Estação Fradique Coutinho: conheça 8 lugares para se aventurar na área!

Compartilhar a notícia

A Estação Fradique Coutinho está localizada em Pinheiros, um bairro famoso de São Paulo. Conheça os 8 lugares próximos à estação.

13 de maio de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 12 de maio de 2023 12 min de leitura
Estação Fradique Coutinho - conheça 8 lugares para se aventurar na área

Por ser a maior cidade da América Latina, São Paulo precisa ter um sistema de transporte compatível com o seu tamanho, concorda? Graças à mobilidade e facilidade que elas oferecem, as estações de metrô são fundamentais para quem mora ou deseja visitar a cidade.

A Estação Fradique Coutinho, por exemplo, foi inaugurada em 2014, facilitando o acesso da população aos restaurantes, bares, boates e livrarias dos bairros Vila Madalena e Pinheiros. Assim, o entorno dessa estação conta com diversas opções de lazer para turistas e moradores.

Quer descobrir quais são os 8 lugares para se aventurar próximos à estação de metrô Fradique Coutinho? Então acompanhe a leitura!

Onde fica a Estação Fradique Coutinho?

A Estação Fradique Coutinho está localizada na Rua Fradique Coutinho, n.º 28 (acesso A) e na Rua dos Pinheiros, n.º 628 (acesso B). Ambos os acessos ficam em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

Esse bairro é um dos mais antigos da capital paulista e faz divisa com Cidade Jardim, Alto de Pinheiros, Vila Madalena e Jardim Paulistano. O local é próximo de importantes vias de acesso, como as Avenidas Nações Unidas, Eusébio Matoso, Rebouças e Brigadeiro Faria Lima, além da Marginal Pinheiros.

A nobre região conta com uma boa mobilidade urbana e fácil acesso ao transporte público. Isso ocorre porque o local tem as estações de metrô Fradique Coutinho e Faria Lima e as estações de trem Pinheiros, Cidade Universitária e Hebraica-Rebouças.

Qual é a história da Estação Fradique Coutinho?

A Estação Fradique Coutinho fica em uma localização cujo entorno é cercado de estabelecimentos e lojas. Para otimizar a infraestrutura e impulsionar o comércio local, o Governo do Estado de São Paulo decidiu, em 2005, iniciar a construção da estação. 

As obras foram interrompidas em 2007, após a divulgação de um laudo sobre as estruturas metálicas do local. O documento afirmava que havia a possibilidade de ocorrerem acidentes de proporções imprevisíveis.

O consórcio que operava a Linha 4 e o metrô desqualificaram esse laudo, o que garantiu a continuação da construção. No entanto, ainda em 2007, as obras da estação causaram a interdição da Rua dos Pinheiros por um longo período.

O motivo foi que o asfalto da rua cedeu durante a passagem de um equipamento de escavação da linha. Esse mesmo trecho já havia sido interditado por mais de 12 meses para as obras a partir de julho de 2005 e gerou problemas no tráfego do bairro.

Em novembro de 2005, houve o rompimento de um tubo da Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) por conta de uma escavadeira que trabalhava na obra. Em decorrência de todos esses imprevistos, a inauguração da Estação Fradique Coutinho, que estava prevista para 2010, teve que ser adiada.

Após outros atrasos, o Governo do Estado de São Paulo inaugurou a estação em 15 de novembro de 2014. Como você viu, a estação tem o mesmo nome da rua Fradique Coutinho, localizada no bairro Pinheiros.

O nome é uma homenagem a Fradique de Melo Coutinho, um bandeirante que nasceu no Espírito Santo. Ele participou de expedições e morreu em 28 de janeiro de 1633, na cidade de São Paulo. Em homenagem, as ruas Estancieiro e Azevedo Marques passaram a se chamar Fradique Coutinho.

Anúncios

Quais são as características da Estação Fradique Coutinho?

A Estação Fradique Coutinho apresenta uma decoração moderna, charmosa e colorida. Isso se deve à proximidade do local com a Vila Madalena, que é considerado um local artístico da capital. A estação é enterrada, tem salas de apoio no nível da superfície e nas plataformas laterais e apresenta estruturas em concreto aparente.

Outro ponto importante é que ela tem acesso para pessoas com deficiência e há banheiros em alguns pontos de sua extensão. Em períodos de pico, a capacidade prevista é de 10.000 passageiros por hora.

