Existem diversos tipos de decoração para casas e apartamentos e cada um deles tem suas particularidades. Alguns são mais simples, discretos e neutros. Já outros são mais chamativos e extravagantes.
Não existe o melhor entre os estilos, mas apenas aquele que mais combina com seu perfil e suas necessidades. No entanto, com tantas opções disponíveis, pode ser difícil decidir sem conhecer e comparar as possibilidades, não é verdade?
Neste post, aproveite para conferir 35 tipos de decoração e suas principais características. No final, aprenda a escolher aquele que melhor condiz com sua personalidade!
Vamos lá?
-
Quais são os 35 tipos de decoração existentes e suas características?
- 1. Industrial
- 2. Vitoriano
- 3. Vintage
- 4. Minimalista
- 5. Escandinavo
- 6. Maximalista
- 7. Boho
- 8. Rústico
- 9. Clássico
- 10. Moderno
- 11. Contemporâneo
- 12. Art déco
- 13. Wabi-sabi
- 14. Eclético
- 15. Costeiro
- 16. Provençal
- 17. Cottage
- 18. Oriental
- 19. Mediterrâneo
- 20. Farmhouse
- 21. Inglês
- 22. Francês
- 23. Africano
- 24. Romântico
- 25. Tropical
- 26. Geek
- 27. Folk
- 28. Rock
- 29. Navy
- 30. Colonial
- 31. Country
- 32. Barroco
- 33. Art nouveau
- 34. Pop art
- 35. Glamour
- Como saber qual tipo de decoração combina mais com você?
Quais são os 35 tipos de decoração existentes e suas características?
Se você está pensando em decorar o seu apartamento ou a sua casa, provavelmente já se deparou com diversas informações sobre estilos e tendências de ambientação de imóveis, certo? A escolha do tipo de decoração certo é uma questão fundamental para o seu bem-estar.
Isso porque ele tem o poder de transformar completamente um ambiente, refletindo a personalidade e o estilo de vida de seus moradores.
Veja 35 tipos de decoração e os seus principais atributos!
1. Industrial
Começando a lista de tipos de decoração para residências há o estilo industrial. Ele tem como inspiração os antigos galpões industriais, fábricas e lofts, sendo caracterizado pelo uso de materiais como aço, concreto, metal e tijolos, além de tubulações aparentes e ambientes integrados.
2. Vitoriano
Com influências do período vitoriano do século XIX, a decoração vitoriana é marcada por móveis elegantes, detalhes ornamentados e estampas clássicas. Ele também costuma ser identificado pelo uso de cores sóbrias, tapeçarias elaboradas, itens em dourado e tecidos de alta qualidade.
3. Vintage
A decoração vintage é uma opção que remete às décadas passadas, trazendo móveis e objetos antigos que proporcionam uma atmosfera nostálgica. Cores suaves, estampas retrô e itens desgastados, como cômodas, penteadeiras e camas, são características desse estilo.
4. Minimalista
Você já deve ter percebido que o tipo de decoração minimalista tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. Com linhas clean e poucos elementos decorativos, esse estilo visa criar espaços organizados, sem excessos e com foco na beleza dos detalhes. Ele busca valorizar a simplicidade e a funcionalidade nos cômodos.
Originário dos países nórdicos, como Noruega, Dinamarca e Finlândia, o estilo escandinavo valoriza a simplicidade, a funcionalidade e a luz natural. Com cores neutras (branca e cinza, principalmente), madeira clara e design também minimalista, ele cria ambientes aconchegantes e acolhedores.
6. Maximalista
Ao contrário do minimalismo, a decoração maximalista é caracterizada pelo uso abundante de cores, estampas, quadros, texturas, objetos e elementos decorativos. Trata-se de uma opção para quem deseja um ambiente mais ousado, cheio de personalidade e que valorize a exuberância.
7. Boho
O estilo boho é inspirado em diversas culturas, como a indiana, a cigana e a hippie. Ele transmite uma atmosfera descontraída, despojada e cheia de vida, sendo caracterizado por uma mistura de estampas coloridas, peças de macramé, elementos naturais e detalhes artesanais.
8. Rústico
Outra opção de decoração que costuma ser utilizada em diversas residências é a rústica. Com o uso de materiais como madeira, tijolos, pedras e fibras naturais, tapetes, plantas, luzes amareladas etc., esse estilo cria um ambiente acolhedor, com uma atmosfera campestre e aconchegante.
9. Clássico
A decoração clássica é considerada atemporal e elegante. Ela cria ambientes sofisticados e harmoniosos, por meio de móveis refinados, detalhes ornamentados, cores neutras, lustres, peças estofadas, cortinas pesadas e revestimentos com tons metálicos.
10. Moderno
Chegando na décima opção entre os tipos de decoração para casas e apartamentos, há o estilo moderno. Ele valoriza a simplicidade, as linhas retas, as bordas nítidas e o uso de materiais como aço, acrílico e policarbonato. Cores neutras, design clean e funcionalidade são características dessa alternativa.
