11 Ideias de decoração para uma sala de estar confortável e estilosa

Compartilhar a notícia

Você está em dúvidas de como decorar a sua sala de estar? Inspire-se com 11 ideias de decoração para ter um espaço aconchegante e cheio de estilo!

11 de novembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 10 de novembro de 2023 18 min de leitura
X Ideias de decoração para uma sala de estar confortável e estilosa

A sala de estar é o coração da casa, pois é um lugar para relaxar e socializar. No entanto, criar um ambiente que seja confortável e estiloso costuma ser um desafio. Afinal, existem diversos elementos que podem compor esse cômodo.

Por esse motivo, é válido buscar ideias de decoração a fim de ter um espaço acolhedor, que reflita sua personalidade e atenda às suas necessidades. Assim, ele pode se tornar o lugar perfeito para desfrutar de momentos importantes com amigos e familiares. 

Pensando nisso, que tal conhecer 11 ideias para ajudar na decoração para sala de estar? Continue a leitura e confira!

1. Escolha o estilo da decoração

O primeiro passo para decorar a sua sala de estar é escolher um estilo de decoração. Dessa maneira, é possível ter um guia para a seleção dos itens que comporão o ambiente, aumentando as chances de sucesso na harmonia desse cômodo.

A seguir, confira os principais estilos de decoração existentes!

Minimalismo

Se você valoriza simplicidade e funcionalidade, o minimalismo pode ser o estilo certo para a sua sala de estar. Nesse caso, opte por móveis sem muitos detalhes, linhas retas e uma paleta de cores neutras, como branco, preto e cinza. 

Anúncios

Rústico

Para quem busca um ambiente acolhedor e rústico, pode ser interessante apostar em elementos naturais, como madeira e pedra. Além disso, móveis de madeira maciça, vigas expostas e cores terrosas, como marrom e verde-oliva, ajudam a criar um visual campestre.

Contemporâneo

O estilo contemporâneo é caracterizado por formas geométricas e uma abordagem mais ousada à decoração. Aqui, vale investir em móveis de design moderno, cores vibrantes e obras de arte abstratas para criar um ambiente contemporâneo e sofisticado.

Clássico

Se você prefere um toque de elegância atemporal, o estilo clássico pode ser a escolha certa. Nele, são usados móveis estofados, detalhes em dourado ou prateado e padrões, como xadrez ou listras, para criar um ambiente tradicional e refinado.

Boho Chic

Esse estilo é uma mistura de elementos étnicos, vintage e boêmios, sendo ideal para quem gosta de lugares aconchegantes e únicos. Para criar esse ambiente descontraído e cheio de personalidade, use cores vivas, estampas étnicas, móveis antigos e tapeçarias.

Industrial

Inspirado em espaços industriais, esse estilo incorpora materiais como metal, concreto e tijolo exposto. Somado a isso, ele usa móveis de aparência robusta, luminárias industriais e paletas de cores sóbrias, como cinza e preto.

Nesse contexto, é possível combinar elementos de diferentes estilos para criar um visual personalizado. Por exemplo, você pode ter uma sala contemporânea com toques de minimalismo, incorporando móveis de design simples, mas com cores vibrantes em destaque. 

Uma alternativa é montar um ambiente no estilo rústico e adicionar elementos modernos para uma abordagem contemporânea do campo. O segredo está em encontrar o equilíbrio certo para o seu gosto e necessidades.

2. Planeje as cores das paredes em tons adequados

A escolha das cores das paredes desempenha um papel fundamental na definição da atmosfera de uma sala de estar, aliada ao estilo de decoração escolhido. Isso porque elas podem afetar o humor, a sensação de espaço e a coesão geral da ambientação. 

A seguir, veja como planejar as cores das paredes em tons adequados para a sua sala!

Tons neutros

Cores neutras, como branco, bege, cinza e tons de off-white, são escolhas populares para criar uma base versátil e tranquila. Ademais, elas funcionam bem em diversos estilos de decoração e proporcionam uma sensação de amplitude ao espaço.

