16 Ideias para fazer uma área gourmet externa

Compartilhar a notícia

A área gourmet externa é um espaço de grande relevância e utilidade em uma casa. Veja 16 ótimas ideias para criar a sua e deixá-la com a sua cara!

11 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de dezembro de 2023 17 min de leitura
X Ideias para fazer uma área gourmet externa

Ter uma área gourmet externa oferece uma série de vantagens, sabia? Os principais pontos positivos incluem a possibilidade de realizar festas e reunir amigos e familiares, dispor de mais espaço para cozinhar e fazer refeições, além de ter um lugar específico para aproveitar e relaxar ao ar livre. 

Ainda, uma área gourmet externa tende a contribuir para a valorização de imóveis, tornando-os mais atrativos para eventuais compradores. Para que tudo isso seja viável, o espaço precisa ser muito bem pensado e construído.

Sendo assim, confira neste post 16 ideias para fazer uma área gourmet externa e saiba como criar um espaço aconchegante, bonito e funcional!

1. Instale uma ilha

A primeira ideia para fazer uma área gourmet externa é instalar uma ilha, já que ela contribui para a experiência e a funcionalidade do espaço. Com ela, você criará um ponto central para a preparação de alimentos.

Assim, é possível tornar o processo de cozinhar mais eficiente e interativo durante as reuniões com amigos e familiares. Além desse aspecto, a ilha ajuda a integrar churrasqueira, pia, bancada, cooktop e até o espaço para refeições.

Dessa forma, ela ajuda a criar um ambiente completo para entretenimento a céu aberto. A ilha não apenas melhora a funcionalidade e a organização da área gourmet, como agrega mais estilo e sofisticação ao ambiente.

2. Pense em adicionar uma churrasqueira 

Outra ideia interessante para uma área gourmet externa é adicionar uma churrasqueira — seja ela fixa ou portátil. Muitas vezes, esse equipamento é o coração das reuniões de amigos e familiares. 

Na prática, a churrasqueira proporciona uma maneira descontraída e deliciosa de compartilhar refeições com amigos e familiares. Ela também amplia as opções de culinária em espaços abertos, permitindo diversos preparos, como:

  • carnes grelhadas suculentas;
  • espetinhos;
  • legumes;
  • outros pratos saborosos que podem ser personalizados conforme as preferências de cada pessoa.

Ainda, a churrasqueira cria uma atmosfera acolhedora e convidativa para entretenimento ao ar livre. Ela ajuda a transformar uma área gourmet externa simples em um espaço versátil que pode ser desfrutado em diversas ocasiões — desde churrascos informais até jantares mais refinados. 

Com um bom planejamento e uma instalação adequada, a churrasqueira pode ser uma adição atraente e funcional à sua casa. No geral, ela pode agregar valor ao seu estilo de vida e ao imóvel.

Aqui, lembre-se de que o equipamento deve ser instalado perto de uma pia ou bancada e em um local mais afastado da circulação de pessoas. Assim, ele não atrapalha o churrasqueiro e nem coloca os convidados em risco — principalmente crianças.

Anúncios

3. Utilize papéis de parede temáticos 

A terceira ideia para você considerar para a sua área gourmet externa é utilizar papéis de paredes temáticos. Isso porque eles ajudam a dar um toque especial e personalizado ao ambiente. 

Existe uma ampla variedade de temas disponíveis, o que permite criar uma atmosfera única para o seu espaço. Seja você entusiasta do estilo rústico, moderno, tropical ou vintage, existe ao menos um papel de parede para atender às suas preferências. 

Além dessa questão, vale ressaltar que os papéis de parede são relativamente fáceis de instalar e podem ser mais econômicos que a pintura convencional. Eles também são duráveis e fáceis de limpar, o que é essencial para uma área que estará sujeita a respingos de alimentos e a diferentes condições climáticas, não é?

