Qual a cor do ano? Essa pergunta é renovada todos os anos, já que novas tendências surgem e outras se despedem. Quando falamos de cores não é diferente. Sempre no final do ano, a Pantone, empresa considerada uma autoridade de cores no mundo todo, elege a cor do ano com base em vários estudos comportamentais liderados pelo seu time de analistas e essa cor promete ditar a tendência também no mercado imobiliário. E agora é a vez da cor magenta ou Viva Magenta 18-1750, se fizer questão do nome e sobrenome da cor do ano de 2023.
Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute, explica que a escolha pelo Magenta foi motivada por ela ser uma cor que representa a natureza e aquilo que é essencial para todos.
A cor do ano 2023 se destaca por ser de uma tonalidade que mescla o vermelho, vinho e rosa: delicada e poderosa ao mesmo tempo.
Bastante viva, esse é o segundo ano consecutivo em que a Pantone aposta em uma tonalidade mais forte para ser a cor do ano. A cor do ano 2022 foi o roxo Very Peri (17-3938). Um fato interessante é que a very peri, cor de 2022 foi eleita por transmitir uma atmosfera tecnológica e futurista, enquanto o Magenta entra em cena como uma cor para recuperar a essência e a natureza.
O que é a Pantone?
A Pantone é uma autoridade em cores. A empresa é famosa por seus sistemas altamente tecnológicos que executam processos diversos para identificar cores, seus respectivos significados e combinações exatas de um determinado tom.
A sede da companhia fica nos Estados Unidos, mas seus estudos são conhecidos mundialmente como referência quando o assunto é cor, especialmente nas áreas de design gráfico, arquitetura, decoração contemporânea e moda, em que é preciso chegar a uma tonalidade exata.
Foi a partir dessa necessidade que a Pantone surgiu, em 1963, com uma tecnologia capaz de desenvolver com mais precisão essas tonalidades que cada cor possui.
Cor do ano Pantone: como é feita a seleção?
A Pantone busca todos os anos identificar uma cor que seja reflexo de um estilo de vida e da cultura global naquele momento. Em seu site, a marca afirma que leva em consideração aspectos emocionais que a cor é capaz de transmitir e que se preocupa em identificar comportamentos para o ano seguinte e não ficar presa ao que já se passou.
A Pantone elege a “cor do ano” desde 1999. No processo, os analistas realizam diversos estudos comportamentais para identificar tendências que estão por vir no próximo ano e que serão reproduzidas na decoração dos apartamentos.
O objetivo é contar a história daquele período e transmitir através de uma única cor o sentimento que predominava nas pessoas durante aquela época.
Por que a Viva Magenta é a Cor do Ano 2023 da Pantone?
Após um ano cheio de novas tecnologias, com o crescimento de mundos virtuais, representações digitais de itens diversos e o afastamento do mundo físico, a cor do ano de 2023 faz um resgate à natureza e para tudo que é real e palpável, como imóveis com áreas verdes.
“A cor Magenta descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais”, explica Leatrice.
Quando pensamos na natureza, é comum vir na cabeça cores como verde e os tons terrosos e, por isso, a cor do ano ser de uma tonalidade tão viva e forte surpreendeu muitos. A proposta foi justamente trazer uma cor cheia de personalidade capaz de criar uma ponte entre o real e o digital – mas que apela mais para o primeiro pilar.
A tecnologia é uma realidade no mundo todo- no mercado imobiliário, a ampliação das smart homes é um exemplo – e a mensagem que a Pantone 2023 passa é que é possível, mesmo em um mundo hiperconectado, sermos capazes de encontrar o equilíbrio.
Prova disso é que a Pantone lançou, em parceria com a Artechouse – uma companhia de arte e tecnologia sediado em Nova York – o “Magentaverso”: uma exposição imersiva que traz os elementos da natureza em um ambiente altamente conectado.
O nome “Magentaverso” remete ao metaverso, uma forte tendência de 2022 – que inspirou a escolha da cor do ano 2022 – mas traduzida de um jeito mais emotivo e deixando a natureza como o centro das atenções.
Além disso, outra parceria que a Pantone fechou e que leva a cor do ano foi o lançamento do Motorola Edge 30 Fusion – símbolo de tecnologia e conexão que conta com a cor do ano 2023 para a capa e tela de fundo do aparelho.
O Magenta é uma cor vibrante escolhida para trazer força e esperança para o ano de 2023 e pode ajudar a renovar sua casa com cores novas em paredes velhas. É conhecida por ser uma cor destemida e exuberante, que desperta elegância, alegria e otimismo – sentimentos esses que a Pantone identificou como predominantes para a cultura do mundo todo neste momento.
Colaboração Yeska Coelho
Deixe seu comentário