Parada Inglesa: saiba como é morar nesse bairro de SP

Compartilhar a notícia

Você conhece o bairro Parada Inglesa? Saiba como é morar nessa região e os principais atrativos e a infraestrutura do local!

05 de setembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 05 de setembro de 2023 11 min de leitura
Parada Inglesa - saiba como é morar nesse bairro de SP

A cidade de São Paulo conta com diversos bairros para pessoas com diferentes orçamentos, preferências e necessidades. Alguns locais são mais caros e badalados, já outros são mais acessíveis e residenciais. Esse é o caso da Parada Inglesa!

Nesse bairro, você poderá aproveitar benefícios relacionados à estrutura e à qualidade de vida do local. Ao mesmo tempo, existem questões que devem ser consideradas, pois decidir se mudar exige muito planejamento e avaliação das condições do lugar, não é mesmo?

Ficou interessado em saber mais sobre a Parada Inglesa e como é morar nesse bairro de SP? Então confira as informações neste post!

Onde está localizado o bairro da Parada Inglesa?

Parada Inglesa é um bairro localizado na Zona Norte de São Paulo, com perfil residencial e ruas arborizadas. O local integra o distrito de Tucuruvi, logo, está na subprefeitura de Santana-Tucuruvi — região cada vez mais valorizada pelo desenvolvimento comercial e imobiliário das últimas décadas.

A região é conhecida por sua localização estratégica, próximo a importantes vias de acesso, como as avenidas Cruzeiro do Sul e Luiz Dumont Villares. Inclusive, ela faz divisa com outros bairros da capital paulista, como:

  • Água Fria;
  • Vila Gustavo;
  • Vila Mazzei;
  • Jardim São Paulo.

Em relação à Zona Norte, a região fica localizada acima do rio Tietê, onde havia as históricas ferrovias e estradas velhas que conectavam o município às cidades vizinhas. 

O local ainda é subdividido em duas áreas menores: nordeste e noroeste. Na primeira, estão os bairros Tucuruvi, Parada Inglesa e Santana, onde o comércio é melhor desenvolvido.Já na região noroeste, com os bairros Freguesia do Ó e Pirituba, o processo de urbanização está acelerando, com a oferta de novos empreendimentos.

Qual é a história e origem do bairro?

A história do bairro da Parada Inglesa remete ao final do século XIX, quando a região era uma área rural e repleta de chácaras. O nome está relacionado à construção da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, uma das primeiras rodovias de SP.

Durante a construção da linha férrea, os operários responsáveis pela obra eram estrangeiros, incluindo muitos ingleses. O lugar onde eles faziam uma parada para descanso e realizar as suas refeições ficou conhecido como Parada dos Ingleses ou Parada Inglesa — e o nome acabou se estendendo ao bairro.

Com o passar dos anos, a região se desenvolveu e recebeu novos moradores. A construção da Estação Parada Inglesa de trem, em 1910, contribuiu para o crescimento do bairro e facilitou o acesso de pessoas a outras áreas da cidade.

A partir disso, surgiram comércios, residências e serviços, transformando a área rural em um bairro comercial e residencial. Além dessa origem, há uma história curiosa sobre o bairro.

Diz a lenda que, na região, morava um inglês chamado William Harding, no século XIX. Ele era dono de diversas terras e fazendas, com uma estação de trem bem próxima.

Em determinado momento, William estava na estação quando parou de se mover por dias. Isso despertou a atenção da população local, que passou a chamar a região de Parada Inglesa.

Anúncios

Quais são os principais atrativos desse bairro da Zona Norte?

Agora que você já sabe que a Parada Inglesa fica na Zona Norte de SP e conheceu a história da região, vale a pena entender o que o local tem a oferecer aos seus moradores. Veja quais são alguns dos principais atrativos!

Sesc Santana

O Sesc Santana é um espaço que oferece diversas opções de programas com atividades esportivas, recreativas e culturais para todos os públicos. Ele conta com atrativos como:

  • quadras esportivas;
  • piscinas;
  • teatro;
  • biblioteca;
  • lanchonete;
  • praça de eventos;
  • quiosques.

Além disso, o local recebe muitos eventos culturais, com uma programação diversificada ao longo do ano. A unidade fica na Avenida Luiz Dumont Villares, n.º 579.

