Imóveis com metragens pequenas são cada vez mais comuns no mercado imobiliário brasileiro. Segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), unidades com áreas entre 30 e 45 metros quadrados despontam no ranking de vendas e, em março de 2022, 3193 novos apartamentos desse tipo foram lançados e outros 3568 foram comercializados só na capital paulista.
Geralmente localizados em regiões centralizadas das cidades, os apartamentos pequenos têm como público-alvo jovens casais ou moradores solteiros que buscam praticidade e são mais receptivos à mudanças, como ambientes compartilhados e espaços multifuncionais. No entanto, para otimizar a qualidade de vida em imóveis compactos, é primordial ter um bom planejamento no uso do espaço disponível.
Confira abaixo 11 soluções onde arquitetos e designers tiram proveito de móveis multifuncionais, marcenaria sob medida e ambientes integrados para criar projetos em ambientes pequenos com melhor aproveitamento.
- Quarto de apartamento pequeno
- Lavanderia de apartamento pequeno camuflada na varanda
- Adega na escrivaninha
- Armário como divisor de ambientes para apartamento pequeno
- Estante multiuso
- Mesa para apartamento pequeno
- TV giratória
- Banco-baú cria espaço de armazenamento
- Armários em pequenos espaços
- Área social em uma única parede
- Cozinha americana sem mesa de jantar
Quarto de apartamento pequeno
A jovem moradora deste apartamento no bairro de Santa Cecília de 30 m² , em São Paulo, queria ter um armário todo aberto, clean e sem portas no quarto. Mas, ao mesmo tempo, também precisava de espaço para armazenar itens como roupas de cama, sapatos e outros objetos de pouco uso.
A solução adotada pelo escritório Studio 92 Arquitetura foi projetar uma cama com uma base que também guarda e esconde objetos: aqui há uma sapateira na parte frontal, gavetas na lateral esquerda e nas dimensões do rebaixo do colchão, e um grande nicho com duas portas para armazenamento de itens maiores, como roupa de cama e malas de viagem. A porta de correr de vidro na lateral do quarto dá acesso ao banheiro e também permite a entrada de luz natural.
Lavanderia de apartamento pequeno camuflada na varanda
No mesmo apartamento de 30 m² assinado pelo escritório Studio 92, a solução usual de transformar a varanda em sala de estar ganhou um toque inusitado: o espaço também abriga a lavanderia! A marcenaria sob medida foi essencial para esconder os eletrodomésticos e o aparador atrás do sofá camufla a condensadora do ar-condicionado e armazena acessórios de limpeza, como rodo, vassouras, balde e varal de piso.
O móvel ao lado da parede onde se localiza a televisão esconde a lava-e-seca e serve de apoio para a bandeja do bar e todos os seus acessórios. Para atender ao pedido da cliente por uma adega, uma peça em serralheria com pintura eletrostática armazena garrafas e taças (na vertical e horizontal) e também emoldura a TV.
Ao lado do sofá, o móvel de madeira esconde um tanque: para usá-lo é só levantar a tampa. Como a opção foi por não instalar uma torneira convencional (pois a mesma ficaria aparente no ambiente), uma ducha se faz as vezes de torneira e fica escondida quando o móvel está fechado. Na parte inferior da peça, há também espaço de armazenamento para produtos de limpeza e para a tábua de passar roupas retrátil.
Adega na escrivaninha
Neste apartamento de 35 m², as arquitetas Bianca Atalla e Fernanda Mendonça, do escritório Oliva Arquitetura, conseguiram inserir uma adega mesmo com a limitação de espaço. O truque foi aproveitar a lateral da bancada do home office para desenvolver o espaço de armazenamento das bebidas. A mesa também abriga a cafeteira.
Armário como divisor de ambientes para apartamento pequeno
Neste mesmo apartamento de 35 m², as profissionais do Oliva Arquitetura criaram uma marcenaria onde os armários servem para a organização dos pertences, apoio para o espelho e também como divisão com a sala de estar – a solução tira a necessidade de executar uma parede. A madeira traz aconchego ao quarto, que é complementado por uma paleta de cores neutras, composta por tons de cinza e azul.
Estante multiuso
Com interiores assinados pelo escritório Macro Arquitetos, este studio de 29 m² localizado no bairro da Consolação, em São Paulo, teve como proposta integrar os ambientes e criar móveis de forma prática e compacta. O projeto foi desenvolvido a partir da estante multiuso de serralheria, que segue toda a lateral do apartamento. Nela, foram dispostos a área da cozinha, nicho para vassoura, escada, TV, armário de roupas, além de compartimentos para armazenar itens gerais.
