhas 2-Verde e 1-Azul), fica a Vila Mariana. O bairro é bem grande e abriga gente de todo tipo em moradias igualmente diferentes. É uma escolha frequente entre os alunos do Belas Artes ou da ESPM.

Saiba mais sobre Vila Mariana

Perdizes: PUC-SP

Na Zona Oeste, mais especificamente em Perdizes, fica a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), uma instituição super tradicional da cidade. O bairro é conhecido pelos morros e pela bela vista dos prédios, assim como pela tranquilidade com toques de animação, especialmente em vias como Afonso Bovero, onde passam diversas linhas de ônibus.

Saiba mais sobre Perdizes 

O que um bairro precisa ter para ser bom para estudantes em SP?

Acima a gente citou os bairros que sediam várias universidades e faculdades em SP. Isso significa que você precisa morar em um deles? Na verdade, não! Claro que morar pertinho do estudo ou do trabalho é uma facilidade e tanto, que evita estresse no trânsito e deslocamentos difíceis, mas isso pode ser contornado de outros jeitos.

Um exemplo: a maioria das grandes instituições paulistanas fica próxima de estações de trem ou metrô, então se você estiver morando perto de outra estação da linha que você vai usar, já fica mais fácil, certo?

De forma geral, os melhores bairros para estudantes em SP precisam ter opções constantes e confiáveis de transporte, já que você vai se deslocar bastante para as aulas e eventos sociais – e nem sempre vai poder ou querer ter um carro.

Outra coisa legal é ter opções de cultura e lazer por perto, como cinemas, centros culturais, praças e parques. Afinal, é preciso aproveitar que você está em uma das grandes capitais da cultura do mundo, certo? E dá para fazer isso com pouco dinheiro no bolso, já que tem muitas opções gratuitas ou com descontos estudantis na cidade. 

Lembrando que, aos fins de semana e feriados, tem avenidas que se fecham para carros e só podem ser usadas pelos pedestres, como a Avenida Paulista e o Elevado João Goulart, mais conhecido como Minhocão. Acaba virando a famosa "praia de paulista" – e é um passeio gratuito!

Outra coisa importante a se levar em conta é a segurança da região. Como estudante, você vai precisar ir e vir em vários horários diferentes, seja saindo para a aula ou voltando do trabalho. Ficar em regiões mais densas, onde tem bastante movimento na maior parte do tempo, pode ser uma boa opção. 

Já viu os apês à venda no site da Loft? Tem pra todo mundo!

Moradia estudantil e repúblicas em SP: quando elas são uma boa opção?

Para quem não quer ou não consegue segurar um aluguel sozinho, tem uma opção clássica: morar com outros estudantes! Esse arranjo tem várias vantagens, especialmente a localização, já que frequentemente são lugares estrategicamente localizados e ficam bem pertinho do campus.

As moradias estudantis oferecidas pelas próprias universidades (também chamadas de alojamentos) frequentemente recebem mais pedidos do que têm lugares para oferecer, além de priorizar alunos com condições socioeconômicas mais frágeis. São vagas bem disputadas, tanto pela localização quanto pelo preço (grátis ou baixo).

Existem também as moradias estudantis que não são filiadas às instituições, como as repúblicas estudantis (residências que já existem há anos para abrigar os estudantes, muitas vezes com suas tradições próprias, e onde o ciclo de renovação é constante) e as moradias estudantis independentes (você mesmo pode se juntar a outros alunos e fazer a sua, rachando o aluguel de um apê maior entre vocês).

Em tempo: antes de fazer as malas, é bem relevante buscar informação com amigos e colegas para saber mais sobre aquela moradia/república e garantir que você não vai entrar em nenhuma furada, ok?

Conheça mais bairros em São Paulo:

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

Veja também

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

plantas apartamento sala vaso pleomele

Morar com estilo

23 de junho de 2022

Plantas e folhagens para apartamento: 10 opções para você cultivar

SBPE Sistema Brasileiro de Poupanca e Emprestimo

Mercado imobiliário

22 de junho de 2022

SBPE: saiba o que é e para quem vale a pena

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.