A escolha de um papel de parede permite que você crie uma ambiente que reflete seu gosto pessoal e o torna mais agradável para desfrutar de refeições e momentos de descanso ou lazer ao ar livre.

4. Misture cores 

Se os papéis de parede não forem uma opção que desperta muito o seu interesse, não há problemas e você pode pintar a sua área gourmet externa de modo tradicional. Se preferir, também há como combinar essas duas opções.

Em relação à pintura, especificamente, você pode misturar cores para dar um toque mais customizado e até ousado ao ambiente. Ao adotar essa medida, fica fácil criar uma atmosfera mais vibrante, alegre e com a sua cara.

A mistura de tons também permite que você crie pontos de destaque, com foco em elementos específicos da sua área gourmet externa, como móveis, objetos ou detalhes arquitetônicos. 

Na prática, essa abordagem torna o ambiente mais interessante visualmente e permite criar diferentes áreas de modo integrado. Com o uso de cores diferentes, você pode criar um espaço para um almoço mais alegre e vibrante e outro para o relaxamento para a leitura de um livro, por exemplo.

Agora, é válido saber que existem dois pontos de atenção sobre este assunto. O primeiro deles é tomar cuidado ao selecionar as cores, pois o ambiente deve ser pintado de maneira equilibrada e harmoniosa. 

Dessa forma, vale evitar exageros, sem deixar o espaço muito carregado ou poluído visualmente. Já o segundo ponto é utilizar tintas adequadas ao ambiente externo. Como essa é uma área que ficará mais exposta ao sol, à chuva e outros fatores, ela precisa ser mais resistente.

Em geral, tintas acrílicas emborrachadas, laváveis e epóxi costumam ser as mais utilizadas para pintar áreas externas e proteger as superfícies contra a ação do tempo e de outros fatores. Portanto, considere-as para o seu ambiente.

5. Conte com plantas, hortas e jardins verticais

Outra sugestão para você considerar para a sua área gourmet envolve plantas, hortas e jardins verticais. Esses elementos adicionam uma sensação de frescor e natureza ao espaço, criando uma atmosfera mais relaxante e agradável. 

Além desses aspectos, as plantas e os jardins podem melhorar a qualidade do ar, proporcionando um ambiente mais saudável para você e os seus convidados. Já a horta é uma maneira prática e funcional de cultivar suas próprias ervas, temperos, verduras e até vegetais.

Essa ideia dá um toque de sustentabilidade ao seu espaço e permite ter ingredientes frescos à mão para as suas receitas. Como consequência, você consegue elevar a sua experiência gastronômica e economizar com compras no supermercado ou no hortifruti, por exemplo.

Ainda, dependendo do espaço disponível, é o caso de pensar em plantar algumas árvores ou palmeiras, pois elas também contribuem para o paisagismo e para deixar o ambiente mais verde.

Por último, vale ressaltar que contar com plantas, hortas e jardins pode ser uma atividade prazerosa e até mesmo educativa, caso tenha filhos. Você poderá ensiná-los a plantar, colher, cuidar e apreciar a beleza da natureza.

6. Pense na iluminação 

Mais uma questão de grande relevância para considerar na hora de montar a sua área gourmet externa é a iluminação que será utilizada no ambiente. Isso porque ela tem o poder de tornar o espaço mais versátil, bonito e funcional.

Uma iluminação apropriada e bem planejada pode transformar um ambiente, tornando-o mais aconchegante em qualquer momento do dia. Ela também serve para realçar os detalhes da decoração e da arquitetura da área gourmet, contribuindo para deixar o espaço mais atrativo.

Ainda, a iluminação desempenha um papel essencial na segurança, já que ela clareia áreas de circulação e ajuda a evitar acidentes. Portanto, não deixe de pensar nesse aspecto ao projetar a sua área gourmet externa.