Cores vibrantes

Quando você deseja adicionar energia e personalidade à sala, vale considerar tons mais ousados, como azul-marinho, verde-esmeralda, vermelho ou amarelo. Essas cores podem ser usadas em uma parede de destaque ou em detalhes, como vasos, almofadas e quadros.

Tons terrosos

Cores como marrom, terracota e verde-oliva remetem a uma atmosfera aconchegante e conectada à natureza. Assim, elas são ideais para estilos rústicos, mas também podem ser incorporadas de forma equilibrada em estilos contemporâneos.

Tons pastéis

Para uma sensação suave e romântica, os tons pastéis, como rosa-claro, azul-claro e lavanda, são escolhas encantadoras para quem deseja um ambiente mais lúdico. Desse modo, eles costumam funcionar bem em espaços femininos.

Contraste sutil

Muitas vezes, um toque de contraste pode fazer toda a diferença em um ambiente, adicionando profundidade visual. Então, se você gosta desse conceito, combine paredes claras com detalhes em tons mais escuros, como molduras de quadros, prateleiras ou móveis. 

Monocromático

Escolher uma única cor e usar diferentes tons dela tende a criar uma atmosfera sofisticada e coesa. Por exemplo, utilize do azul-claro ao azul-marinho para gerar um ambiente monocromático com variações de tom.

Na hora de escolher as cores, não deixe de considerar a iluminação da sala, pois tanto a luz natural quanto a artificial podem afetar a aparência dos tons nas paredes. Nesse sentido, uma boa ideia é pintar amostras de cores nas paredes e observar como elas se comportam em diferentes momentos do dia, antes de tomar a decisão final.

Ademais, a combinação de tons das paredes com os móveis, tecidos e objetos de decoração deve ser considerada para obter um resultado equilibrado e estiloso. Portanto, certifique-se de que as cores escolhidas estejam em harmonia com o estilo geral da sua sala de estar, certo?

3. Tenha móveis confortáveis e aconchegantes

Ter móveis confortáveis e aconchegantes é essencial para um projeto de sala de estar na qual você e seus convidados se sintam à vontade e possam passar momentos de descontração e relaxamento. A escolha deles também ajuda a harmonizar as cores e o estilo do ambiente.

Veja como escolher esses itens!

Sofás e poltronas 

Opte por sofás e poltronas com estofamento de alta qualidade e que sejam macios ao toque, como tecidos de algodão, linho e veludo. Além disso, o couro pode ser uma escolha luxuosa e confortável.

Outro ponto importante é considerar a profundidade e a altura dos assentos. Por exemplo, os sofás mais profundos são ideais para relaxar, enquanto poltronas mais altas oferecem bom suporte para as costas.

Se você pensa em praticidade, saiba que móveis com almofadas removíveis facilitam a manutenção e a limpeza. Por fim, você pode trocar as capas das almofadas para dar uma aparência renovada à sua sala.

Mesas de centro e auxiliares

Escolha mesas de centro que sejam funcionais, como os modelos com prateleiras ou gavetas, que oferecem espaço de armazenamento adicional, mantendo a sala organizada. Em relação ao material, madeira, vidro e metal são opções comuns e mais fáceis de harmonizar com o estilo da sala.

Estantes e armários

Estantes e armários são ideais para armazenar livros, objetos de decoração e mídia. Na decoração, você pode optar por móveis de design aberto para exibir itens ou um armário fechado para ocultar a desordem.

Paleta de cores

No que se refere aos tons dos móveis, escolha aqueles que harmonizem com a paleta de cores das paredes e dos acessórios. Por exemplo, tons neutros, como marrom, creme e cinza, criam uma sensação aconchegante.

Já as cores contrastantes podem adicionar interesse visual. Assim, um sofá neutro pode ser complementado por almofadas de cor vibrante se você gostar.

Móveis modulares

Móveis modulares permitem adaptar o espaço conforme as necessidades. No caso dos sofás desse tipo, eles podem ser rearranjados para acomodar diferentes configurações de sala. Eles costumam ser úteis porque maximizam o uso do espaço, principalmente em ambientes pequenos.

4. Use mantas nos sofás e poltronas 

Após a seleção do sofá e das poltronas, é a vez de escolher se você usará mantas na decoração. Elas são interessantes por adicionar estilo à sua sala de estar e proporcionar conforto adicional. 

