Hall de entrada: 6 projetos de decoração

Compartilhar a notícia

Primeira impressão para as visitas, o hall de entrada do apartamento merece uma decoração especial. Separamos soluções inspiradoras que podem ajudar a transformar a entrada do seu apartamento em uma recepção acolhedora e marcante

18 de agosto de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de setembro de 2023 11 min de leitura
Hall de Entrada Decorado

A saída do elevador para o um hall, antes de passar pela porta de casa, não precisa ser um ambiente sem graça. Uma boa decoração no hall de entrada do apartamento pode dar vida a esse ambiente e trazer funcionalidade, além de deixar uma primeira impressão inesquecível para quem visita sua casa.

O que é hall de entrada?

O hall de entrada é o espaço inicial ao entrar em um ambiente, seja de uma casa ou apartamento. Por isso ele é muito importante para mostrar todo o perfil do condomínio ou do morador.

Em muitos apartamentos, o hall é compartilhado com outros vizinhos e há regras condominiais para a transformação do ambiente. “Antes de tudo, precisamos verificar se o condomínio libera alteração ou projeto. Caso o hall seja compartilhado, é preciso ver se os vizinhos aprovam a mudança e se topam dividir os custos de projeto e da implantação”, lembra o arquiteto Leandro Mostardo.

Decoração de Hall de entrada

Hall de entrada decorado
Antes de executar um projeto para o hall de entrada, certifique-se das regras do condomínio para o ambiente. Projeto: Sabrina Salles. Fotos: Julia Herman

A arquiteta Sabrina Salles aconselha a escolha de uma decoração conjunta, para que o espaço tenha a mesma linguagem. “É bom ter uma proposta de cor mais neutra, mas que não fique sem graça. Sempre indico uma boa conversa com os vizinhos que compartilham o hall para que o espaço fique aconchegante para todos e bem funcional”, alerta.

Nem todo condomínio permite que a porta de entrada seja pintada ou trocada. Mas, mesmo nos prédios onde essa mudança é possível, Sabrina indica que a reforma seja feita em conjunto, para dar harmonia. “Pior que uma porta feia, é uma porta totalmente diferente e que não combina com a do vizinho.”

A arquiteta também aconselha analisar o tamanho desse acesso ao apartamento, antes de iniciar a execução de qualquer projeto, para definir que peças podem ser adicionadas para trazer funcionalidade, aconchego, beleza e personalidade. “Primeiro, é preciso entender o espaço. Se vamos conseguir deixar uma boa circulação para quando as pessoas estiverem esperando o elevador”, alerta.

Dica semelhante vem do arquiteto Leandro Mostardo: “Por ser um cômodo com pouca metragem e um local de passagem, normalmente optamos pelo uso de poucos móveis e damos atenção às paredes. Com a pandemia, a procura por sapateiras, bancos e ganchos para roupas e casacos tem crescido bastante”.

Mas para criar uma espécie de chapelaria no hall compartilhado, é preciso verificar se o condomínio e o vizinho permitem que sapatos, por exemplo, sejam deixados no hall social comum.

Anúncios

Como decorar hall de entrada simples?

A decoração do hall vai depender muito da utilidade dele, da personalidade e gostos dos moradores, do entendimento com os vizinhos e do orçamento disponível. Há soluções simples e menos dispendiosas, como pintura e iluminação, que funcionam bem.

Não menospreze o hall de entrada por ser um ambiente pequeno. Lembre que ele é o cartão de visitas da sua casa. Então, se possível, invista em um projeto feito por um profissional especializado para deixar o espaço agradável e estiloso.

Com isso em mente, você pode seguir algumas dicas dos especialistas:

Espelhos decorativos para o hall de entrada

Esse recurso ajuda a dar amplitude, refletir a luz, além de servir para aquele retoque final na hora de entrar e sair do apartamento. Coloque luz indireta e crie cenários para o hall de entrada: use lâmpadas diferentes, perfis de LED, arandelas e até neon.

Quadro decorativos

Podem ser grandes, pequenos em formato de galeria, com desenhos, pinturas e até fotos.