Felizmente, existem diversas opções de iluminação hoje em dia, desde lustres e luminárias embutidas até arandelas, pendentes e fitas de LED. Logo, há diferentes possibilidades para você explorar e criar efeitos e ambientes únicos em sua área gourmet.

7. Invista em boas mesas e cadeiras

Além da iluminação, é essencial pensar sobre as mesas e cadeiras que farão parte da sua área externa gourmet. Afinal, elas serão utilizadas por você, seus familiares e amigos, e servirão para compor a decoração e o estilo do ambiente.

Sendo assim, invista em boas mesas e cadeiras, considerando não apenas o estilo e a beleza delas, mas também o conforto que elas proporcionam.

Você não deseja fazer um churrasco ou uma festa e ver que os convidados não estão sentados porque as cadeiras são duras e desconfortáveis, certo? Portanto, dê bastante atenção a esse fator ao criar esse espaço.

Inclusive, procure selecionar mesas e cadeiras que sejam duráveis e resistentes às condições climáticas, combinado? Com móveis do tipo, é possível garantir que o seu investimento será duradouro e não exigirá trocas ou uma manutenção constante.

8. Utilize sofás, bancos, banquetas e poltronas confortáveis 

Ligado à dica anterior, é essencial que você utilize sofás, bancos, banquetas e poltronas confortáveis ao fazer a sua área gourmet externa. A ideia é a mesma: oferecer locais para que todos possam sentar, conversar e não sentir qualquer incômodo.

Com esse cuidado, é fácil proporcionar uma experiência de convivência mais agradável, acolhedora e interativa. Com móveis confortáveis, você e os seus convidados podem usufruir de momentos de boas conversas, descontração ou apenas de descanso.

Além disso, a escolha de sofás, bancos, banquetas e poltronas contribui para a versatilidade do espaço. É possível adaptá-los conforme a ocasião, seja para acomodar um grupo maior de pessoas durante uma festa ou criar um ambiente mais íntimo para um jantar em família

Na prática, esses móveis oferecem flexibilidade e aumentam a funcionalidade da sua área gourmet externa, permitindo que a utilização ocorra de diversas maneiras. 

9. Invista em prateleiras e armários

Para tornar a sua área gourmet externa mais prática, funcional e organizada, é recomendado investir em prateleiras e armários. Graças a eles, você terá diferentes espaços de armazenamento para colocar utensílios de cozinha, louças, talheres, copos, panelas, ingredientes e outros itens.

Consequentemente, a preparação das refeições poderá ser otimizada, pois tudo o que você precisa estará ao alcance das mãos. Sabe o que isso significa? Que não será necessário se locomover à cozinha interna da casa!

Além desse ponto, as prateleiras e os armários permitem que você mantenha o ambiente externo mais limpo e livre de bagunça. Itens que geralmente ficariam espalhados podem ser guardados de forma ordenada, contribuindo para a estética do ambiente e facilitando a limpeza após as refeições e eventos. 

Ainda, a organização proporcionada por esses itens adiciona um toque de sofisticação à sua área gourmet externa, tornando-a mais funcional e agradável. Por esses motivos, não deixe de investir em algumas prateleiras e armários para o seu ambiente, combinado?

10. Adicione uma adega ou uma cervejeira 

Uma forma de diferenciar a sua área gourmet externa e torná-la mais atrativa e completa, é adicionar uma adega ou uma cervejeira. Ao ter um desses espaços (ou ambos), você poderá impressionar seus convidados e elevar o nível de experiência gastronômica.

A principal vantagem de contar com esses itens é o fácil acesso a uma variedade de vinhos, cervejas e outras bebidas. Desse modo, você pode tanto servir quanto desfrutar das suas escolhas favoritas, sem ter que se deslocar até a cozinha ou a outro local da casa. 

Na prática, uma adega ou uma cervejeira cria uma atmosfera mais sofisticada e conveniente para eventos e encontros sociais — bem como dá um toque refinado ao ambiente.