Em relação ao funcionamento, a estação fica aberta todos os dias, das 4h40 à meia-noite. Porém, esses dados fazem referência a abril de 2023 e podem mudar com o tempo. Também vale a pena conferir possíveis alterações em datas especiais, feriados e outras situações.

O que é a Linha 4-Amarela do metrô?

A Estação Fradique Coutinho faz parte da estação da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, sendo uma responsabilidade da ViaQuatro após a privatização. A operação da linha teve início em 2010 e as primeiras estações inauguradas foram Faria Lima e Paulista.

Vale saber que a execução das obras da Linha 4-Amarela conta com duas fases. A primeira, que já foi concluída, apresenta 6 estações: Luz, República, Faria Lima e Paulista, Pinheiros e Butantã.

Já na segunda fase, quase toda entregue, ficaram disponíveis a Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, Fradique Coutinho e São Paulo-Morumbi. Até abril de 2023, a última estação inaugurada tinha sido a de Vila Sônia.

Ao total, a Linha 4-Amarela apresenta 11 estações e tem 12,8 km de extensão, ligando a região da Luz, no centro de SP, ao bairro Vila Sônia, na zona oeste. Ela foi construída com base em um sistema sofisticado, conhecido como CBTC (Communications Based Train Control).

Esse sistema possibilita que o controle das composições seja automatizado, com o objetivo de gerenciar o tráfego. Além disso, a Linha 4-Amarela é composta por túneis e tem portas em todas as plataformas que só abrem quando o trem para na estação.

O que visitar próximo à Estação? Conheça 8 lugares para se aventurar

Você está pensando em fazer passeios em São Paulo e se hospedar próximo à Estação Fradique Coutinho? Ou é morador e quer conhecer melhor o bairro? Então vale a pena conhecer os bares, restaurantes, padarias e livrarias da região.

Abaixo, você conhecerá 8 dos principais lugares para visitar nos arredores da estação. Confira!

1. Cine Sabesp

Se você curte filmes, provavelmente terá interesse no Cine Sabesp. O local começou a funcionar em 1959 como Cine Fiametta e, após isso, como Sala Cinemateca. Foi nessa época que ele se tornou um ponto de encontro entre pessoas ligadas ao cinema.

O local tem apenas uma sala com 271 lugares, bilheteria informatizada, ar-condicionado, programação especializada, acesso para pessoas com deficiência e som digital.

Vale a pena conferir a programação com os filmes em cartaz para aproveitar o local. O Cine Sabesp está localizado na Rua Fradique Coutinho, n.º 361, no bairro Pinheiros.

2. Bráz Elettrica

Um dos restaurantes próximos à Rua Fradique Coutinho que está entre os mais populares é a pizzaria Bráz Elettrica. Dos mesmos donos da rede de pizzarias Bráz, o local tem uma proposta mais casual e descontraída.

As pizzas são individuais e assadas no forno elétrico, sendo feitas para comer com as mãos. A massa passa pelo processo de fermentação natural e sempre há novas opções no cardápio.

A clássica marguerita, por exemplo, é feita com três queijos (grana padano, muçarela e de búfala), além de molho e manjericão. Já a frisco leva escarola, spring cream, grana padano e tempero lemon pepper.

Agora, se você preferir uma pizza mais encorpada, como a portuguesa, poderá provar a versão da casa. Ela inclui azeitonas verdes, clara de ovo, um fio de gema, cebolas caramelizadas, presunto cozido, muçarela e molho de tomate.

Além das pizzas, o cardápio conta com saladas, almôndegas e sobremesas, como tiramisu, frutas da estação e sorvete. Na seção de drinks, tem cerveja artesanal produzida em parceria com a microcervejaria Blondie. 

Também há bebidas sem álcool, como o chá gelado, com gengibre e cidreira. Você poderá aproveitar o cardápio indo ao restaurante: ele fica na Rua dos Pinheiros, n.º 220.

3. Chá Yê!

Para quem gosta de chá e da cultura chinesa, o Chá Yê! é o local perfeito. O lugar é um misto de escola, restaurante e loja e está localizado na Rua Fradique Coutinho, n.º 344.

Os donos trabalham com chás especiais, puros e que tiveram um cuidado na colheita e no processamento. Para entender mais sobre o assunto, eles passaram mais de dois meses na China, desenvolvendo boas relações com os produtores.

No começo, os donos perceberam que precisavam ensinar aos clientes sobre a cultura do chá. Assim, a missão foi incorporada no Chá Yê!. A partir disso, a casa passou a oferecer especializações, treinamentos, oficinas, cuppings, viagens e cursos para educar o público.