Aparador no hall de entrada

Os móveis que servem como aparadores ou prateleiras ajudam a compor o ambiente com peças decorativas e também podem servir de apoio aos moradores na hora de pegar as chaves, por exemplo.

Instale cabideiros e sapateira

Com a pandemia, ficou ainda mais comum a retirada dos sapatos antes de entrar em casa. Quando o hall é individual, casacos, guarda-chuvas e até sacolas podem ser deixados no lado de fora, em penduradores que transformam o espaço em uma mini-chapelaria. Nos halls compartilhados, essa solução precisa ser aprovada pelos vizinhos e autorizada pela convenção condominial.

Hall de entrada pequeno

Invista nas cores e nos materiais para a decoração do hall de entrada pequeno: uma boa pintura ou colocação de revestimentos (papel, vinílico, madeira, ladrilho) nas paredes darão uma nova roupagem ao ambiente e vai causar impacto positivo nos visitantes.

Iluminação natural

Surpreenda na decoração do hall de entrada: caso o espaço possua ventilação e alguma iluminação natural, o uso de plantas para ambiente interno é bem-vindo. Um jardim preservado (quando as plantas não estão vivas, mas recebem uma química que mantém a beleza natural) ou até uma escultura de parede podem dar aquele ar de sofisticação.

Inspirações para Hall de entrada

Separamos seis projetos de decoração para o hall de entrada do apartamento que exemplificam as dicas dos especialistas e podem inspirar na hora de criar um espaço acolhedor e diferenciado para sua casa.

Moderno, simples mas impactante

Hall de entrada azul
Projeto e foto: Box 14 Arquitetura

Ousadia e simplicidade. As duas palavras parecem opostas, mas neste projeto, são perfeitas para traduzir o resultado final proposto pela Box 14 Arquitetura. O arquiteto Leandro Mostardo explica que a intenção era criar um ambiente impactante utilizando apenas cores e um filamento de neon para o hall de entrada para o apartamento de um casal moderninho. “Fizemos o projeto completo de todo o apartamento. E, para o hall, pensamos em algo inusitado, que mostrasse o lado descontraído dos moradores”, conta Leandro.

O arquiteto conta que não seguiu nenhum dos conceitos de decoração usados na parte interna do apartamento como referência para a saída do elevador. “Criamos um elemento surpresa para quem chegasse, usando apenas tinta azul e uma luminária de neon. O resultado foi um cartão de visitas que deixa as pessoas curiosas para o que irão encontrar na parte de dentro”, confessa.

Para receber e compartilhar memórias

Hall de entrada com espelhos
Projeto: Juliana Faria. Foto: Gustavo Awad

Neste projeto desenvolvido pela arquiteta Juliana Faria, os clientes queriam cor, mas nada muito marcante. Na decoração, a intenção era criar uma entrada com personalidade.

Como o espaço é privativo e os moradores não dividem o hall de entrada com vizinhos, foi possível pensar em formas de expor objetos pessoais do casal. “São memórias de viagens, itens especiais”, explica Juliana.

Criar uma iluminação especial para aquele espaço escuro também era um dos objetivos do projeto. “Queríamos uma iluminação diferenciada. Por ser um casal jovem, a intenção era refletir esse ar de modernidade no hall de entrada”, diz.

A arquiteta optou pelos perfis de led, marcando tanto a área do elevador quanto a entrada do apartamento. “Esse ‘L’ no teto e na parede faz uma marcação de destaque nas duas portas do hall – elevador e porta principal. De novo, para trazer uma intenção de modernidade”, conta.

Para que a iluminação e os objetos de viagem tivessem o destaque desejado, Juliana optou por uma base neutra no piso – um cinza bem clarinho – e um rodapé preto baixinho. As paredes ganharam um cimento queimado. “Usamos também, cimento queimado em duas paredes para trazer esse ar de ambiente descolado e moderno, e em outra parede e no teto, colocamos uma tinta num tom de verde que foi referência como cor do ano da Suvinil, há pouco tempo atrás, para complementar o ambiente”.

A última peça desse quebra-cabeças foi o espelho, instalado estrategicamente bem na frente da saída do elevador. “Para aquela última olhada na saída, ou a primeira olhada antes de tocar a campainha. Sempre é bom”, brinca a arquiteta.

