Decoração de quarto: 9 dicas para deixar o ambiente aconchegante

Compartilhar a notícia

Deixe o seu dormitório aconchegante e cheio de estilo. Confira 9 dicas de decoração de quarto para tornar esse ambiente confortável e relaxante!

22 de setembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 31 de janeiro de 2024 11 min de leitura
Decoração de quarto_ X dicas para deixar o ambiente aconchegante

O dormitório é um ambiente importante em casa, afinal, é nele que geralmente as pessoas aproveitam os seus momentos de descanso e relaxamento. Assim, a decoração de quarto exerce uma função essencial para deixar esse espaço aconchegante e acolhedor.

Existem muitas possibilidades de composição do cômodo, que interferem nas sensações experimentadas. Com algumas dicas simples, você pode deixar o ambiente mais prazeroso, para melhorar os seus períodos de repouso, lazer e autocuidado.

Quer saber como deixar o seu quarto mais bonito e agradável? Então continue a leitura para conferir 9 dicas para a decoração!

1. Escolha o estilo de decoração

O primeiro passo para uma decoração bonita e harmônica é definir um conceito para ser explorado. Existem muitos estilos e eles podem ser influenciados por tendências. Mas considere que o quarto é um ambiente íntimo, que deve refletir a sua personalidade e os seus desejos para o relaxamento.

Portanto, é fundamental que a decisão pela proposta que orientará a decoração respeite os seus gostos e personalidade, independentemente da moda no momento. Alguns exemplos de estilos para se inspirar são:

  • moderno: o ambiente nesse estilo aposta em linhas retas, poucos adornos e funcionalidade nas peças;
  • minimalista: como o nome indica, essa proposta investe apenas nos itens essenciais e em um visual mais limpo;
  • rústico: essa decoração explora materiais naturais, acabamentos amadeirados e tons terrosos;
  • clássico: o estilo abusa de adornos bem trabalhados e materiais nobres, como madeiras luxuosas, acabamentos em mármore e tecidos sofisticados, como a seda;
  • vintage: decoração ideal para quem gosta de peças retrô, ao buscar peças que foram tendências décadas atrás, como os anos 1950, 1960 e 1970;
  • boho: o estilo tem uma forte influência hippie, investindo em estampas, misturas com cores fortes e materiais naturais. É mais descontraído e tem muita personalidade;
  • glamouroso: para quem gosta de luxo e brilho, essa proposta é uma boa alternativa, com cores mais vivas e elegantes.

Esses são apenas alguns exemplos de estilos de decoração, mas existem muitos outros. Após definir com qual deles você mais se identifica, uma dica é buscar inspirações na internet para a sua composição.

2. Atente-se à escolha das cores

O conceito escolhido para a decoração do quarto dá pistas da melhor cartela de cores. Mas é preciso priorizar o equilíbrio nessa composição para que o ambiente não fique sobrecarregado. 

Tenha em mente que o excesso de tons pode pesar na decoração do espaço e prejudicar a sensação de leveza e aconchego desejada. Se a ideia, por exemplo, for um visual mais alegre e colorido, a sugestão é deixar pontos de cor em regiões específicas. 

E você sabia que a tecnologia pode ajudar você na composição das cores para a decoração? Existem muitas ferramentas e aplicativos que permitem criar paletas personalizadas, garantindo a harmonia do ambiente e ajudando você nas decisões.

É possível se guiar por essas paletas, por exemplo, na hora de escolher os móveis, as cores das paredes e o enxoval. De forma geral, tons claros (como os pastéis), neutros ou terrosos favorecem o aconchego. Mas você pode criar combinações que façam sentido para a sua proposta decorativa e as sensações desejadas no dormitório.

Anúncios

3. Ilumine o quarto adequadamente

A iluminação desempenha um papel fundamental na decoração de um quarto aconchegante e acolhedor. Esse fator, quando pensado de forma integrada à decoração e aos seus desejos em relação ao dormitório, tem o potencial de criar uma atmosfera única.

Uma ideia para conseguir um resultado mais agradável e suave é utilizar a iluminação em camadas. Nessa proposta, em vez de uma única fonte de luz, você tem faixas que se harmonizam e criam uma mistura. 

Para aplicar as camadas de luzes no quarto, utilize uma luminária de teto que ofereça uma solução geral para o ambiente. Já na altura do rosto das pessoas ou abaixo, você pode usar luminárias e abajures. Esses itens oferecem a iluminação direcionada, que pode ser controlada.