Veja como usar esses acessórios!

Escolha de mantas

Opte por mantas feitas de materiais macios e aconchegantes, como lã, algodão ou fleece, para manter você aquecido e confortável no inverno. Também é válido considerar as peças com texturas ou estampas, pois elas podem adicionar um ponto de destaque no ambiente.

No que diz respeito ao tamanho, as mantas devem cobrir o assento e as costas dos móveis de maneira adequada. Mas cuidado para que elas não sejam excessivamente grandes, para não sobrecarregar o visual.

Combinação de cores

As mantas podem ser usadas para criar uma harmonia no espaço. Para isso, escolha cores que complementam os tons das paredes, móveis e outros elementos da sala de estar.

Ademais, as mantas podem servir para oferecer um contraste visual. Por exemplo, em uma sala de tons neutros, peças de cores vivas adicionam um toque de contraste e personalidade. Por outro lado, em uma sala com cores mais ousadas, mantas neutras ajudam a equilibrar o ambiente.

Disposição

Uma maneira clássica de usar mantas é drapeá-las sobre o encosto do sofá ou a lateral da poltrona de forma despojada. Porém, se você preferir um visual mais organizado, dobre a manta uniformemente e coloque-a sobre o encosto ou o braço do móvel para criar um visual mais arrumado e polido.

5. Conte com almofadas macias e com estampas bonitas 

Aliadas às mantas, as almofadas têm um papel significativo na decoração da sala de estar, proporcionando conforto e adicionando um toque de estilo. 

Entenda como usar esse acessório!

Escolha de almofadas

Selecione almofadas com enchimento de qualidade, como penas, espuma de alta densidade ou materiais sintéticos macios, e com tecidos macios ao toque, como veludo, algodão ou seda. Afinal, essas características determinam o nível de conforto das peças, além da durabilidade.

Composição criativa

Também vale notar que almofadas com estampas bonitas ou cores vibrantes se tornam pontos de destaque na sua sala de estar. Desse modo, elas podem refletir seu estilo pessoal e adicionar personalidade à decoração.

Experimente combinar almofadas com estampas diferentes, mas complementares, como um mix de padrões geométricos, florais e listras. No entanto, sempre mantenha uma paleta de cores coerente, de modo que as peças se harmonizem com a decoração geral da sala. 

Arranjo estratégico

Disponha as almofadas de forma equilibrada nos sofás e poltronas, evitando sobrecarregar o mobiliário com um número excessivo de peças. Ademais, vale a pena usar esses itens como apoio para as costas e ter mais conforto ao passar muito tempo na sala de estar, lendo ou assistindo TV.

Troca de estações

Cores e estampas diferentes podem refletir a estação do ano e, até mesmo, épocas festivas. Então considere trocar as capas das almofadas sazonalmente. Assim, é possível entrar no clima e deixar a casa conforme o período.

6. Utilize tapetes 

Mais um item que oferece aconchego é a inclusão de tapetes na sua sala de estar. Eles acrescentam uma camada de conforto e podem contribuir significativamente para o estilo do ambiente. 

Entenda como esse item compõe a sua sala!

Escolha do tapete

No inverno, prefira tapetes feitos de materiais felpudos, como lã, algodão ou microfibra, pois eles proporcionam uma sensação suave e acolhedora ao toque. Já no verão, os tapetes de sisal costumam manter o charme do ambiente, sem passar a impressão de aquecimento.

Na hora de comprar o tapete, é preciso escolher o tamanho com base no layout da sua sala de estar. Ele pode ser grande o suficiente para abranger a área sob os móveis principais, ou menor, criando um espaço delimitado.

Já o tom e a estampa do tapete devem complementar a paleta de cores e o estilo da sala. Nesse sentido, vale destacar que as peças neutras são versáteis, enquanto aquelas com estampas adicionam personalidade e interesse visual.

Manutenção adequada

Mantenha o tapete limpo, aspirando-o regularmente para remover poeira e sujeira. Além disso, siga as instruções do fabricante para lavagem e limpeza, garantindo a durabilidade do item.