A bancada da cozinha já existia e foi reaproveitada e ajustada ao novo layout. A área do frontão foi refeita, seguindo a paginação da estante. A peça foi feita em serralheria preta fosca e possui marcenaria acoplada em compensado naval tratado.
Mesa para apartamento pequeno
Com apenas 34 m², este apê é o primeiro lar de um jovem casal, que buscava um espaço funcional e aconchegante para o dia a dia e para o trabalho. Para isso, o escritório Studio 92 Arquitetura aproveitou a extensão da maior parede do imóvel para instalar a cozinha e a área de serviço: armários altos, tanque e lava e seca integrados à bancada otimizam a área reduzida.
Destaque: Aprenda a montar um cloffice e trabalhar em casa!
A solução criativa das profissionais foi criar uma ilha de quartzo branco de 3 m com o mesmo material da bancada da pia – o novo móvel possui nicho para microondas, serve de apoio para o preparo de alimentos, ocupa o espaço atrás do sofá e ainda funciona como mesa de jantar com quatro cadeiras. A ilha foi toda projetada com altura de 75 cm para manter a área acima da cintura livre, causando sensação de amplitude no ambiente.
TV giratória
O apartamento na Vila Madalena, em São Paulo, tem apenas 26 m². Para otimizar o espaço enxuto, a designer de interiores Camila Cordista, do escritório Cordista Interiores e Lighting, tirou proveito da marcenaria sob medida para criar o painel de correr que pode integrar ou separar a sala do quarto.
A divisória também esconde um truque: a TV é giratória e, por meio de uma abertura na madeira, pode ser girada em 180º e atender aos dois cômodos. O piso vinílico amadeirado aplicado em todo o imóvel cria unidade entre os ambientes.
Do lado social, a TV pode ser assistida do sofá do estar, da varanda ou dos bancos da cozinha. A decoração tem o cimento queimado como base e toques de azul, a cor preferida do cliente.
Banco-baú cria espaço de armazenamento
“Com o prolongamento da sala, criamos um canto alemão no terraço, com um banco-baú que serve como mesinha de apoio para o sofá e garante mais espaço de armazenamento. Sobre a caixa que esconde a condensadora do ar-condicionado, instalamos um bar”, explica a designer de interiores Camila Cordista, do escritório Cordista Interiores e Lighting. A varanda também recebeu vasos de plantas e um espelho na lateral.
Armários em pequenos espaços
Na cozinha deste apartamento de 26 m², um armário do piso ao teto soma diversas funções: prateleiras decorativas, nicho para microondas, armazenamento de produtos de limpeza e despensa de alimentos. “Na lateral, inserimos uma bancada em L para refeições rápidas, com um espelho para aumentar a amplitude”, conta a designer de interiores Camila Cordista.
O espaço ao lado da parede abriga um armário estreito e alto, ideal para guardar vassouras e rodos. A estrutura corre por um trilho e se camufla na marcenaria quando fechada.
Para o projeto localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo, a arquiteta Cecilia Hoe, do escritório Hoearquitetura, criou espaços de trabalho, descanso e lazer em apenas 26 m². “Espaços compactos ‘vazios’ transmitem a sensação de serem menores. A ocupação inteligente com mobiliário, equipamentos e elementos de composição adequados às suas dimensões espaciais acaba por transmitir uma sensação de amplitude maior”, explica a profissional. A área social do apartamento (cozinha, sala e área de trabalho) foi toda instalada em uma parede só, tirando proveito da extensão da área e não atrapalhando a circulação do imóvel.
Com estilo urbano, o projeto tem marcenaria com linhas retas combinada com serralheria, tons cimentícios, paleta de cores neutra (preto e cinza) complementada por tons terrosos (verde e terracota) e couro ecológico tom caramelo. Um contraponto foi criado ao inserir elementos étnicos, que trazem cor, textura e interesse visual.
Cozinha americana sem mesa de jantar
As arquitetas Eduarda Negretti e Nathalia Lena, do escritório Lene Arquitetos, dão a dica: apartamentos menores com sala integrada e cozinha americana não precisam ter mesa de jantar. “Usar o balcão ou criar um outro nível nele com altura padrão de 75 cm pode ser uma maneira criativa para formar um local conveniente para as refeições, mesmo sem a mesa em si. Assim, eliminamos um móvel que ocuparia uma área significativa no cômodo”, explica Nathalia.