Além disso, é válido mencionar que ambas mantêm as bebidas refrigeradas, garantindo que elas estejam na temperatura ideal de consumo. Para as reuniões sociais, essa questão é sempre importante, não é mesmo?

Se você não tiver o costume de ingerir bebidas alcoólicas, tenha ao menos uma geladeira, um freezer ou um frigobar no ambiente, pois eles são de grande utilidade para água, sucos, refrigerantes e diversos alimentos.

11. Pense na cobertura

Ao planejar a sua área gourmet externa, também é essencial pensar na cobertura do local, pois não é sempre que o clima estará limpo e com sol. E, mesmo nessas condições, vale contar com uma proteção para evitar uma exposição direta aos raios solares.

Considerando essas características, não deixe de levar em conta o tipo de cobertura do espaço. Ela pode ser de policarbonato, madeira, bambu, vidro temperado ou outro material — a escolha dependerá das suas preferências e orçamento.

Com uma cobertura adequada, você poderá desfrutar do espaço em dias de sol intenso, chuva ou mesmo em noites estreladas. Desse modo, a sua área gourmet estará disponível para uso durante o ano todo, aumentando o seu aproveitamento.

Além desse aspecto, uma cobertura apropriada contribui para a segurança e a durabilidade dos móveis e equipamentos da área. A exposição constante ao sol e à chuva pode causar danos e desgaste prematuro nos materiais. 

Logo, investir em uma cobertura de qualidade não apenas garantirá mais conforto a você, sua família e seus convidados, como ajudará a proteger seus objetos, itens e equipamentos.

12. Adicione objetos decorativos

Outra ideia para adotar na sua área gourmet externa é acrescentar objetos decorativos. Não faltam exemplos do que usar, como:

  • esculturas;
  • quadros;
  • tapetes;
  • almofadas;
  • pufes;
  • vasos;
  • lembranças de viagens;
  • referências a hobbies.

Com a ajuda de itens do tipo, é possível customizar o espaço e torná-lo mais acolhedor e convidativo. Esses elementos mostram a sua personalidade e estilo, transformando o ambiente em um local único e agradável para receber amigos e familiares.

Os objetos decorativos ainda podem ajudar a definir a temática ou o conceito de design da sua área gourmet externa, criando uma sensação de coesão e harmonia no espaço. 

Vale ressaltar que eles também podem ser atualizados e trocados conforme suas preferências mudam ao longo do tempo. Desse modo, há como renovar e revitalizar o ambiente sem ter que fazer grandes obras ou reformas. 

13. Aposte em revestimentos fáceis de limpar

Mais uma orientação relevante para a sua área gourmet externa é apostar em revestimentos que sejam fáceis de limpar. Em um ambiente projetado para receber amigos e familiares, é comum ocorrerem pequenos acidentes com comidas e bebidas. 

Para se preparar para essas situações, escolha revestimentos que não exigem tanto trabalho para limpar, como azulejos, porcelanatos, pedras e cerâmica. Com eles, o seu espaço pode permanecer impecável e pronto para uso. 

Além dessas questões, é válido ressaltar que esses revestimentos citados têm outras características de destaque. Entre elas, estão:

  • eles possuem uma variedade de cores e padrões, permitindo que você escolha um estilo que se adapte ao design geral da sua área gourmet, combinando praticidade com estética;
  • esses tipos são resistentes às intempéries, como sol, chuva e umidade. Logo, eles manterão sua beleza e integridade ao longo do tempo, sem a necessidade de reparos ou substituições frequentes. 

14. Pense na integração e na ventilação do ambiente

A integração da sua área gourmet externa com outras partes da casa é mais um aspecto fundamental para se considerar. O mesmo vale para a ventilação do ambiente.

Portanto, opte por um design que permita a integração entre a área gourmet e a residência, ainda que ela seja externa. Essa medida ajuda a criar uma sensação de continuidade e facilita a interação entre os espaços, tornando a experiência mais agradável e fluida para os moradores e convidados.