Outra dica para manter a beleza da peça é usar protetores de tapetes sob os pés dos móveis pesados. A medida permite evitar marcas e desgaste excessivo.

7. Adicione cortinas

Tão fundamental na decoração da sala de estar quanto os tapetes, as cortinas desempenham um papel essencial — tanto em termos de estilo quanto de funcionalidade.

Na sequência, veja o que considerar ao escolher as cortinas! 

Cortinas de cores neutras

Cortinas de cores neutras, como branco, bege e cinza, oferecem uma elegância discreta, que se adapta a uma variedade de estilos de decoração. Assim, elas servem como um pano de fundo versátil, permitindo que outros elementos da sala se destaquem.

Cortinas estampadas

As cortinas estampadas podem adicionar um toque de personalidade à sala. Por isso, escolha estampas que refletem seu estilo, seja ele contemporâneo, clássico, tropical ou eclético, por exemplo. 

No entanto, certifique-se de que as estampas das cortinas harmonizem com o restante da decoração. Para tanto, você pode coordená-las com as cores dos móveis ou objetos usados no ambiente.

Cortinas blackout

As cortinas blackout são ideais para bloquear a luz externa, tornando-as perfeitas para salas de estar usadas para assistir a filmes ou relaxar durante o dia. Além disso, elas oferecem privacidade total quando fechadas.

Persianas ou cortinas romanas

Persianas ou cortinas romanas trazem elegância e modernidade, sendo ideais para salas de estar contemporâneas. Elas permitem um controle preciso da luz, pois podem ser ajustadas para deixar entrar a quantidade desejada de luminosidade.

Por fim, independentemente do tipo de cortina escolhido, siga as instruções de cuidados do fabricante para garantir que elas permaneçam em bom estado ao longo do tempo.

8. Invista em uma boa iluminação 

Apesar da importância do uso de cortinas, o recomendado é que elas não impeçam completamente a entrada de luz solar na sala de estar. Isso porque a iluminação, seja ela natural ou artificial, tem um papel essencial na composição do estilo escolhido para o projeto. 

Entenda mais sobre a iluminação da sua sala de estar!

Iluminação geral

Comece com uma fonte de iluminação geral, como luminárias de teto ou lustres, proporcionando uma luz uniforme em todo o espaço. Ainda, considere instalar um dimmer — dispositivo para ajustar a intensidade da luminosidade.

A solução é ótima para criar diferentes ambientes, desde uma atmosfera acolhedora até uma iluminação brilhante.

Iluminação de destaque

Adicione pendentes decorativos sobre a mesa de jantar, se ela estiver integrada à sala de estar, para criar um ponto focal elegante e direcionar a atenção para essa área. Você também pode utilizar uma iluminação embutida no teto para destacar elementos de decoração, como quadros, esculturas ou prateleiras.

Iluminação de tarefas

Se a sala de estar for usada para leitura, coloque luminárias junto a cadeiras ou sofás, pois elas oferecem luz direcionada para conforto visual. Já se você usa a mesa de centro para atividades como jogos de tabuleiro, adicione uma luminária de mesa para clarear essa área de forma eficaz.

Luz natural

Como visto, aproveite ao máximo a luz natural que entra pela janela, usando cortinas leves, que permitam a passagem de luz, e mantenha as janelas limpas. Também é interessante posicionar espelhos estrategicamente para refletir a iluminação e fazer com que ela se espalhe pela sala.

Lâmpadas e tecnologia

Prefira lâmpadas LED de baixo consumo de energia, que são eficientes e duradouras. Elas possuem diferentes tonalidades de branco, permitindo ajustar a temperatura de cor conforme desejado.

Considere ainda a possibilidade de instalar um sistema de iluminação inteligente, que possibilite controlar a iluminação com o seu smartphone ou por comando de voz.

9. Considere ter uma lareira portátil  

Além do calor trazido pela entrada de iluminação solar, se você mora em um local com frio intenso, uma lareira portátil pode ser uma boa aquisição. Ela deixará a sua sala de estar mais acolhedora no inverno.

Entenda como ela funciona!