No cardápio, você encontrará opções de chás como:

  • grama cortada e fubá tostado;
  • bambu molhado, mel, chocolate e castanhas cozidas;
  • frutas verdes, bambu molhado e vegetais cozidos.

Caso você visite o local no horário do almoço, poderá aproveitar pratos como noodles, bowls, massas frescas, sobremesas, drinks e cervejas.

4. Galeria 540

A Galeria 540 está localizada na Rua Mourato Coelho, n.º 540, em Pinheiros. O local é um espaço multidisciplinar com galeria de arte, espaço para shows, eventos, festas, workshops e palestras. Além disso, há um barzinho no mesmo ambiente.

No cardápio, é possível encontrar cervejas artesanais, drinks, hambúrgueres e petiscos variados. Entre eles, estão batatas bravas, espetinhos de frango tailandês e porco crocante ao molho de páprica.

A galeria é decorada com grafite e arte de rua, em uma estrutura de container colorido. O objetivo é que o local seja um espaço colaborativo e sempre há mudanças na casa, garantindo uma experiência única a cada visita.

Além disso, as mesas e cadeiras de praia espalhadas entre os containers criam um ambiente descontraído a céu aberto.

5. Noname

O Noname é um bar alternativo próximo à Estação Fradique Coutinho. Em uma casa de esquina, com fachada grafitada, o local tem um clima bem despojado, com uma decoração exótica e elefantes pendurados no teto.

Ele vende diferentes tipos de cervejas e drinks como o papa jameson, feito com club soda, limão-siciliano, gengibre, hortelã e uísque. O cardápio é descomplicado e oferece muitas opções de petiscos, como pastéis, bolinho de arroz, coxinha de siri, frango frito, sanduíches, batata frita e mais.

Também fazem sucesso os tira-gostos preparados na grelha, como a porção de coração de frango acompanhado de pão de alho. O Noname está localizado na Rua dos Pinheiros, n.º 585.

6. Livraria da Vila

A Livraria da Vila fica na Rua Fradique Coutinho, n.º 915 e conta com um grande acervo de DVDs, CDs e livros. Além disso, ela abriga uma unidade da cafeteria Santo Grão, sendo uma boa pedida para fazer uma pausa com comidas e bebidas deliciosas.

A livraria foi fundada em 1985 e passou por diversas transformações, incluindo a abertura de novas lojas. O local recebe cursos, eventos culturais, contação de histórias, palestras, debates, pocket shows e temporadas teatrais.

Assim, é importante ficar atento à programação para encontrar uma atração do seu interesse. Um fato interessante sobre a Livraria da Vila é que ela realiza o projeto Leitura Alimenta, que recebe doações de livros usados.

Essas obras são incluídas em cestas básicas e doadas para famílias carentes de todo o Brasil. Logo, o local incentiva a cultura e a educação.

7. B.Lem Portuguese Bakery

A B.Lem Portuguese Bakery é uma padaria que serve doces e pães portugueses. Ela fica na Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, n.º 187, em Pinheiros. No cardápio, é possível encontrar clássicos como pastel de belém, quindim e papo de anjo.

Os pães também fazem muito sucesso, como é o caso do pão de Deus, de leite, de água e alentejano. Caso você prefira opções salgadas, encontrará bolinho de bacalhau, brioche recheado com presunto e queijo, coxinha e massas folhadas.

8. Dona Vitamina

Se o seu objetivo é fazer uma refeição saudável e leve, o Dona Vitamina é uma excelente alternativa. O cardápio conta com uma variedade de pratos desde o café da manhã até o jantar, com iogurtes, cremes, açaís, saladas, sanduíches, omeletes, tortas, wraps e salada de frutas.

Já o destaque fica para as vitaminas e os sucos, preparados com frutas frescas da estação. Entre as especialidades da casa também estão as opções no pão folha, que consiste em um sanduíche de massa leve e que realça o sabor dos recheios.

O ambiente é criativo, aconchegante e descolado, refletindo o estilo divertido do local. O Dona Vitamina fica na Rua Mateus Grou, n.º 152 em Pinheiros.

Ao longo deste artigo, você conferiu um guia completo com as principais informações sobre a Estação Fradique Coutinho, como sua história, localização e características. Também foi possível conhecer os 8 lugares interessantes para visitar próximos a essa estação, o que o ajuda a aproveitar a região!

Quer imóveis na Vila Madalena perto da Estação Fradique Coutinho? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.