Além disso, não deixe de avaliar sobre a ventilação do local, pois ela é de grande importância para garantir o conforto e a segurança dentro da área gourmet. Para tanto, você pode utilizar, por exemplo, portas de vidro com abertura total.

Com esse modelo, é possível integrar ambientes e promover a circulação de ar fresco e da iluminação natural. Ainda, ele colabora para reduzir o acúmulo de fumaça e evitar que o espaço fique muito abafado. 

15. Considere comprar uma lareira móvel

Ao pensar em ideias para criar uma área gourmet externa, é comum fazer considerações associadas a dias quentes e ensolarados. Mas e os dias frios? Também é necessário ponderar sobre essa situação, já que é normal a temperatura cair em determinados momentos ao longo do ano.

Nesse sentido, uma solução é comprar uma lareira móvel. Com ela, é possível criar um ambiente aconchegante para encontros e reuniões ao ar livre durante todo o ano, estendendo a utilização do espaço.

No geral, a inclusão de uma lareira desse tipo permite que você a posicione em diferentes áreas do seu ambiente, proporcionando calor onde for necessário. Ela também adiciona um toque de charme e conforto ao seu espaço.

Ainda, vale destacar que as lareiras móveis geralmente são de fácil instalação e não requerem grandes reformas. Elas podem ser alimentadas por diferentes fontes, como madeira, gás e álcool, dando a flexibilidade de escolher a opção que melhor se adapta às suas necessidades. 

16. Pense na funcionalidade do ambiente

Por fim, a 16ª ideia para você fazer uma área gourmet externa é, na verdade, uma orientação crucial: ao planejá-la, não deixe de pensar na funcionalidade do ambiente. Nesse sentido, é preciso projetar um espaço que seja prático e atenda às suas necessidades. 

Assim, você, seus familiares e amigos poderão utilizar o espaço de maneira eficaz, tornando-o ideal para cozinhar, relaxar e se entreter. 

Cada elemento, desde a disposição dos móveis até a escolha dos eletrodomésticos, deve ser pensado para facilitar o fluxo de trabalho na cozinha ao ar livre e tornar a experiência mais conveniente.

Ao considerar a funcionalidade, você pode otimizar o espaço de armazenamento e a organização. Isso torna mais simples manter o local sempre limpo e arrumado. 

Dica bônus: busque inspirações na internet

Ao considerar as 16 ideias deste artigo, você estará no caminho certo para fazer a sua área gourmet externa. No entanto, para que o processo se torne ainda mais prático e bem-sucedido, busque inspirações.

Além de levar em conta as dicas e informações deste conteúdo, faça pesquisas no Google Imagens, no Pinterest e no YouTube, por exemplo. Dessa forma, você poderá avaliar projetos reais de áreas gourmet externas e utilizá-los como base para a criação do seu.

Felizmente, existem diversas fotos e vídeos na internet de áreas desse tipo, tanto de imóveis no Brasil quanto no exterior. Então você pode analisá-las, compará-las e buscar ideias para desenvolver a sua. Bacana, não é mesmo?

E ao fazer essa busca por inspirações, não deixe de considerar as ideias e pontos de vista da sua família. Como eles viverão com você no ambiente e utilizarão a área gourmet externa, é justo que eles participem do processo de criação desse espaço, certo?

Assim, todos poderão contribuir de modo a elaborar uma área gourmet externa aconchegante, bonita, funcional e única.

Fazer uma área gourmet externa em seu imóvel pode proporcionar diversos benefícios e comodidades. Com as 16 ideias e dicas deste artigo, você já sabe quais são os principais pontos para dar atenção ao projetar esse ambiente.

Gostou do conteúdo? Quer ampliar ainda mais os seus conhecimentos sobre este assunto? Então confira 6 dicas sobre decoração de área externa!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.