Modelos

Existe uma variedade de estilos de lareiras portáteis, desde modelos clássicos que se assemelham a lareiras de alvenaria, até designs mais modernos e minimalistas. Portanto, escolha um estilo que se harmonize com a decoração da sua sala.

Além disso, as lareiras portáteis modernas muitas vezes utilizam tecnologia de fogo simulado, como chamas de LED realistas e troncos iluminados. Esse efeito proporciona uma experiência visual semelhante a uma lareira tradicional, sem a necessidade de lenha ou gás.

Flexibilidade 

Uma das grandes vantagens das lareiras portáteis é a sua flexibilidade. Afinal, você pode movê-las facilmente para diferentes áreas da sala de estar ou até levá-las para outros cômodos da casa.

Elemento de design

Por fim, uma lareira portátil pode servir como um ponto focal na sala de estar. Para tanto, coloque-a em uma posição estratégica que atraia a atenção e crie um ponto de convergência para a decoração.

Ela também pode ser base para a decoração, colocando objetos, quadros ou prateleiras com livros para acentuar o charme no espaço.

10. Tenha pufes e bancos 

Com ou sem lareira, pufes e bancos macios são elementos versáteis e práticos que podem fazer uma grande diferença na sua sala de estar. 

Confira detalhes sobre esses móveis!

Versatilidade e flexibilidade

Pufes e bancos são assentos adicionais que podem acomodar visitantes extras durante reuniões sociais ou eventos. Isso porque eles são móveis leves e de fácil movimentação, podendo ser reposicionados conforme necessário para criar um layout diferente.

Estilo e design

Esses móveis vêm em uma ampla variedade de estilos, desde os clássicos até os contemporâneos. Então escolha modelos que combinem com a decoração da sala, como aqueles com materiais e revestimentos que complementam os outros móveis do ambiente.

Funções adicionais

Há pufes e bancos com espaço de armazenamento interno, o que é útil para guardar livros, mantas ou outros itens que você deseja manter à mão na sala de estar. Além disso, os móveis podem ser usados como mesa de apoio temporária para colocar bandejas, bebidas ou petiscos durante reuniões, ou ao assistir TV.

Ao escolher pufes e bancos, lembre-se de considerar o espaço disponível, o estilo da decoração e a funcionalidade desejada para criar um ambiente mais convidativo na sua sala de estar.

11. Crie um espaço de leitura

Para completar os insights de decoração para sala de estar, saiba que ter um espaço de leitura é uma excelente maneira de promover o relaxamento e incentivar o hábito de ler.

A seguir, aprenda a criar esse canto em sua casa

Escolha do local

Opte por um lugar tranquilo da sala de estar, longe de distrações e com boa iluminação natural ou artificial. Por exemplo, próximo a uma janela pode ser o local ideal para um espaço de leitura.

Também vale adicionar uma luminária de leitura ajustável ao lado da cadeira para garantir uma iluminação adequada quando você estiver lendo à noite ou em dias nublados. Ademais, coloque uma poltrona ou cadeira confortável para relaxar por longos períodos.

Acessórios aconchegantes

Inclua mantas aconchegantes e almofadas na cadeira ou poltrona para tornar o espaço mais convidativo e confortável. Se o piso for de madeira ou cerâmica, opte por um tapete macio sob a cadeira ou poltrona para proporcionar conforto e isolamento térmico.

Organização e ordenação

Instale prateleiras ou estantes próximas ao espaço de leitura para manter seus livros organizados e de fácil acesso. Além de livros, você pode decorar esses móveis com objetos pessoais, plantas ou itens decorativos que refletem seu gosto e estilo.

Coloque uma mesa lateral ao lado da cadeira para apoiar uma xícara de chá, café ou um livro, para evitar que você tenha que se levantar frequentemente. Por fim, mantenha marcadores de página, óculos e outros materiais de leitura à mão para facilitar a experiência de leitura.

Ao longo deste post, você descobriu 11 ideias para inspirar a decoração da sua sala de estar e deixar esse espaço mais confortável e estiloso. Agora, basta colocar as dicas em prática e fazer desse ambiente o lugar mais aconchegante da casa!

Procurando imóveis para comprar um uma sala de estar especial? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.