Parque da Juventude

O Parque da Juventude mudou a paisagem da Zona Norte de SP, ao substituir o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de entretenimento e lazer ao ar livre. Esse presídio foi, durante 46 anos, o maior da América Latina, chegando a abrigar mais de 8 mil presos.

Depois, o local se transformou em um complexo recreativo, cultural e esportivo, com uma área total de 240 mil m², inaugurado em 2004. O espaço é dividido em três setores:

  • parque esportivo: abriga quadras esportivas, pistas de patins, skate e cooper. Nele, há vestiários, áreas de descanso e aulas gratuitas de esportes;
  • parque central: tem 95 mil m² de área verde, incluindo bosques, alamedas e jardins. Ele tem passarelas, conservadas do antigo presídio;
  • parque institucional: nesse local, há o prédio da Escola Técnica Estadual (ETEC), em que o público pode acessar a internet de maneira gratuita em mais de 100 computadores.

Shopping Metrô Tucuruvi

O Shopping Metrô Tucuruvi é mais um atrativo do bairro Parada Inglesa que não pode ficar de fora. Esse é um centro comercial completo, que oferece uma ampla variedade de restaurantes, lojas, cinema e outras opções de entretenimento.

O lugar é ideal para assistir a um filme, fazer compras, passear com os amigos e desfrutar de uma deliciosa refeição. Esse shopping está localizado na Rua Paulo de Faria, n.º 133-167.

Parque Domingos Luís

O Parque Domingo Luís é um dos principais atrativos de lazer do bairro. Ele conta com áreas verdes, trilhas para caminhadas, quadras poliesportivas, playgrounds e espaços para piqueniques.

Assim, o local é ideal para atividades ao ar livre, prática esportiva e momentos de relaxamento em contato com a natureza. O parque está localizado na Rua Parque Domingo Luís, n.º 145.

Como é a mobilidade do bairro?

Como você viu, o bairro Parada Inglesa oferece muitos atrativos para os seus moradores e visitantes. Entretanto, para algumas pessoas, isso não é suficiente para escolher um local para morar. Afinal, outros aspectos também influenciam na decisão, como a mobilidade da região.

O bairro conta com algumas das principais vias de acesso da Zona Norte, como as avenidas Ataliba Leonel, Luís Dumont Villares, Nova Cantareira e Tucuruvi. Esses são caminhos importantes para quem deseja ir para outras regiões da cidade.

Para quem não quer tirar o carro da garagem todos os dias, saiba que o local é atendido por muitas linhas de ônibus que conectam o bairro a outras regiões da cidade, o que facilita o deslocamento. Alguns exemplos de linhas de ônibus que passam próximo ao bairro são 1701-10, 1738-10 e 2025-10. 

Ainda, há a estação de metrô Parada Inglesa da Linha 1-Azul. Essa linha é uma das mais antigas da capital e apresenta a maior quantidade de estações. Ao longo de 20 km de extensão, ela conta com 23 paradas.

Por outro lado, se você prefere um meio de transporte mais sustentável, o bairro apresenta ciclofaixas e ciclovias. Elas proporcionam uma alternativa saudável e segura para deslocamentos de bicicleta, sendo possível se movimentar pela região sem problemas.

Como é a infraestrutura do bairro Parada Inglesa?

Para ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre a região, vale a pena conferir com mais detalhes a infraestrutura do bairro. De modo geral, a Parada Inglesa conta com uma infraestrutura completa, atendendo às necessidades dos moradores em variados aspectos. 

O bairro conta com muitos comércios, incluindo:

  • farmácias;
  • restaurantes;
  • padarias;
  • supermercados;
  • bancos;
  • academias;
  • lojas de conveniência;
  • outros estabelecimentos que facilitam a rotina.

No ramo da saúde, a região tem clínicas, unidades básicas de saúde (UBS) e instituições de referência, como a Unidade Médica Paulista e o Hospital Presidente.

Em relação à educação, a Parada Inglesa oferece variadas opções de escolas públicas e colégios particulares. Ainda, há desde opções de educação infantil até o ensino técnico e superior.

Veja alguns exemplos de instituições de ensino presentes na região:

  • Colégio Jardim São Paulo;
  • Escola Infantil Sol da Vila;
  • Colégio Miudinho Segmento;
  • Alvorada Plus — Escola do Pensar;
  • Colégio Amorim.