11. Contemporâneo
A decoração contemporânea é uma combinação entre os estilos moderno e clássico. Ela tem em vista equilibrar linhas retas com elementos mais ornamentados, criando espaços atuais, acolhedores e funcionais.
12. Art déco
Até aqui, você conheceu os tipos de decoração mais conhecidos e utilizados em muitas residências no Brasil. Agora, veja estilos mais diferenciados, começando pelo art déco.
Originado nos anos 1920, o estilo é marcado pelo glamour, pelo uso de materiais nobres, como o mármore e o veludo, e por detalhes geométricos e simétricos. Além disso, ele é caracterizado por formas retangulares bem marcadas e tons pastéis.
13. Wabi-sabi
O wabi-sabi, também conhecido como japandi, é um estilo japonês que valoriza a imperfeição (embora esteticamente agradável) e a simplicidade. Ele usa elementos naturais, texturas rústicas, linhas limpas e cores suaves, criando uma atmosfera serena e acolhedora.
14. Eclético
A decoração eclética é marcada pela mistura de diferentes influências, épocas e estilos. É uma opção para quem gosta de combinar elementos decorativos diversos, criando ambientes únicos e personalizados. Ele se assemelha ao maximalismo, porém de forma mais sóbria e equilibrada.
15. Costeiro
Prosseguindo com a lista de 35 tipos de decoração, é válido falar sobre o estilo costeiro. Pelo nome, já dá para ter uma ideia do que ele se trata, certo?
Inspirado nas praias e no mar, a decoração costeira é caracterizada pelo uso de cores claras, materiais naturais, estampas de listras e elementos náuticos. Essas misturas oferecem uma atmosfera relaxante e refrescante.
16. Provençal
Originário da região da Provence, na França, o estilo provençal é romântico e delicado. Os tons utilizados nos ambientes são suaves, com móveis brancos e uso de cortinas, espelhos, lustres e elementos vintage. Dessa forma, ele cria ambientes charmosos e elegantes.
17. Cottage
Similar ao tipo de decoração rústica, o estilo cottage remete às casas de campo para trazer a sensação de conforto aos cômodos. Para isso, ele usa móveis de madeira, estampas florais e cores leves, proporcionando uma atmosfera relaxante.
18. Oriental
Mais um modelo inspirado nas culturas asiáticas, o estilo oriental valoriza a simplicidade, a harmonia, o equilíbrio e a paz. Móveis baixos, cores sóbrias, estampas típicas, fontes d’água, jardins e elementos naturais são características dessa alternativa.
19. Mediterrâneo
O estilo mediterrâneo remete às regiões banhadas pelo mar que dá nome a ele. A atmosfera descontraída e, ao mesmo tempo, neutra, é obtida por meio de cores claras, estampas geométricas, arcos, redes e elementos naturais.
20. Farmhouse
Esse é mais um tipo de decoração para moradias inspirado nas fazendas e em casas de campo. Nesse caso, os móveis são grandes e robustos (muitas vezes de madeira maciça). Os ambientes costumam ter o pé direito alto e cores neutras.
21. Inglês
O estilo inglês é tradicional e considerado elegante. Os móveis são clássicos, além de apresentar estampas e tecidos florais, cores sóbrias, assentos estofados, tapeçarias e elementos de época. A ideia desse estilo é que os cômodos passem um ar de sofisticação.
22. Francês
Inspirado na elegância geralmente atribuída aos franceses, esse estilo é marcado por móveis de linhas curvas, detalhes ornamentados, cores suaves e elementos vintage. Ele cria atmosferas requintadas e cheias de charme clássico, remetendo aos palácios e salões parisienses.
23. Africano
No tipo de decoração africano, a ideia é trazer para o imóvel a riqueza cultural da África. Ele utiliza estampas étnicas, materiais naturais, tons terrosos e objetos artesanais, com autenticidade e um toque de elementos exóticos.
24. Romântico
Com cores suaves, tecidos leves e transparentes, estampas florais, móveis vintage e detalhes rendados, o estilo romântico é delicado e charmoso. Ele aproveita bastante a iluminação natural e cria uma atmosfera envolvente.
25. Tropical
Outro tipo de decoração que você deve conhecer é o tropical. Ele traz a natureza exuberante de regiões mais calorosas, por meio de cores vibrantes, estampas de folhagens, materiais naturais e elementos relacionados. Dessa forma, os cômodos proporcionam um ar de alegria e descontração.
26. Geek
A decoração geek é mais uma opção para você customizar o seu lar. Com referências a filmes, quadrinhos, videogames e elementos futuristas, ela cria ambientes divertidos e cheios de personalidade.
27. Folk
O estilo folk é caracterizado pelo uso de estampas étnicas, elementos artesanais, cerâmicas, bordados e materiais naturais. Ele proporciona uma atmosfera acolhedora, cheia de cultura e criatividade.