A iluminação também pode ser usada para destacar móveis ou partes do quarto. Um exemplo são as fitas de led, sendo ótimas opções para elementos decorativos, prateleiras ou mesmo a cabeceira da cama. Porém, é aconselhável evitar excessos, combinado?

A tecnologia é mais uma das suas aliadas nesse aspecto da decoração do quarto. É possível contar com lâmpadas inteligentes, que são integradas a outros aparelhos e oferecem controle por voz. Desse jeito, você pode manejar a intensidade e tonalidade da luz conforme o seu humor.

Por fim, considere a incidência de luz natural no ambiente. Ela pode indicar formas de compor a iluminação do local e aproveitar a claridade do dia para deixar o quarto ainda mais acolhedor, auxiliando na sua sensação de bem-estar.

4. Aposte em móveis funcionais  

Quando se trata de decorar um quarto de forma aconchegante, a funcionalidade é um aspecto essencial a ser observado. Os móveis funcionais desempenham um papel central na otimização do espaço, proporcionando praticidade e versatilidade ao ambiente.

Eles são a chave para criar um quarto organizado, confortável e, ao mesmo tempo, esteticamente agradável. Desse modo, na hora de definir os móveis — e os objetos decorativos —, considere o seu tempo para a limpeza e a manutenção do ambiente.

Nem sempre o que oferece o melhor valor estético é atrativo ao considerar o seu dia a dia. Se for muito difícil manter o quarto limpo e em ordem, dificilmente ele ficará aconchegante, não é mesmo?

Aqui, o primeiro fator a ser verificado é o espaço disponível para que seja possível entender a necessidade de combinar funções. Se o quarto for pequeno, você pode investir, por exemplo, em camas com armazenamento integrado e prateleiras que ajudem a distribuir os seus pertences.

O posicionamento da mobília também afeta a funcionalidade do ambiente. Portanto, verifique as disposições que deixam o seu dia a dia mais simples, garantindo uma boa circulação no espaço. 

Quando houver possibilidade, é uma boa alternativa contar com móveis planejados para o quarto. Dessa forma, o local será organizado conforme o estilo da decoração, espaço e a rotina dos moradores da casa.

5. Invista em texturas

Quando se pensa em decorar um quarto com estilo e conforto, focar em cores, móveis e iluminação, certo? No entanto, há um elemento essencial que pode contribuir com a beleza e a personalidade do ambiente: as texturas.

Explorar diferentes texturas ajuda a adicionar uma camada de conforto, interesse visual e variadas sensações no cômodo. Elas proporcionam mais autenticidade e podem se incorporar à proposta decorativa.

A roupa de cama é o primeiro elemento no qual as texturas ganham espaço. Os materiais podem ser mais rústicos e estruturados, lisos e sedosos, bordados, macios e outros. Como essas são peças necessárias no ambiente, é interessante investir no estilo que elas oferecerão.

Outro item que pode ser adicionado ao quarto é o tapete. Escolha um modelo macio e felpudo para acentuar a sensação de conforto ao pisar no chão. Do mesmo modo, tapetes em crochê, lã, pele sintética ou fibras naturais são ótimas opções para proporcionar uma experiência tátil agradável.

A textura das cortinas é mais um fator que afeta a sensação do ambiente. Elas podem ser mais leves e fluidas, pesadas, dobráveis, com bordados ou relevo. Por fim, os móveis e as paredes aceitam receber efeitos texturizados que criam profundidade ou proporcionam uma experiência tátil.

6. Explore quadros que proporcionem aconchego

As imagens têm um enorme poder de proporcionar sensações. Elas são capazes de remeter a lembranças, momentos, metas ou emoções que alteram o seu bem-estar. Portanto, é válido utilizá-las em quadros para deixar o quarto ainda mais aconchegante.

Trata-se de um objeto simples e muito fácil de ser inserido nos mais diversos estilos de decoração. Escolha peças que transmitam os sentimentos que você deseja aproveitar enquanto estiver nesse ambiente. 

Alguns exemplos de estados mentais que as imagens podem remeter são:

  • tranquilidade;
  • paz;
  • conexão com a natureza;
  • motivação para os seus sonhos;
  • memórias da infância;
  • contato com a família.