Madeira para trazer calor e conforto

Hall de entrada decorado de madeira
Projeto: Sabrina Salles. Fotos: Julia Herman

Transformar o hall social em uma caixa de madeira, trazendo conforto acústico e térmico, é a proposta deste projeto. “Gosto muito de trabalhar com o formato de caixa, transformando o espaço como se fosse um cubo. Porque dá uma sensação cenográfica bem interessante”, conta a arquiteta Sabrina Salles.

No cubo, paredes e teto foram revestidos com MDF amadeirado. Para complementar o visual, a arquiteta adicionou perfis de led embutidos, criando efeito de “rasgos de luz”.

Para complementar o design, o hall ganhou um pórtico – espécie de cobertura comum à entrada de um edifício, templo, casa – com um banco de madeira e um fundo revestido com papel de parede texturizado cinza. “Um dos halls mais impactantes que já projetei”, avalia a arquiteta.

Armário com nicho para organizar e valorizar o hall

Decoração para valorizar o hall de entrada
Projeto: Sabrina Salles. Fotos: Julia Herman

A marcenaria e a iluminação roubam a cena deste ambiente, que é responsável pelas primeiras impressões dos convidados. A base neutra e o espelho de parede inteira realçam a beleza da marcenaria com painel ripado em tom de cinza, que fornece uma chapelaria camuflada, ou seja, atrás do painel ripado estão portas do armário criado para colocar casacos, sapatos e bolsas. “Prático e elegante”, define Sabrina Salles, que assina o projeto.

O nicho no meio da marcenaria, revestido de madeira, dá um toque de requinte ao móvel, servindo como aparador e um local especial para os vasos que compõem a decoração.

A iluminação, novamente, entra como protagonista: a fita de led traz mais destaque para as peças que estão posicionadas no nicho e os balizadores no chão completam o visual, como um enquadramento para o armário.

O hall de entrada invade o apartamento

Hall de entrada laranja
Projeto: Box 14. Fotografia: Mariana Orsi

Quem chega a este hall, criado pelo Box 14 arquitetura, já entende que a proposta de design convencional. O laranja das paredes e da porta foi pensado para surpreender. O jeitão descolado e moderninho não para por aí: quando a porta se abre, o hall se estende por um corredor interno do apartamento, que ganhou uma sapateira e banco para que os moradores e convidados possam deixar os sapatos sem preocupação e com conforto. A sapateira fica no alto, para poupar espaço e também complementar o décor.

Repare no cimento queimado nas paredes e no teto, que ajuda a delimitar todo o ambiente de entrada. Aqui, a iluminação é feita com perfis de sobrepor. “Não ter forro de gesso, não significa que a iluminação precisa estar apenas num ponto central”, conta Leandro Mostardo.

Papel de parede para emoldurar

Hall de entrada decorado
Projeto: Sabrina Salles. Fotos: Julia Herman

O papel de parede pode ser um recurso simples, mas que faz toda diferença no décor do hall de entrada. Neste projeto, também assinado pela arquiteta Sabrina Salles, o revestimento cinza com desenhos que remetem às flores ajudam a trazer unidade para o hall com dois elevadores. “Ousar em um papel de parede que sobe para o teto também é um recurso bem interessante e traz charme para o ambiente”.

Para complementar o design, a arquiteta usou um espelho que ocupa toda a parede lateral. “Além de ser funcional, porque ajuda você a se arrumar para sair, tem uma vantagem, proposta no Feng Shui, de espantar os maus olhados”, conta.

O ambiente também ganhou um banco estilizado, que serve como apoio, mas também tem uma função estética, quase como uma escultura, que se ajusta perfeitamente ao hall de entrada, ocupando pouco espaço e deixando a circulação livre.

Gostou das inspirações? Então já sabe como vai ficar o Hall de entrada do seu novo apartamento!

Colaboração de Marcela Guimarães

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Comentários

Geralda

Gostaria de saber qual o procedimento para fazer um projeto para modernizar o Hall de entrada do meu Condomínio, e qual a forma de pagamento

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.