28. Rock
Inspirado na cultura rock n’ roll, esse estilo traz elementos como guitarras, quadros e pôsteres de bandas, caveiras, cores escuras e materiais como couro e metal. É uma opção para quem busca um tom de rebeldia e atitude na decoração do imóvel.
Por ser inspirado nas cores e nos elementos náuticos, o estilo navy pode ser confundido com a decoração costeira. Há também predominância do azul-marinho e branco e das listras, mas a eles são adicionados detalhes como âncoras, bússolas e lemes.
30. Colonial
O estilo colonial, como o nome já indica, remete à época das colônias e possui influências europeias. Com móveis de madeira maciça, detalhes ornamentados e cores sóbrias, ele cria ambientes clássicos e tradicionais.
31. Country
A decoração country também é inspirada na vida rural e campestre. Assim, ela usa móveis de madeira, estampas xadrez, objetos de época, cores terrosas e itens rústicos.
32. Barroco
Se você busca um tipo de decoração extravagante e encorpado, pode considerar o estilo barroco. Os móveis e demais itens são ornamentados, com cores intensas, estampas exuberantes, tapeçarias e espelhos com molduras douradas. Os projetos costumam ficar luxuosos e cheios de detalhes.
33. Art nouveau
Originado no final do século XIX, o estilo art nouveau é caracterizado pelo uso de ferro e vidro, linhas curvas, elementos orgânicos e estampas inspiradas na natureza. É mais um tipo de decoração para quem opta pela elegância.
34. Pop art
O estilo pop art é bastante vibrante e colorido. Ele traz referências à cultura popular e uso de estampas gráficas, cores intensas, pinturas, colagens, fotografias e elementos icônicos, deixando os ambientes divertidos e cheios de energia.
35. Glamour
Encerrando a lista de tipos de decoração para casas e apartamentos, há o estilo glamour. Com uso de móveis finos, tecidos brilhantes, cores intensas e detalhes requintados, ele cria ambientes luxuosos e elegantes.
Como saber qual tipo de decoração combina mais com você?
Agora que você já conhece os 35 tipos de decoração para residências e suas principais características, é hora de descobrir qual combina mais com você e seu estilo de vida. Para isso, é fundamental considerar os seguintes pontos!
Pratique o autoconhecimento
Em primeiro lugar, faça uma reflexão sobre sua personalidade, seus hábitos, gostos e preferências. Pense em quais opções de decoração mais se aproximam do seu jeito de viver e da atmosfera que você deseja criar em seu lar.
Faça pesquisas
Além de se conhecer, é interessante que você continue explorando os estilos de decoração para conhecê-los mais profundamente. Sendo assim, procure referências, fotos, vídeos e inspirações em sites especializados e redes sociais, como o Instagram e o Pinterest.
Analise bem cada material e identifique quais estilos mais despertam seu interesse. Desse modo, você conseguirá fazer filtros e separar aqueles que mais se adéquam ao seu lar.
Avalie aspectos como estilo arquitetônico, estrutura e harmonia
Outros aspectos importantes para escolher o tipo de decoração que mais combina com você é considerar o estilo arquitetônico e a estrutura do seu imóvel. Isso porque nem todas as opções se encaixam perfeitamente em um espaço.
Ademais, é essencial que haja uma harmonia entre a arquitetura do local e o estilo de decoração escolhido. Portanto, não deixe de avaliar essas questões.
Pense na funcionalidade
Para escolher a ambientação mais adequada para o seu caso, você também deve pensar nas suas necessidades e no seu modo de vida e de sua família. Um estilo pode ser visualmente atraente, mas é essencial que ele seja funcional e atenda às suas demandas diárias.
Analise as cores e materiais
Além dos pontos anteriores, é recomendado que você avalie as cores e materiais utilizados em cada estilo. Escolha aquele que transmita a atmosfera desejada para o seu imóvel. Lembrando que é válido considerar a durabilidade e a facilidade de manutenção dos materiais escolhidos.
Experimente
Outra dica para escolher decorações para o seu apartamento ou casa é não ter medo de experimentar e combinar diferentes estilos. Muitas vezes, a mistura de elementos distintos pode resultar em ambientes cheios de personalidade.
Considere contar com um profissional especializado
Por último, se você sentir dificuldade em definir qual estilo de decoração combina mais com você, pode ser preciso buscar a ajuda de um designer de interiores ou um decorador. Um profissional qualificado poderá orientar e trazer insights valiosos para a escolha da ambientação da sua residência.
Neste post, você conheceu 35 tipos de decoração para casas e apartamentos. Além disso, viu dicas essenciais para escolher o estilo que mais combina com o seu perfil e as suas necessidades. Agora, coloque em prática o que aprendeu para tomar decisões acertadas.
Procurando imóveis para comprar e colocar a decoração com sua cara? A Loft tem muitas opções para você!
Deixe seu comentário