Você pode contar com diferentes formas de composição. No mercado, estão disponíveis alternativas em conjunto que se complementam ou em peças únicas. Existe a possibilidade de combinar vários quadros em uma temática ou brincar com diferentes propostas e tamanhos.

Atente-se também para a moldura, afinal, ela terá texturas e materiais que devem estar em sintonia com o restante da decoração do quarto. Com esse cuidado, você mantém a lógica inicial adotada na decoração e adiciona um toque a mais de estilo para o ambiente.

7. Perfume o espaço

A experiência do aconchego está muito relacionada ao aspecto sensorial, não é mesmo? Portanto, para explorar os sentidos no quarto, você aprendeu a combinar elementos visuais e táteis. Da mesma maneira, o olfato pode ser valorizado no ambiente.

Existem muitas opções para deixar o ambiente perfumado, como velas aromatizadas, varetas perfumadas e difusores elétricos. Eles costumam ser prazerosos em funcionamento e deixam odores especiais no quarto.

A escolha aromática depende do seu gosto e da sensação desejada. Alguns exemplos de essências são:

  • lavanda: é um aroma que deixa o ambiente mais acolhedor e relaxante;
  • jasmim: o cheiro de jasmim é relaxante e sensual;
  • rosas: essa essência tende a ser romântica e suave;
  • baunilha: ideal para quem aprecia cheiros adocicados e marcantes;
  • eucalipto: uma boa alternativa para quem deseja o frescor e a sensação de natureza no quarto;
  • canela: esse aroma é mais quente e energizante;
  • cedro: ele é amadeirado, frequentemente associado a cenários de montanhas e florestas.

8. Adicione elementos da natureza

Incluir elementos da natureza no quarto é uma forma de criar um ambiente mais sereno. As plantas, por exemplo, oferecem benefícios como a purificação do ambiente e a manutenção da umidade, deixando o clima mais agradável.

No entanto, é fundamental escolher as espécies certas para esse cômodo, além de observar os cuidados que cada planta exige para se manter. Algumas boas alternativas para o quarto são:

  • lírio da paz: gera uma bela flor, com o poder de aumentar a umidade do ambiente. É uma planta que ajuda a controlar fungos e mofo, e atenuar sintomas de rinite e outras alergias. Tem melhor adaptação à incidência indireta de sol;
  • clorofito: é uma ótima planta para a limpeza do ar. Pode se ajustar a pequenos vasos ou ficar pendente. Se as flores forem brancas por dentro, é melhor manter em contato direto com o sol. Já se elas forem verdes em seu interior, o ideal é conservar sob luz indireta;
  • babosa: bastante conhecida como aloe vera, é ótima para tratamentos estéticos. Ela ajuda a melhorar a qualidade do ar, mas precisa de muito contato com o sol para sobreviver;
  • lavanda: além de ser uma planta bonita, com cores vivas, ela ajuda a perfumar o ambiente. Porém, a lavanda precisa de muito sol;
  • hera: essa é uma planta pendente, que se multiplica muito bem. Ela purifica o ar e é muito resiliente, se adaptando sob luz direta ou indireta. 

Você também pode adicionar outros elementos da natureza no quarto, como pedras e cristais, arranjos de flores e acessórios em bambu.

9. Crie um cantinho de leitura

A leitura é um excelente hábito, concorda? Então que tal criar um cantinho agradável para motivar você a ler mais? Esse é um caminho que pode ajudar no seu desenvolvimento em diversas áreas, de promover experiências mais prazerosas no dormitório. 

Você pode reservar uma área para armazenar os seus livros favoritos, que reflitam a sua personalidade e os seus gostos, podendo fazer parte da decoração do ambiente. Algumas ideias são estantes, prateleiras ou nichos. Então veja qual proposta mais se adequa ao restante do local.

Além disso, é importante ter uma poltrona, puff ou outro item mobiliário para se recostar confortavelmente para ler. Se preferir, você pode optar por uma escrivaninha e cadeira, o que favorece anotações ou momentos de estudos. 

Por fim, cuide para que o local tenha luz adequada e seja tranquilo. Assim, será possível aproveitar as suas leituras prediletas no seu ambiente decorado cuidadosamente.

Viu como é possível fazer uma decoração de quarto aconchegante? Aplique as 9 dicas que você acabou de aprender e transforme o seu dormitório. Dessa forma, o cômodo se tornará mais agradável e propício para os seus momentos de relaxamento.

Procurando imóveis para comprar e fazer uma linda decoraçao de quarto? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.