Além de todas as opções de escolas e hospitais, a Parada Inglesa tem pizzarias, bares e hamburguerias para quem gosta de comer fora.

Por que a Parada Inglesa é considerada um bairro completo?

Após saber mais sobre o bairro e as suas atrações, é fácil perceber que a Parada Inglesa é um local interessante para viver em São Paulo. Por ter uma infraestrutura completa e ser um bairro bem localizado, as atividades rotineiras podem ser feitas de modo mais prático e confortável.

Desde escolas para os filhos até restaurantes para almoçar e jantar, a disponibilidade de estabelecimentos e serviços pode ajudá-lo a economizar tempo de deslocamento. Além disso, as opções de lazer, com praças, parques e shoppings são perfeitos para passar o tempo livre na companhia de amigos e familiares.

Qual é o custo de vida nesse bairro?

Até aqui, você conheceu os principais atrativos do bairro Parada Inglesa. Mas, afinal, qual é o custo de vida da região? Em comparação com outros locais de SP, a Parada Inglesa é mais acessível.

O valor dos imóveis da região costuma ser atrativo, possibilitando que as pessoas encontrem alternativas mais econômicas para comprar ou alugar uma casa ou apartamento no bairro. Porém, o preço pode variar de acordo com a localização, o tamanho da propriedade e as suas características.

Além do fator preço ser favorável para quem deseja alugar um imóvel, é importante ressaltar que o local conta com muitos serviços e produtos a preços competitivos. Isso costuma atrair pessoas que estão em busca de uma melhor relação custo-benefício no dia a dia.

Por fim, as opções de lazer presentes no bairro também costumam ter preços mais amigáveis. Então você poderá desfrutar de diversas atrações culturais e de entretenimento sem precisar gastar muito.

Ao mesmo tempo, é essencial ressaltar que o custo de vida em Parada Inglesa depende dos seus hábitos de vida. Se você costuma comer fora de casa com regularidade, por exemplo, é possível que os seus gastos sejam maiores do que se você escolher preparar a própria comida.

Afinal, como é morar na Parada Inglesa?

Para conhecer de verdade o bairro Parada Inglesa, vale a pena entender como é o estilo de vida do local. De modo geral, a região é residencial, mas com intensa movimentação comercial.

Ainda assim, a proximidade dos bairros Jardim São Paulo, Santana e Tucuruvi faz da Parada Inglesa um dos locais mais completos e bem localizados da região norte paulistana. Edifícios de alto padrão também fazem parte das características da região, que conta com ruas calmas e bem arborizadas.

Onde encontrar um imóvel em Parada Inglesa?

Você já viu muitos motivos para visitar o bairro Parada Inglesa. Mas onde encontrar o imóvel ideal nessa região? Para começar, você deve saber qual é o tipo de apartamento ou casa que está buscando.

Já que o bairro apresenta uma boa estrutura, é preciso estabelecer as suas necessidades e os requisitos que tornam um imóvel a alternativa ideal para você. Portanto, antes de tomar a decisão, defina o que é relevante para a sua realidade.

Isso significa pensar em aspectos como:

  • qual deve ser o tamanho dos cômodos;
  • se você deseja morar em um condomínio fechado;
  • se há necessidade de varanda ou área gourmet;
  • quantos quartos você precisa;
  • qual é o orçamento disponível para a compra.

Também vale a pena pensar na finalidade do apartamento ou da casa. Avalie se o imóvel será um local para a família ou se o objetivo é comprar para investir, por exemplo.

Ao considerar as suas prioridades, você pode encontrar imóveis com variados preços. Para conferir todas as opções e analisar as oportunidades disponíveis, basta entrar no site da Loft para ter a chance de escolher entre muitas oportunidades exclusivas dessa região.

Ao fazer buscas na aba de pesquisa, é possível encontrar apartamentos com preços variados. Depois avalie qual imóvel mais combina com as suas preferências e permite desfrutar de todos os benefícios do bairro.

Neste post, você conheceu o bairro Parada Inglesa, localizado na cidade de São Paulo. Agora, você já sabe quais são as principais opções de lazer e os serviços que garantem qualidade de vida na região. Com essas informações, fica mais fácil decidir se essa área é a ideal para morar e qual imóvel escolher.

Ficou interessado em morar em Parada Inglesa? Veja nossos imóveis para comprar em São Paulo.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.